Buscar

Jordan Carvalho - MULTICULTURALISMO, ETNOCENTRISMO E O PRECONCEITO NO BRASIL

Prévia do material em texto

JORDAN DA SILVA CARVALHO
MULTICULTURALISMO, ETNOCENTRISMO E O PRECONCEITO NO BRASIL
Resenha crítica, apresentado a Universidade Estácio de Sá, para obtenção de nota parcial da V1.
Prof. Ms. Solon Pessoa Godinho Neto
Manaus
2020
MULTICULTURALISMO, ETNOCENTRISMO E O PRECONCEITO NO BRASIL
 							
Jordan da Silva Carvalho[footnoteRef:1] [1: Aluno da turma 3005 de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos, sob matrícula 202003051861 ] 
O Brasil em sua essência é um país formado de diversas culturas. Por esse motivo, o etnocentrismo está enraizado desde os primórdios da formação do povo brasileiro, trazendo consigo inúmeros preconceitos. Logo, em meio a toda essa pluralidade cultural, surge a necessidade de políticas públicas que possam amenizar as diferenças sociais.
Segundo Rocha (1985), Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos são pensados e sentidos atrases de nossos valores. Sendo assim o homem branco ao chega no Brasil, viu o índio como ser inferior impondo sobre ele o seu padrão de vida social e cultural, sem importa-se com os seus valores. Com os negros não foi diferente, tratando os de forma brutal, aculturando-os ao seu ideal. Todo esse histórico, gerou ao longo do tempo, inúmeros preconceitos contra os índios e os negros, sendo vistos como raças inferiores, trazendo inúmeros prejuízos aos mesmos, que foram marginalizados e sofrem até hoje as consequências desses atos inescrupulosos. Mas, esses atos representam apenas o início da discriminação no Brasil que ao longo de sua história é um país que até hoje ainda abriga estrangeiros de diversos países.
Por ser um país hospitaleiro, muitos imigrantes e refugiados procuram o Brasil como uma esperança de sobrevivência, porém, em meio à inúmeras dificuldades encontradas, ainda são obrigadas a lidar com o preconceito. A maioria dessas pessoas são ignoradas, desrespeitadas e exploradas, trabalhando muitas vezes em condições precárias e ganhando baixos salários.
Tendo em vista toda essa problemática, surge à necessidade do multiculturalismo como ferramenta de aparato para os indivíduos que vivem em à margem da sociedade. É imprescindível não só a elaboração, mas, o cumprimento de políticas públicas voltadas à questão da igualdade social, e mais do que isso, manter as que estão em vigor, pois sabe-se que muitas já foram implementadas, porém por motivos políticos, muitas tendem a regressão.

Continue navegando