Buscar

apol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANTALICE, Lucicleide Maria de. Ensino de estratégias de leitura. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100014>. Acesso em 14 abr. 16. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a interação entre o leitor e o texto por meio de estratégias de leitura, analise as seguintes proposições:
I. A utilização de elementos do texto (título, imagens etc.) para a criação de inferências é uma estratégia de leitura.
II. A identificação das ideias principais e das complementares é uma estratégia de leitura.
III. Descartar o contexto situacional e linguístico para a construção do significado e da compreensão textual é uma das principais estratégias de leitura.
IV. A capacidade para parafrasear é uma estratégia de leitura. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	I e III
	B	I, II e IV
Você acertou!
Apenas as afirmações I, II e IV são corretas. São estratégias de leitura: utilização de elementos do texto (título, imagens etc.) para a criação de inferência; identificação das ideias principais e das complementares; construção do significado e capacidade para parafrasear; utilização do contexto para a construção do significado e da compreensão” (livro-base, p. 132).
	C	I, III e IV
	D	III e IV
	E	II e IV
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Atente para a seguinte citação: 
“Em sua atividade, o escritor recorre a conhecimentos armazenados na memória relacionados à língua, ao saber enciclopédico, a práticas interacionais. Esses conhecimentos, resultado de inúmeras atividades em que nos envolvemos ao longo de nossa vida, deixam entrever a intrínseca relação entre linguagem/mundo/práticas sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, I.; ELIAS. V. M. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 37. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, escrever requer a elaboração de um plano. O que deve ser levado em consideração para realização desse plano? A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:
I. A ideia, o conteúdo a ser desenvolvido.
II. O texto propriamente dito (o gênero adequado).
III. O tempo destinado à escrita.
IV. O leitor pretendido (quem vai ler o texto). 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	II e III
	B	II, III e IV
	C	I, II e IV
Você acertou!
“O ato de escrever para ser bem-sucedido requer algumas etapas, a começar pela definição de metas e pela realização de um plano [...]. A realização desse plano deve levar em conta três questões: a ideia (o conteúdo) que vai ser desenvolvida; o texto propriamente dito (o gênero adequado), e o leitor pretendido (quem vai ler o texto)” (livro-base, p. 133).
	D	I e II
	E	II e IV
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Leia a seguinte situação: 
José, professor de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental, levou vários jornais para a sala de aula e deu cinco minutos aos alunos para que escolhessem notícias/textos que julgassem importantes. A partir da escolha do aluno, o professor José trabalhou as características estruturais de cada um dos textos escolhidos.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
Tendo em vista a situação dada e de acordo com o livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa sobre a interação entre o leitor e o texto, o que é correto afirmar sobre a ação do professor? Analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (   ) O professor cometeu um erro ao fazer tal solicitação aos alunos, pois não é possível ler o jornal em cinco minutos.
II. (  ) Cada coisa que lemos, lemos por uma razão, sendo assim, se a ideia era trabalhar diferentes textos, o professor agiu corretamente.
III. (  ) O tempo de cinco minutos dado pelo professor é suficiente para que os alunos tenham uma ideia geral das notícias do dia, o que pode permitir que ele escolha as notícias que mais lhe agradam.
IV. (  ) Com técnicas de leitura, seria possível ler um romance em cinco minutos de forma detalhada, essa poderia ser uma nova proposta para o professor José. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – V – F – V
	B	F – V – V – F
Você acertou!
A sequência correta é: F – V – V – F. “Cada coisa que lemos, lemos por uma razão, e isso determinará como faremos a leitura. Podemos dar uma rápida olhada nas manchetes do jornal, de manhã quando tomamos café, para saber se há alguma notícia importante” (livro-base, p. 131). Essa explicação justifica a ação do professor José, pois, ao solicitar aos alunos que olhassem o jornal por cinco minutos, a ideia não era a de fazer com eles realizassem uma leitura detalhada do conteúdo, e sim, que fizessem uma busca rápida de conteúdos que despertassem o interesse deles.
	C	V – V – V – V
	D	V – F – V – V
	E	F – V – V – V
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Leia a passagem de texto abaixo:
“O constante contato com a leitura auxilia na organização e no desenvolvimento dos processos cognitivos necessários para a compreensão textual. Esse contato pode ser mediado pelas próprias práticas sociais da leitura e escrita. A contação de histórias, o manuseio de livros e de revistas estimula ao aluno e pode corroborar para a formação de um leitor proficiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUIMARÃES, Patrícia Maria Costa Santos; EMMERICK, Thamires de Abreu; VICENTE, Aline Lacerda; SOARES, Adriana Benevides. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, jan./jun. 2012. p. 95-103. <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/10.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre o processo de leitura, é correto afirmar que o leitor proficiente:
Nota: 10.0
	A	
Tem um vocabulário reduzido e por isso o processo da leitura exige operações de compreensão sintática e semântica.
	B	Deve fazer uma leitura mais criteriosa, sem que palavras sejam puladas.
	C	Faz um reconhecimento instantâneo da palavra ou dos segmentos maiores que ela.
Você acertou!
Comentário: “O leitor proficiente não lê letra por letras ou sílaba por sílaba, mas faz um reconhecimento instantâneo da palavra ou dos segmentos maiores que ela, chamados de blocos (chunks)” (livro-base, p. 124).
	D	Normalmente não fixa palavras no que diz respeito à ortografia e à fonologia.
	E	
Com o seu avanço linguístico, é capaz de ler qualquer texto sem recorrer a outras fontes, como o dicionário.
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Atente para a seguinte citação: 
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm [...] a intenção de provocar debates a respeito da função da escola e reflexões sobre o que, quando, como e para que ensinar e aprender, que envolvam não apenas as escolas, mas também pais, governo e sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto
ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a função da escola em relação ao ensino e à aprendizagem da língua padrão em suas habilidades linguísticas básicas (falar, escutar, ler e escrever), organizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em dois eixos (língua oral e língua escrita), analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A escola deve considerar os conhecimentos anteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar.
II. ( ) A escola deve desconsiderar até que ponto os conteúdos ensinados anteriormente foram aprendidos.
III. ( ) A escola deve considerar o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos para a realização das atividades nos diferentes ciclos.
IV. ( ) A escola deve considerar o nível possível de aprofundamento de cada conteúdo em função da possibilidade de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do processo de aprendizagem. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
V – V – F – V 
	B	
F – V – V – F
	C	
V – V – V – V 
	D	
V – F – V – V
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – V – V. “Como instrumento principal no processo de construção do conhecimento, a língua portuguesa deve ser levada ao aluno como meio de expansão das possibilidades de uso de uma língua já conhecida e dominada em sua variedade oral. A escola fica, então, responsável por ensinar a língua padrão em suas habilidades linguísticas básicas — falar, escutar, ler e escrever —, organizadas pelos PCN em dois eixos [língua oral e língua escrita] [...]. De acordo com os PCN (Brasil, 1997), a organização dos conteúdos com base nesses eixos básicos deve se pautar pelos seguintes critérios: considerar os conhecimentos anteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar, identificando até que ponto os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos; considerar o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos, na realização das atividades, nos diferentes ciclos; considerar o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo em função das possibilidades de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do seu processo de aprendizagem. A definição desses critérios é importantíssima, pois parte do princípio de que, em razão das enormes diferenças sociais, culturais e econômicas existentes em nosso país, a apresentação dos conteúdos escolares não pode ser imposta uniformemente para todas as escolas. A flexibilidade, o respeito às diferenças e a valorização da cultura local permitem aos professores refletir sobre sua realidade e tomar as decisões sobre a sequência dos conteúdos de acordo com as possibilidades e as necessidades de seus alunos” (livro-base, p. 160,161).
	E	
F – F – V – V
 
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Observe as seguintes imagens:
 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa sobre o conceito e a leitura de texto, analise as seguintes afirmações:
I. As três imagens são consideradas textos.
II. A imagem 1 é um texto, mesmo que não tenha palavras escritas.
III. A imagem 1 possui um significado, mas não se pode dizer que é possível ler uma placa de trânsito.
IV. A imagem 3 é um texto mesmo que seu formato visual seja diferente da estrutura apresentada em livros, como é o caso da imagem 2. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	A	II e III
	B	II, III e IV
	C	I, II e IV
Você acertou!
Está correto apenas o que se afirma em I, II e IV. “Embora sempre que falamos de leitura o que nos vem à mente sejam livros, a atividade de leitura é muito mais corriqueira na nossa vida do que a leitura de um livro. Lemos, em nosso dia a dia, diversos tipos de textos, que podem conter desde poucas palavras ou uma sentença, até milhares de palavras que formam milhares de sentenças. Lemos rótulos em embalagens, receitas para preparação de alimentos, instruções em aparelhos eletrônicos, bulas de remédio, propagandas em várias mídias e muitos outros. O conhecimento dos gêneros textuais faz com que o leitor tenha expectativas a respeito do que vai ler. Essas expectativas se referem não somente ao conteúdo do texto, mas também à sua estrutura gramatical, ao seu vocabulário e ao seu formato visual. Basta olhar para um papel e ver que o que está escrito ali se constitui em uma receita de bolo, por exemplo, que geralmente apresenta um padrão próprio de distribuição na folha de papel [...]. Ler é familiarizar-se com diferentes textos produzidos em diversas esferas sociais: jornalísticas, artística, judiciária, científica, didático-pedagógica, cotidiana, midiática, literária, publicitária etc. No processo de leitura, também é preciso considerar as linguagens não verbais. A leitura de imagens, como: fotos, cartazes, propagandas, imagens digitais e virtuais, figuras que povoam com intensidade crescente nosso universo cotidiano, deve contemplar os multiletramentos” (livro-base, p. 128,129 e 173). Assim sendo, as imagens apresentadas são consideradas textos. A placa de trânsito da imagem 1, mesmo não tendo palavras, transmite um sentido, assim, é um texto, não verbal, mas um texto que pode ser lido. O livro da imagem 2 é um texto verbal escrito. A imagem 3 é um rótulo, que, por possuir sentido, é considerado um texto mesmo que seu formato visual seja diferente da estrutura apresentada em livros, como é o caso da imagem 2.
	D	I e II
	E	II e IV
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Atente para o extrato de texto: 
“Como o nome já diz, hiper significa posição superior, intensidade ou excesso. Poder-se-ia afirmar então que o hipertexto vai além do texto, oferece algo mais, uma vez que se pratica em um suporte dinâmico como o computador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FACHINETTO, Eliane Arbusti. <http://www.letramagna.com/Eliane_Arbusti_Fachinetto.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre as características do hipertexto, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O hipertexto é uma nova concepção de produção textual.
II. ( ) O hipertexto não possui início nem final definidos.
III. ( ) O hipertexto está restrito ao espaço da folha de papel ou do livro.
IV. ( ) O hipertexto constitui-se como um novo conceito de ler e escrever. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – V – F – F
	B	F – V – V – F
	C	V – V – F – V
Você acertou!
A sequência correta é V – V – F – V. Conforme Marcuschi, o “hipertexto é uma nova concepção de produção textual que, por ser inacabada, nunca se fecha, nunca se completa. Não tem início nem final definidos, não é linear nem apresenta sequências fixadas. Esse novo espaço da escrita estabelece uma nova área que vai além do espaço da folha de papel e além do espaço do livro e, além disso, é uma realidade apenas virtual. É um espaço aberto, sem margens e sem fronteiras" (livro-base, p. 150).
	D	V – F – V – F
	E	F – V – V – V
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Considere o trecho de texto abaixo: 
“Ao ingressarem na escola, os alunos já dispõem de competência discursiva e linguística para se comunicar em interações que envolvem relações sociais de seu dia a dia, inclusive as interações que se estabelecem em sua vida escolar. Acreditando que a aprendizagem da língua oral, por se dar no espaço doméstico, não é tarefa da escola, as situações de ensino
vêm utilizando a modalidade oral da linguagem unicamente como instrumento para permitir o tratamento dos diversos conteúdos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade de compreensão oral que se deve praticar na escola, é correto afirmar que o processo de ouvir ou o de escutar durante essa atividade:
Nota: 10.0
	A	
Deve envolver o domínio do código linguístico da norma culta, desconsiderando as demais variações da língua materna.
	B	
Envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social.
Você acertou!
“Embora o verbo escutar seja um sinônimo de ouvir, ele vai além do ouvir. Assim, a atividade de compreensão oral que se deve praticar na escola deve ser o exercício de escutar. ‘Escutar é o aspecto afetivo, cultural, emocional da audição. Ouvir é um ato mecânico, já que estruturas físicas estão a postos para que isso aconteça. Todo ser vivo ouve. Mas escutar é diferente. E dar tempo para interpretar aquilo que está sendo ouvido’ (Duarte[...]). Muitos autores não fazem essa distinção entre os dois verbos. Para nós, interessa que o processo da compreensão auditiva envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social. Vamos, a partir deste ponto, toda vez que nos referirmos à habilidade de compreensão oral, usar qualquer um dos verbos, mas sempre com a preocupação de envolver os três aspectos do processo” (livro-base, p. 118).
	C	
Envolve o conhecimento prévio da língua que o aluno tem, no caso de alunos cujos pais não dominam o código linguístico, o processo da compreensão oral não se completa.
	D	Está atrelado exclusivamente à escrita. Assim sendo, a pessoa não alfabetizada não completa o processo da compreensão auditiva.
	E	
Deve ser instigado pelo professor. Professores que não tenham a habilidade de instigar seu aluno acabam por prejudicá-lo, visto que o processo da compreensão auditiva só é desenvolvido na escola.
 
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Leia o excerto de texto a seguir:
“A língua tem como constituinte a interação verbal. A enunciação, salienta Bakhtin/Volochinov, é resultado da interação de dois indivíduos: o locutor e o interlocutor, que se estabelecem socialmente e caso não haja a presença real do interlocutor, ‘este pode ser substituído pelo representante médio do grupo social ao qual pertence o locutor’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGASSI, Renilson José. O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 50(1), p. 169-187, jan./jun. 2011. <http://www.scielo.br/pdf/tla/v50n1/a10v50n1.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre os fatores que podem afetar a comunicação entre os falantes, no que se refere ao ritmo de fala, é correto afirmar que esse fator:
Nota: 10.0
	A	Ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
	B	Diz respeito ao ritmo e à voz do falante, elementos que demonstram o quanto o falante está seguro e também a qualidade do conteúdo da fala.
	C	Está relacionado com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.
	D	Relaciona-se com a velocidade que o falante imprime à sua fala.
Você acertou!
Comentário: O ritmo de fala – diz respeito à velocidade que o falante imprime à sua fala, pois ela interfere na compreensão. Se for muito vagarosa, pode levar o ouvinte a perder a concentração e começar a pensar em outra coisa. Se for muito rápida, pode dificultar a compreensão (livro-base, p. 121).
	E	
Relaciona-se à mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como à maneira como a mensagem é recebida.
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Considere o extrato de texto a seguir: 
“[De acordo com a introdução aos PCN, uma] uma análise da conjuntura mundial e brasileira revela a necessidade de construção de uma educação básica voltada para a cidadania. Isso não se resolve apenas garantindo a oferta de vagas, mas sim oferecendo-se um ensino de qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre os objetivos do Ensino Fundamental segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), analise as seguintes proposições.
I. O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de se posicionar de maneira crítica, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
II. O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de escrever apenas de acordo com a norma culta; para tanto, as aulas de Língua Portuguesa devem ser baseadas exclusivamente no ensino da gramática tradicional.
III. O ensino deve proporcionar a utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio de fazer com que o aluno consiga produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais.
IV. O ensino deve proporcionar e priorizar o conhecimento de uma cultura elitista; para tanto, é necessário que sejam seguidos os conteúdos previstos em nível federal, desconsiderando a formação crítica do aluno. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	I e III
Você acertou!
O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de se posicionar de maneira crítica, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. O ensino deve proporcionar a utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais. O ensino deve sempre priorizar o ensino contextualizado em todas as disciplinas do currículo, lembrando sempre que o ensino deve considerar a formação crítica do aluno (livro-base, p. 112-114).
	B	I, II e IV
	C	I, III e IV
	D	III e IV
	E	II e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando