Buscar

prova 1 contabilidade publica

Prévia do material em texto

Disciplina:
Contabilidade Pública (CON36)
Avaliação:
Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637891) ( peso.:1,50)
Prova:
17625877
Nota da Prova:
10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
1.
No Brasil, a função estatal é exercida através da organização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tendo cada poder atribuições próprias e exercidas de acordo com a legislação pertinente. No que diz respeito ao Poder Executivo da União, sua função administrativa é a de aplicar a lei e zelar pelo seu cumprimento. Com relação ao exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Cabe ao presidente da República, o governador, e com o auxílio dos ministros do Supremo Tribunal Federal, executar as atividades administrativas da União.
 b)
É de responsabilidade do presidente da República, senadores, e com o auxílio dos deputados federais, efetuar as tarefas de competência do Poder Executivo Federal.
 c)
O presidente da República, os senadores, e os ministros do Supremo Tribunal Federal estão aptos a realizar as atividades inerentes ao Poder Executivo da União.
 d)
Na União, o presidente da República, o vice-presidente, e os ministros de Estado são responsáveis pelo exercício dessas funções.
2.
A contabilidade pública envolve o setor público, o ambiente, suas entidades e a relação delas com a sociedade; normatizadas através de legislações específicas voltadas à administração pública. No que tange à contabilidade pública, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
É a ciência que apresenta a evolução do patrimônio das entidades do setor público, com base nas informações geradas por seus lançamentos e que tem como objetivo auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão.
 b)
É a ciência que permite acompanhar o gerenciamento das atividades na administração pública, através do fornecimento de informações gerencias extraídas dos sistemas orçamentários e de custos.
 c)
É a ciência que permite acompanhar a retração do patrimônio das entidades do setor público, através do conhecimento das informações que visam a auxiliar a decisão por parte dos órgãos fiscalizadores.
 d)
É a ciência que permite acompanhar a estagnação do patrimônio das entidades do setor público, através do conhecimento das informações que visam a auxiliar a administração de decisão por parte dos gerentes.
3.
A competência executiva, prevista constitucionalmente, diz respeito às atividades inerentes do Poder Executivo na sociedade, nas esferas federal, estadual e municipal, aliado à execução de serviços. Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe aos municípios a responsabilidade na emissão do papel-moeda através do Banco Central, assim como a organização e a efetivação dos serviços postais.
II- Aos estados competem garantir a defesa nacional, regulamentar e fiscalizar as divisas cambiais e as operações de créditos de natureza financeira e não financeira.
III- Compete à União a exploração por autorização, concessão ou permissão dos serviços de telecomunicações, energia elétrica, radiofusão, entre outros.
IV- É atribuição concomitante da União, estados e municípios cumprir com as prerrogativas constitucionais e legais, e exercer políticas de combate à pobreza.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças II e IV estão corretas.
 b)
As sentenças I e II estão corretas.
 c)
As sentenças I e III estão corretas.
 d)
As sentenças III e IV estão corretas.
4.
A criação de um determinado fundo na esfera federal determina que a única forma de repassar recursos às outras esferas é através da criação destes fundos. A criação destes fundos pelo município funciona através de quê?
 a)
Unidades Orçamentárias.
 b)
Disponibilidades contábeis.
 c)
Entidades administrativas.
 d)
Mobilidades de recursos.
5.
No que diz respeito aos Fundos Especiais, podemos afirmar que começaram os debates sobre o tema em 2010, com a adição de normas por parte da Receita Federal, obrigando os Fundos Públicos a obterem CNPJ próprios. Com relação aos Fundos Especiais previstos legalmente, analise as sentenças a seguir:
I- Os Fundos Especiais possuem receitas específicas para custear atividades inerentes à sua criação, podendo ser aderidas normas próprias de aplicação.
II- Caso o Fundo Especial venha a obter saldo positivo ao final do exercício, esse valor deverá ser transferido ao Poder Executivo, e seu balanço deverá estar com valor zerado. 
III- É obrigatória a previsão de normas específicas de controle, prestação e tomada de contas na legislação que criou o Fundo Especial, sob pena de nulidade do ato por inconstitucionalidade.
IV- As receitas orçamentárias dos Fundos Especiais devem estar previstas na lei orçamentária ou nos respectivos créditos adicionais, para posterior custeamento de serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças I e IV estão corretas.
 b)
As sentenças II e III estão corretas.
 c)
As sentenças III e IV estão corretas.
 d)
As sentenças I e II estão corretas.
6.
Considerando o Serviço Público um ramo estudado pelo Direito Administrativo, tem, assim, uma gama de autores renomados que contribuem para a definição de Serviço Público. Logo, de maneira geral, entende-se que o Estado tem a necessidade de ofertar ou mesmo acompanhar a prestação do serviço público, sendo esta a finalidade do Estado sempre prezando em defesa da população. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente será considerado um serviço público uma atividade terceirizada ofertada pelo Estado.
 b)
O tipo de serviço público deve atender às necessidades essenciais e secundárias do coletivo ou a simples conveniência do Estado.
 c)
Apenas as atividades coletivas vitais caracterizam-se como serviço público, sendo que podem somente ser realizadas pelo Estado.
 d)
O Estado será o único beneficiado do Serviço Público, por este motivo está satisfazendo apenas necessidades essenciais.
7.
A Administração Federal para a execução e a administração das atividades relacionadas ao serviço público passou a realizar o seu trabalho de duas maneiras: direta ou indireta. Assim, necessita-se analisar o tipo de serviço e identificar a qual autarquia está submetido, para então classificar em direta ou indireta. Sobre a administração indireta, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As Autarquias e Fundações são formas de descentralizar as atividades do serviço público, sendo estas criadas pelo próprio poder público.
 b)
A Administração Pública Municipal destina as atividades inerentes aos serviços públicos somente aos vereadores do município.
 c)
Somente os serviços da administração indireta acontecem dentro do período contábil de janeiro a dezembro.
 d)
Os serviços da administração indireta são executados somente pelas empresas de sociedade limitada.
8.
Quanto à forma de administrar, para quem administra a coisa pública, é necessário observar os princípios da administração pública, citados na Constituição Federal e conhecidos pela sigla LIMPE. Quais são estes princípios?
 a)
Legalidade, indisponibilidade, materialidade, pessoalidade e eficiência.
 b)
Legalidade, imoralidade, modernidade, propriedade e eficiência.
 c)
Legalidade, intimidade, mobilidade, proporcionalidade e eficiência.
 d)
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
9.
Para cumprir com suas finalidades, o Estado além de estar estruturado em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, tem a necessidade organizar internamente cada um destes Poderes para atender às demandas de atividades e cumprir com suas finalidades. Considerando a estruturação do Poder Legislativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) No Estado, o Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa.
(   ) No Distrito Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Presidente da República.
(   ) Na União, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional.
(   ) No Município, o Poder Legislativo é exercido pelos Deputados Federais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - V - F.b)
F - F - V - V.
 c)
F - V - V - V.
 d)
V - V - F - F.
10.
Alguns serviços públicos podem ser prestados por entidades da administração indireta, como, por exemplo, as sociedades de economia mista, previstas no Decreto-Lei 200/67. Sendo assim, são características das sociedades de economia mista:
 a)
Personalidade jurídica de direito privado sob a forma de sociedade anônima - patrimônio próprio - e ele não se caracteriza como bens públicos.
 b)
Personalidade jurídica de direito público, constituída através de sociedade anônima, sendo seus bens privados, mas de uso público.
 c)
Personalidade jurídica de direito público, constituída sob a forma de sociedade anônima dividida em ações, com controle acionário por parte da iniciativa privada.
 d)
Personalidade jurídica mista, constituída sob a forma de sociedade limitada, devendo a participação acionária ser igualmente dividida entre o poder público e privado.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais