Buscar

Avaliação discursiva II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Docente: Eliza Ribeiro Costa
Disciplina: Citologia e Embriologia Veterinária - 4004
Discente (aluno): Sabrina Cadena de Assumpção
Matricula:202003365475
	Avaliação Discursiva I: ( )
	Avaliação Discursiva II ( x )
OBSERVAÇÕES:
 - Responder com cor da fonte preta, arial 12
- Salvar o documento em pdf
- Questões copiadas serão anuladas
Valor Total da Avaliação I: 5,0 pontos 
QUESTÃO 1
Defina embriologia veterinária segundo a bibliografia recomendada pelo curso citando a bibliografia que você utilizou. 
A embriologia veterinária de acordo com HYTELL,2012 é o estudo do desenvolvimento (período fértil) da fertilização até o momento do nascimento dos seres vivos, o que quer dizer que do zigoto ou do óvulo fertilizado, a até o primeiro instante do puerpério, que finaliza ao nascer. A embriologia na veterinária tem como alvo de estudo diversas espécies, assim, se faz necessária um estudo geral e comparado, devido as diferenças genéticas de cada caso, ressaltando que tendo as peculiaridades, criou-se uma nomenclatura própria para estudos de casos, por exemplo ovócito, entre outros, que remetem ao leitor, estudante, pesquisador, que está ali a analisar casos não humanos. Da história da embriologia Hytell disserta em seu primeiro capitulo Aristóteles e Leonardo da Vinci o mestre renascentista. Por último fala sobre históricos de Angélica Shnieke com a metodologia de clonagem em ovelha.
QUESTÃO 2
Cite duas (ou mais) diferenças entre a embriologia humana e a veterinária.
Morfogênese (clivagem): Desenvolvimento de um organismo pluricelular por meio de mitose, gerando blastômeros. Maioria dos sapos e salamandras é do tipo radialmente simétrica e holoblástica, como nos ouriços-do-mar. Entretanto, os embriões do anfíbio possuem muito mais vitelo. Mamíferos (humanos) possuem clivagem rotacional, ou seja a primeira clivagem é uma divisão meridional normal, na segunda clivagem um dos dois blastômeros divide-se meridionalmente enquanto o outro divide-se equatorialmente.
QUESTÃO 3
Qual a função do ribossomo no Retículo Endoplasmático Granular? 
O retículo endoplasmático é uma série de vesículas (bolsões cisternas formada por uma membrana que continua junto a membrana externa que se reveste ao núcleo. Esse reticulo como principal função tem armazenar proteínas que a célula vai usar mas serão os grânulos(ribossomos) quem iram sintetizar tais proteínas.
QUESTÃO 4
Cite e explique quais são os tipos de transporte membranar com gasto de energia? 
TRABSPORTE ATIVO PRIMÁRIO: A energia é produzida da quebra de ATP ou de outro composto de fosfato com energia. Como exemplo o mecanismo de bomba NAK.
TRANSPORTE ATIVO SECUNDARIO ( transporte acoplado): Não utiliza diretamente a energia metabólica do ATP e é dependente de proteínas transportadoras localizadas na membrana gasta pela bomba Nak.
TRANSPORTE EM BLOCO: Se dá quando as células transferem grande quantidade de substâncias para dentro ou para fora do meio intracelular. Exemplo a endocitose ou exocitose.
QUESTÃO 5
O que é uma célula eucariótica? Quais reinos de seres vivos a possuem?
Células eucarióticas ou Eucélulas, são mais complexas que as procarióticas, por possuírem membrana nuclear individualizada e organelas. Uma eucélula possui um verdadeiro núcleo , isso se da por ter um envoltório (membrana delineamento) nuclear que protege o material genético (dna) podendo conter mais de um núcleo. Constituída por muitas organelas citoplasmáticas ao contrario das células procarióticas.
1

Outros materiais