Buscar

Gestão do Conhecimento na Votorantim Cimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE APOIO
Apenas para praticar. Não vale nota.
 
QUESTÃO 1. Por gestão do conhecimento entende-se:
a. As competências organizacionais baseadas na cultura organizacional e nos objetivos estratégicos da empresa.
b. Um fator decisivo na formulação de estratégias organizacionais, de modo a ser visto como um ativo intelectual para as organizações. A forma como se gerencia o conhecimento é determinante para o crescimento e competitividade de uma organização.
c. A ativação de um conhecimento empresarial que pode ser utilizado na aprendizagem.
d. As especificações da gestão que estão relacionadas à organização operacional.
e. A elaboração do planejamento estratégico de forma a descrever funções de cada membro da organização, bem como os prazos para efetivação das tarefas de produção.
 
QUESTÃO 2. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica “um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.
a. Gestão das Competências.
b. Gestão de Recursos Humanos.
c. Gestão do Capital Intelectual.
d. Gestão do Conhecimento.
e. Gestão da Informação.
 
QUESTÃO 3. Na teoria sobre gestão do conhecimento, aquele conhecimento representado pelas experiências individuais, é chamado de:
a. Conhecimento Operacional.
b. Conhecimento Tácito.
c. Conhecimento Tático.
d. Conhecimento Explícito.
e. Conhecimento Estratégico.
 
QUESTÃO 4. A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência:
a. Externalização; internalização; combinação; socialização.
b. Combinação, externalização; socialização; internalização.
c. Internalização; socialização, externalização; combinação.
d. Internalização, externalização; combinação; socialização.
e. Socialização; externalização; combinação; internalização.
 
QUESTÃO 5. Com relação ao conhecimento tácito e ao conhecimento explícito, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento tácito é simples de ser articulado na linguagem formal.
II. O conhecimento tácito possui natureza intangível e pessoal.
III. Os conhecimentos tácito e explícito são complementares e suas interações proporcionam dinamismo às organizações.
Dentre os excertos apresentados, assinale:
a. Se somente a afirmativa I estiver correta.
b. Se somente a afirmativa II estiver correta.
c. Se somente a afirmativa III estiver correta.
d. Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 
ESTUDO DE CASO. Disponível no livro Gestão do Conhecimento, cujo organizador é Fábio Câmara e está disponível na página 34:
 
Argamassa do saber
A Votorantim Cimentos é reconhecida como uma das maiores empresas de cimento do mundo. Tendo mais de cinco mil funcionários apenas no Brasil, em 2009 a empresa registrou R$ 7,4 bilhões de faturamento líquido. E as previsões são otimistas para os próximos anos. Qual o segredo para esse sucesso? Cimento, areia, cal e muito conhecimento formam a argamassa dos negócios.
Como toda empresa que conhece o potencial humano de seus funcionários, a Votorantim Cimentos preocupava-se toda vez que um de seus operários experientes se aposentava ou mudava de emprego. Como a maioria de suas unidades localiza-se no interior dos estados, a dificuldade de padronizar os processos industriais e garantir a uniformidade de produtos provenientes de localidades tão diversas aumentava com a fuga de conhecimento. Afinal, como afirma Guilherme Rhinow, diretor de RH da empresa: “Muitos detalhes específicos da função ocupada por esse profissional acabavam indo embora junto com ele”. Nesses casos, a contratação de um consultor (muitas vezes, um funcionário aposentado) para identificar e solucionar problemas na operação costumava ser uma solução custosa tanto em termos de dinheiro quanto de tempo.
Foi por isso que em 2006 a Votorantim Cimentos iniciou o Treinamento Técnico Operacional (TTO) como solução para a padronização dos processos e a retenção de conhecimento técnico. O TTO é um programa de capacitação e gestão do conhecimento destinado exclusivamente aos funcionários do chão de fábrica. Seu funcionamento se dá em três etapas.
Inicialmente, funcionários com boa bagagem de conhecimento teórico e vivência prática são selecionados para formar um grupo de “conteudistas” - em geral, são engenheiros com mestrado ou doutorado. Cada um deles deve desenvolver, dentro de sua área, o material básico para os diversos módulos do programa. Em seguida, eles devem treinar outro grupo de funcionários selecionados como “multiplicadores”. Finalmente, em suas próprias unidades esses funcionários se responsabilizam por transmitir os conhecimentos necessários aos demais.
Os treinamentos são estipulados de acordo com os planos individuais de desenvolvimento e estabelecidos pelos gestores com a participação de cada subordinado. Além disso, todo o material técnico desenvolvido pelos “conteudistas” está disponível na intranet — aliás, ferramenta responsável pelo prêmio e-Learning Brasil, com o qual a empresa foi contemplada em 2004.
O retorno apresentado pelo programa foi mais do que satisfatório; hoje a Votorantim Cimentos tem um processo muito mais padronizado e os gastos com consultoria para problemas na operação foram consideravelmente reduzidos.
 
Fontes: OLIVEIRA Mauricio. Receita concreta. VocêRH Disponível em <http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/melhoresp/conteudo_476535.shtml>. Acesso em: 20 nov. 2010. Votorantim Cimentos é destaque no Guia da Você SA-Exame – As melhores empresas para você trabalhar. Revista Engenharia. Disponível em: <http://www.brasilengenharia.com. br/noticias.asp?noticia=7909>. Acesso em: 20 nov. 2010. Prêmio e-Learning Brasil. Votorantim Cimentos conquista prêmio com projeto Canal do Conhecimento. Superobra. Disponível em: <http://www.superobra. com/admin/news.asp?ID_New=1376&Pag=all_news.asp&offset=720&ID_ Sessao_New=1>. Acesso em 20 nov 2010.
 
Após a leitura do texto, responda:
Quais etapas do modelo SECI você identifica neste caso?
 
Gabarito:  
→ De tácito para explícito: Externalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. Ocorre quando os engenheiros experientes preparam oconteúdo de cada módulo. 
→ De explícito para explícito: Combinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço. Ocorre com a disponibilização do conteúdo do material na intranet da empresa. 
→ De explícito para tácito: Internalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo. Ocorre quando os engenheiros treinam os multiplicadores. 
→ De tácito para tácito: Socialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência. Ocorre quando os multiplicadores treinam e ajudam seus colegas.

Continue navegando