Buscar

6 CONAMA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LIVALBER DA COSTA AMORIM
DIREITO AMBIENTAIS
RESOLUÇÃO DO CONAMA 237/97 E AS LEGISLAÇÃO AMBIENTAIS
RIO DE JANEIRO
2020
Marcela Cândido e Emanuel Cândido, casados, ambos professores de química nas rede municipal do Rio de Janeiro e em três escolas particulares também no RJ, cansados da correria do dia a dia e da desvalorização do professor em vários aspectos, possuem um sonho de abrir o próprio negócio.
assim, Marcela e Emanuel saem dos seus empregos como professores e abrem uma Empresa de estampar camisas e tecidos diversos. A empresa terá como sede uma casa de praia antiga do casal, que agora será reformada para alocar a empresa em Búzios, a margens da praia de Geribá. Assim de acordo com o caso ilustrado acima descreva no que tange ao Direito Ambiental, precisará o casal tomar algum tipo de providência? Sim ou não? Quais?
R: Sim. Apesar de termos todos os direitos ao meio ambiente como forme esclarece o artigo 225º da constituição. Não cabe a nós de cegar e degradar o meio ambiente.
Como o casal tem uma casa na margem da praia onde tem diversos tipos de espece marinha, e não cabe a ele de chegar e colocar qual quer coisa sem autorização ao órgão competente da cidade. Pra isso tem que tirar o licenciamento ambiental.
O Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. Conforme a resolução do CONAMA 237/97 e as legislações ambientais no artigo 1° do inciso I. Foi estabelecida como um dos instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei nº 6.938/1981, que tem por objetivo a preservação , melhoria e recuperação da quantidade ambiental propícia a via, visando assegurar, no pais, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesse da segurança nacional e os proteção da dignidade da vida humana. 
Só depois desse procedimento solicita-se o Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimento ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental sendo citado no artigo 1° do inciso II.

Continue navegando