Buscar

A História dos Processadores Intel e AMD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Intel é uma das marcas mais famosas no ramo dos computadores,considerada uma das inventoras do microprocessador, a fabricante lançou seu primeiro chip em 1971,o começo, as linhas mais famosas foram a Pentium e a Celeron. Depois, a empresa introduziu novos produtos como a linha Core (que perpetua até hoje). Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops.
O Intel 4004 foi o primeiro microprocessador a ser lançado, em 1971, Com o sucesso do 4004, a Intel desenvolveu o processador 8008 em 1972, esse modelo foi substituído em 1974 pelo Intel 8080. Nos anos seguintes, a Intel desenvolveu os modelos 80186 e 80188 criados para serem usados com sistemas embarcados. No ano de 1982, a capacidade de processamento chegou ao patamar de 6 e 8 MHz, com o Intel 80286.
Linha Pentium: O primeiro Pentium, lançado 1993,em 1995 a Intel lançava o Pentium Pro sexta geração de chips x86,em 2002 a Intel lançou o Pentium 4, posteriormente substituído pelo Pentium D, duas linhas de processadores dual-core de 64 bits. Mais tarde, foi lançado o Pentium Extreme Edition, que possuía desempenho um pouco melhor do que o Pentium D.
Linha Core: Em 2006, a Intel inicia a sua linha Core para consumidores que precisam de mais poder de processamento. Faz parte dessa linha o modelo Core 2 Duo e outro grande lançamento feito pela Intel foi o Core 2 Quad processadores com quatro núcleos.
Em 2010, a Intel lançou três modelos de processadores diferentes, cada um possui um foco, pois existem usuários com interesses distintos. 
O Core i3 pertence à nova linha Core e traz dois núcleos de processamento,a série Core i5 disponibiliza modelos de dois ou quatro núcleos, possuem até 8 MB de memória cache compartilhada . O Core i9 é novo processador de 9ª geração da Intel, a CPU é equipada com oito núcleos de processamento, suporte a overclock e velocidades que chegam aos 5 GHz.
A AMD – Advanced Micro Devices é uma empresa que fabrica processadores, memórias e outros dispositivos semicondutores, conhecida atualmente como a concorrente da Intel na fabricação de processadores, foi fundada em maio de 1969,
386 – Ambas a AMD e a Cyrix produziram processadores chamada de 386 assim como a Intel, nos quais foram disponibilizados as versões DX e SX, novamente assim como a Intel, porém com uma frequência de operação superior à da Intel (33 MHz de velocidade contra os 40MHz na versão DX da AMD e Cyrix).
486 – A partir da quarta geração de processadores a AMD e a Cyrix puderam desenvolver produtos de sua própria lavra, e não mais apenas simples cópias da Intel. A AMD produziu o chamado AMD 5x86, processador semelhante ao da Intel 486DX4,
K5 / 6x86 – Embora tenha sido projetado para ser mais avançado que a Intel, ele continuou a ser considerado de quinta geração devido às baixas velocidades de relógio com que foi fabricado (75 MHz até 116 MHz).
K6 / 6x86MX – O processador K6, lançado em 1997 foi considerado um sucesso por causa de sua avançada tecnologia e baixo custo se comparado com a Intel, os principais processadores da família K6 foram o K6, o K6-2 e o K6-3DNow!, entre as características desse processador estão:
Athlon (K7) - Também chamado de K7 micro-arquitetura de sétima geração e o barramento de sistema de largura de banda grande do processador AMD Athlon permitem que ele alcance níveis de desempenho nunca antes atingidos por um processador x86. O processador AMD Athlon ultrapassa de maneira significativa os processadores x86 de gerações anteriores, incluindo a família de produtos Pentium® III da Intel, e fornece o mais elevado desempenho existente para inteiros, ponto flutuante e multimídia 3D para plataformas x86.
Phenon - AMD Phenom é a mais nova série de Processadores da AMD, PhenomPhenon X4 - O Phenom Agena foi o primeiro processador lançado pela AMD na sua nova arquitetura K10, e seu primeiro Quad-Core.
Phenom 8850 - O AMD Phenom X3 8850 é um processador triple-core com uma frequência de 2,5 GHz que apresenta um TDP de 95 Watts
Comparando INtel X AMD
A AMD se especializou em criar processadores de baixo custo que atendessem funcionalidades básicas e intermediárias dos usuários. Se comparados às CPUs da Intel, um AMD quase sempre terá um valor de compra menor e atenderá o público entrante e intermediário na utilização dos computados com performance semelhante.Processadores da família Athlon/Sempron são bons exemplos de baixo custo. Dedicados a realizar tarefas simples, como editar textos e navegar na internetOutra característica da AMD é a de criar famílias mais enxutas de processadores. Ou seja, uma versão não tende a ter grandes variações. 
No caso da Intel é mais comum encontrar diversas variações em uma mesma família ou versão de CPUs, como um Intel Core i3 de 5ª ou 6ª geração, com um superpoder de economia de energia ou outro simplesmente econômico.A Intel é disparada a maior fornecedora de processadores do mundo! Enquanto ela fica com mais de 90% de participação de mercado nesse segmento, a AMD se esforçou para atingir 1 digito percentual e, em 2018, alcançou 3,2% do total de vendas de processadores.A adaptabilidade é a característica básica da Intel. Ela se esforça para criar processadores com compatibilidade aprimorada com os mais diversos modelos de placa mãe. Essa possibilidade a coloca como a marca favorita dos fabricantes, pois dá mais flexibilidade na montagem dos equipamentos.
Outro fato relevante é a refrigeração e dissipação de calor dos processadores Intel. Por esquentarem pouco e exigirem menos ventilação, os componentes da marca acabam economizando energia e garantindo maior durabilidade às peças da máquina. Esse diferencial só foi possível por causa do foco da empresa em oferecer as tecnologias mais inovadoras para o mercado.
https://razorcomputadores.com.br/blog/hardware/amd-vs-intel-voce-sabe-quais-sao-as-principais-diferencas/
https://www.tecmundo.com.br/processadores/2802-tabela-de-processadores-amd.htm
http://falandodeprogramacao.blogspot.com/p/evolucao-dos-processadores-intel.html
http://falandodeprogramacao.blogspot.com/p/evolucao-dos-processadores-amd.html
https://olhardigital.com.br/noticia/amd-x-intel-entenda-as-diferencas-entre-os-melhores-processadores-do-mercado/70422

Continue navegando