Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
	CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA 
	CRÉDITOS: 4
	DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E EMPREENDEDORISMO
	HORAS/AULA TOTAIS: 68
	PROFESSOR: SANDRO WOLLENHAUPT
	ANO/SEM: 2019/2
	
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTÃO DISCURSIVA 2
PARA REALIZAR A ATIVIDADE AVALIATIVA 2, VOCÊ DEVERÁ LER OS CAPÍTULOS 5 A 10 DO LIVRO TEXTO DA DISCIPLINA.
1. (1,5 PONTOS) Empreendedorismo é um método de trabalho que demonstra a capacidade de realizar projetos por meio de uma visão proativa estimulando, dessa maneira, o desenvolvimento. Trata-se de um conceito relativamente novo, uma vez que foi utilizado inicialmente pelo economista tcheco Joseph Schumpeter (1883-1950), em 1950. A palavra empreendedor, vem do francês "entrepreneur" e significa realizar, executar. Assim, o empreendedor é aquele que assume riscos e começa algo novo. O termo empreendedorismo está correlacionado a diversas instâncias de atuação. Para Pessoa (2005), o empreendedor vai além das tarefas normalmente relacionadas aos administradores, tem uma visão mais abrangente e não se contenta em apenas fazer o que deve ser feito. Em seu artigo intitulado “Tipos de empreendedorismo: semelhanças e diferenças”, a autora explica algumas nuances entre essas tipologias. Entre os tipos citados no artigo, temos o empreendorismo corporativo. Explique detalhadamente o que é este tipo de empreendedorismo.
O Empreendedorismo corporativo pode ser definido como sendo um processo de identificação, desenvolvimento, captura e implementação de novas oportunidades de negócios, dentro de uma empresa existente.  É uma excelente opção para organizações que buscam o crescimento de seu negócio.
O empreendedor corporativo é o profissional que usa suas habilidades, conhecimentos e experiência para evoluir com a empresa. Ele concentra as características de um líder, mas sabe que pode ser valorizado e se desenvolver dentro de uma organização, e não empreendendo por conta própria, em vez de se aventurar no mercado sem o respaldo de uma organização e equipe confiáveis, ele permanece em ascensão, mas em um contexto já familiar. As empresas se beneficiam de profissionais que tenham esta visão empreendedora, eles agem, portanto, de maneira inovadora para que a empresa onde trabalha se desenvolva cada vez mais, e que ele seja valorizado nesse processo.
2. (1,5 PONTOS) Considera-se o empreendedorismo como o ato de identificar oportunidades e alavancar mudanças, ou seja, o ato de empreender é um ato de transformação da ordem dominante. Assim, inovação e empreendedorismo, embora diferentes, são conceitos profundamente relacionados. É possível dizer que o empreendedorismo é o ato de criar e utilizar inovações de forma a gerar novas oportunidades. O ato de empreender significa mudar as condições vigentes em um determinado ambiente, utilizando novos recursos ou os recursos disponíveis de novas maneiras. Além disso, o empreendedorismo é fundamental para a geração de empregos e renda dentro de um país. Por meio dele, o crescimento econômico, a diversificação de negócios e a melhoria das condições de vida da população são, de um modo geral, aprimoradas. Como já fora dito anteriormente, o empreendedor precisa estar atento às mudanças no mercado buscando identificar nova oportunidades. Descreva que tipo de mudanças pode ser fonte de uma oportunidade.
Com a grande competitividade do mercado é notório que as organizações precisam estar em constante desenvolvimento, inovando de acordo com as novas exigências estabelecidas. Dessa forma, a gestão de mudanças promove a descoberta de novas práticas que podem ser aplicadas ao empreendedorismo
Com isso, destacamos as principais mudanças a serem utilizadas como fonte de oportunidades: 
Mudança tecnológica – é considerada a fonte mais importante de oportunidades de empreendedorismo de valor, pois permitem o começo de empreendimentos. Estas mudanças oportunizam empreendimentos pelo fato do profissional inovar com produção mais elevada; 
Mudança política e regulamentar – nestas mudanças nos referimos a ideias novas, compartilhamento de recursos para geração de novas riquezas. Neste processo as pessoas nem sempre recebem de forma produtiva, pois há, muitas vezes, ganhos às custas de outras pessoas. As pesquisas mostram que certas mudanças políticas são fontes de aproveitamento de ganhos particulares; 
Mudança social e demográfica – estas mudanças favorecem o consumo e, assim, as negociações. Considerando que as pessoas possuem gostos, preferências e recursos financeiros diferentes, podemos salientar que isso favorece os empreendedores. Por exemplo: na década de 50, os estudantes usavam ternos para assistirem às aulas, mas na década de 60 predominavam as roupas jeans e camisetas. Os empresários aproveitaram esta mudança.
3

Mais conteúdos dessa disciplina