Buscar

Revisao_AV1_2013-02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO PARA AV1
1 - Qual a importância da educação ambiental na vida do cidadão? A educação ambiental é muito importante porque ensina-nos, a saber, ser perante o meio ambiente. Desperta um interesse sobre as questões ambientais e a ter consciência ambiental, isto é, estarmos conscientes de que temos que cuidar do meio ambiente como um bem precioso que é bastante frágil.
2 - Quais fatores têm agravado para agravar a crise ambiental? O capitalismo é o grande responsável pela crise ambienta. Estamos vivenciando um momento em nosso planeta, onde governos como os Estados Unidos, responsável por 36% dos gases poluentes do efeito estufa, não meche uma agulha para rever os males causados ao meio ambiente. Grande quantidade de carros fabricados, gerando alto consumo de combustíveis fósseis.
3 - As questões envolvendo ciência e ética tornam-se ao mesmo tempo complexas e extremamente importantes, pois a ciência não aumenta somente o poder humano, mas intensifica também suas imperfeições. Quais mudanças devemos fazer em nosso 
paradigma ambiental, em nosso papel no mundo e na forma como utilizamos nosso poder e nossa responsabilidade? Devemos parar de enxergar apenas nós mesmos, seres humanos com a única espécie do planeta. Devemos saber que não somos os únicos seres vivos do planeta, mas também lembrarmos que a nossa espécie é a única capaz de destruí-lo.
4 - Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável? Sim, é possível, porém se a sociedade mudar o hábito de descarte do lixo e melhorar a forma de reciclagem. Se isso for levado a sério, reciclagem, é possível alcançar o desenvolvimento sustentável.
5 - Quais os prováveis motivos que levaram os seres humanos a explorar o ambiente de forma ordenada e desordenada? A forma desordenada foi a velocidade da descoberta tecnológica, o alto consumo. A forma ordenada foi ver e enxergar a destruição que estamos causando ao planeta, efeito estufa e coisas do tipo.
6 - Cite algumas possíveis atitudes individuais para promover o desenvolvimento sustentável. Reciclagem doméstica de forma correta, diminuição de consumos indevidos, bota-foras com mais tecnologia para melhorar o reaproveitamento do lixo, empresas privadas investirem em tecnologia para descarte correto do lixo e não jogar na natureza.
7 - Qual a relação existente entre sustentabilidade x economia, sustentabilidade x tecnologia e sustentabilidade x meio ambiente? A sustentabilidade está ligada a economia, ou seja, deveria estar ligada devido os grandes gastos que temos em nosso governo, com pesquisas e outras coisas mais, que não estão levando a lugar nenhum. Quanto a tecnologia, a mesma coisa, gastos e mais gastos para gerar tecnologia e ainda nada de concreto para melhorar o meio ambiente. Que na verdade deveria começar pela educação pessoal de cada um. Tudo isso se resumo a sustentabilidade x meio ambiente, o mesmo só se degradando, ao invés de estar evoluindo.
8 - Defina Ecologia e a sua importância como ciência. Como ciência biológica, qual o campo de estudo da ecologia? Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo. Ecologia também se encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra. Basicamente a ecologia estuda a interação dos seres vivos entre sí e entre o ambiente abiótico. 
9 - O que é um ecossistema? Conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte, também é o conjunto formado pela comunidade dos seres vivos e os fatores abióticos, em interação.
10 - Explique por que, apesar de terem a mesma estrutura de funcionamento, os ecossistemas diferem entre si. Por que ele se denomina de dois fatores, os biótipos que são seres vivos, e os abiótipos, que são seres fatos físicos e químicos (seres não vivos).
11 - Defina hábitat e nicho ecológico. Cite exemplos. O hábitat de um organismo é o local onde ele vive; ou ainda, é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas, nutrição, proteção e reprodução. O nicho ecológico é o papel de uma espécie numa comunidade - como ela faz para satisfazer as suas necessidades. As algas, por exemplo, têm o seu hábitat na água superficial de um lago (zona iluminada), e parte do seu nicho ecológico é a produção de matéria orgânica, através da fotossíntese, a qual serve de alimento para sua população e para alguns animais.
12 - Comente sobre a importância da presença da luz, do calor e da água como elementos indispensáveis à vida na biosfera. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da vida em nosso planeta, pois todos que aqui vivem, de alguma forma dependem e necessitam destes elementos para sobreviver.
13 - Elabore um quadro com cinco atividades humanas que contribuem para alterar a biosfera, relacionando-as com os benefícios esperados e os prejuízos observados.
	Atividades
	Beneficios
	Prejuízos
	Exploração de minério.
	Produção de aço e novas tecnologias.
	Degradação de solo, desmatamento.
	Exploração de granito.
	Geração de emprego, chamativo de investidores estrangeiros.
	Poluição de rios, degradação de pedreiras.
	Exploração de madeira.
	Mais construções, descoberta de novas espécies.
	Desmatamento, prejudicando a flora, aos animais.
	Criação de indústria.
	Geração de empregos, melhor renda para a região.
	Impactos ambientais diversos.
	Fabricação de novos veículos.
	Geração de empregos, poder de barganha em descontos.
	Poluição do ambiente com o grande numero de fumaça de combustível.
14 - Explique a importância da reciclagem para continuidade da biosfera. É com a reciclagem que é possível a existência desse equilíbrio, é condição fundamental à continuidade da vida, porque se por um lado a quantidade de energia disponível (solar) é inesgotável, por outro lado a quantidade de carbono e outros elementos constitutivos das moléculas orgânicas é limitada no ambiente habitado. Isto faz com que todos os elementos retirados do meio devam, mais cedo ou mais tarde, ser restituídos ao meio, através da biodegradação, para novas biossínteses.
15 - Por que os seres vivos precisam se proteger? Enumere cinco processos de proteção que você conhece. Precisam se defender para se protegerem das intempéries e dos seus inimigos naturais. Para garantir a continuidade da espécie, é fundamental que os seres vivos se protejam destes riscos. Proteções: Camuflagem, fuga, espinhos, construção de abrigos, agressividade. 
16 - O que pode acontecer com os seres vivos de uma determinada região quando a mata nativa é substituída por plantações exóticas? Estes seres vivos nativos desta região, podem ficar sem moradia, sem comida, ou seja, perder seu habitat natural.
17 - Qual a vantagem das teias alimentares para os ecossistemas? Numa teia alimentar, um organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos. Isso torna-se vantajoso para a comunidade, uma vez que um organismo passa a ter várias opções de alimento, fato que confere maior estabilidade à estrutura e, consequentemente, ao ecossistema.
18 - Explique porque quanto mais próximo do produtor mais consumidores podem ser mantidos num ecossistema. Quanto mais próximos, mais a cadeia do ecossistema funciona. O equilíbrio dinâmico dos ecossistemas baseia-se na sua estrutura trófica, isto é, na forma como a comunidade está organizada e se relaciona com o ambiente, para distribuição da matéria e energia. Assim sendo, alterações na composição da cadeia alimentar ou no ambiente físico podem promover desequilíbrios ecológicos.
19 - Que tipos de organismos devem estar necessariamente presente em um ecossistema para que ele se mantenha?
a) Herbívoros e carnívoros.
b) Herbívoros, carnívoros e decompositores.
c) Produtores e decompositores.
d) Produtores e herbívoros.
e) Produtores, herbívorose carnívoros.
20 - Cobras que se alimentam exclusivamente de roedores são consideradas:
a) Produtores.
b) Consumidores primários.
c) Consumidores secundários.
d) Consumidores terciários.
e) Decompositores.
21 - Quanto aos ecossistemas, é correto afirmar que;
a) se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente bióticos;
b) produtores, consumidores e decompositores são as três categorias de seus componentes abióticos;
c) se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente abióticos;
d) um aquário, um lago e uma floresta são exemplos de ecossistemas, embora possuam tamanhos diferentes;
e) se referem ao conjunto dos componentes bióticos e abióticos;
f) sua extensão não é percorrida por um fluxo de energia e matéria, não estabelecendo diferentes níveis tróficos;
g) pode ser definido como biocenose + biótopo, sendo biocenose sua comunidade e biótopo o conjunto de elementos abióticos do ambiente.
Dê, como resposta, a soma dos itens corretos.
22 - Sobre conceitos ecológicos, assinale o que for correto.
23 - Qual a afirmativa correta:
a) O local do ecossistema onde vive uma determinada espécie é denominado de hábitat.
b) Populações são conjuntos de indivíduos geneticamente iguais.
c) Clone é um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo hábitat.
d) Ecossistema é a palavra empregada para indicar o conjunto de populações de um ambiente.
e) Comunidade é a palavra que indica o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma região.
24 - Ibama recebe alerta sobre o risco de um desastre ecológico em áreas de queimada
“Empregados da fazenda Felicidade, em Mato Grosso, observam gado morto pelo incêndio que destrói pastagem e matas no estado e não para de avançar.” O Globo, 30/08/98.
Na descrição acima, podemos encontrar um consumidor primário da cadeia alimentar de pastagem. Esse consumidor tem como representante:
a) o gado
b) a mata 
c) o capim
d) o homem
25 - Conceitue ciclo biogeoquímico e enumere as suas principais características. Entende-se por ciclo biogeoquímico o movimento cíclico de elementos químicos entre o meio biológico e o ambiente geológico.
26 - Como o homem interfere nos ciclos biogeoquímicos? A água está em constante mudança de estado físico e há permanente troca dessa substância entre rios, lagos, mares, solos, atmosfera e seres vivos. O homem pode facilmente interferir, citando um exemplo simples a poluição do oxigênio.
27 - A concentração de CO2 atmosférico é mais baixa ao meio dia e mais alta à noite. Usando o ciclo do carbono, explique como isto é possível. O carbono é o principal constituinte de qualquer matéria orgânica, sendo portanto essencial à vi- da na Terra. Encontra-se disponível no ar atmosférico ou dissolvido nas águas, na forma de gás carbônico. O CO 2 entra na composição do ar atmosférico com apenas 0,03%. Entretanto, esta quantidade é suficiente para manter toda a vida na Terra, uma vez que se mantém em contínua reciclagem, através do seu ciclo.
28 - Como a queima de combustíveis fósseis pode influenciar o ciclo do carbono? A queima dos combustíveis fósseis devolve o carbono ao ciclo, na forma de CO, CO 2 e diversos hidrocarbonetos. Reações posteriores levam o CO a CO 2 e os hidrocarbonetos a CO 2 e H 2O. 
A queimada, o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis são atividades que interferem diretamente no ciclo do CO 2. Porém, maior atenção deve ser dada às águas, pois 80% da produ- ção fotossintética vem das algas marinhas e de água doce. A poluição das águas, com destruição do fitoplâncton, pode desequilibrar todo o ciclo do carbono. 
29 - Esquematize, de maneira simplificada, o ciclo do carbono. Inicialmente, o CO 2 é fixado por vegetais, algas e bactérias na fotossíntese, formando carboidratos e liberando oxigê- nio. Os carboidratos são degradados pela respiração e o carbono é devolvido ao meio na forma de CO 2. Uma fração do CO 2 do ar combina-se com a chuva formando ácido carbônico (H 2CO 3). No solo, este passa a bicarbonato (HCO 3-) e, posteriormente, a carbonato (CO 3=). Este reage com os ácidos existentes no solo, liberando CO 2 para a atmosfera.
30 - (a) Esquematize, de maneira simplificada, o ciclo do nitrogênio. Plantas e animais mortos, juntamente com as excreções, são transformados, pelos organismos da putrefação (bactérias e fungos), em amônia (NH 3) num processo denominado amonificação . A amônia é utilizada pelas bactérias Nitrosomonas que a oxidam, produzindo nitrito (NO 2-) e este é transformado em nitrato (NO 3-) pelas bactérias Nitrobacter . Após a nitrificação , dissolve-se nas águas ou permanece nos solos, de onde é absorvido pelas plantas ou sofre desnitrificação por a- ção de bactérias, voltando ao ar atmosférico.
(b) De qual maneira o homem moderno alterou o ciclo do nitrogênio? Com a criação de pesquisas, criações como o combustível fóssil, por conta da liberação de óxidos de nitrogênio na atmosfera que se combinam com outros elementos para formar poluição e chuva ácida.
31 - Esquematize, de maneira simplificada, o ciclo do enxofre. Quais as principais fontes de SO2 para a atmosfera? As plantas absorvem composto contendo enxofre, além dos sulfatos. Na produção de aminoácidos das plantas, o hidrogênio é substituído pelo oxigênio na composição dos sulfatos. Os seres vivos se alimentam das plantas. Microrganismos decompõem os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio. O enxofre é extraído do sulfeto por bactérias e micro-organismos. 
32 - A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:
a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos.
b) a produção de oxigênio na Terra.
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos.
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos.
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.
 Biocenose é o conjunto das diversas espécies que habitam uma mesma região.
Biótopo é o conjunto de componentes físicos e químicos do ambiente onde vive uma comunidade biológica.
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA CIÊNCIAS DO AMBIENTE
PROFª GABRIELA FELIX SIQUEIRA

Continue navegando