Buscar

fórum 01

Prévia do material em texto

1. 1) “O Globo, em agosto de 1956, referia-se à fundação da ABBR como um “humanitário movimento de assistência às vítimas de paralisia infantil” que fazia parte da “campanha de socorro às vítimas de poliomielite”. Segundo o jornal, a ABBR foi idealizada “pelos vários setores da sociedade carioca”, dela fazendo parte, inclusive, “vítimas da poliomielite ou parentes destas”. A matéria ressalta ainda a dificuldade do tratamento e seu elevado custo como fatores determinantes para a criação da ABBR. Uma das grandes preocupações da ABBR nos seus primeiros anos de funcionamento, além da ampliação das suas instalações para melhor atender a centenas de pacientes, era com o custeio de suas atividades (o que persiste até hoje). Nos anos 1950 e 1960, a ABBR sobrevivia graças aos convênios com “institutos, organizações para-estatais, associações e hospitais, firmas industriais e comerciais”, com ajuda de “padrinhos” que assumiam o compromisso de custear o tratamento de determinadas crianças, com pagamentos de pacientes que tinham condições financeiras para arcar com o tratamento e, especialmente, graças às campanhas organizadas pelas Legionárias da ABBR”. (Poliomyelitis, philanthropy and physiotherapy: the birth of the career of physiotherapist in Rio de Janeiro in the 1950; 2008); Ciência & Saúde Coletiva, 13(3):941-954, 2008. 
Responda: A ABBR está relacionada a que nível de atenção à saúde? Qual área de especialização que está incluída?
 Resposta Nível Terciário, ABBR presta atendimento de reabilitação a crianças, jovens, adultos e idosos com limitação de atividade motora e atua, primordialmente, no Estado do Rio de Janeiro, em função da multidisciplinaridade e integralidade de seus programas de tratamentos. Com o objetivo de possibilitar que vítimas de pólio e pessoas portadoras de sequelas motoras tivessem acesso a um tratamento especializado e fossem reintegradas à sociedade. Área especializada na Neurofuncional diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos. Por meio de exercícios que promovem a restauração de funções, como coordenação motora, força, equilíbrio, eliminação de tonturas ou zumbidos entre outros.
2) “Avaliar o estado funcional do cliente, a partir da identidade da patologia clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e exame da cinesia, funcionalidade e sinergismo das estruturas anatômicas envolvidas. Elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, planejar, organizar, supervisionar, prescrever e avaliar os projetos terapêuticos desenvolvidos nos clientes. Estabelecer rotinas para a assistência fisioterapêutica, fazendo sempre as adequações necessárias”. Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
Retire do texto 3 atribuições relacionadas a habilidades?
RESPOSTA: Elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, supervisionar e estabelecer rotinas para a assistência fisioterapêutica
3)“ A entorse é uma lesão ligamentar aguda decorrente de estresse aplicado em uma articulação, provocando rompimento parcial ou total dos ligamentos.  Geralmente, a entorse de tornozelo ocorre quando há sobrecarga articular na posição de inversão e flexão plantar. Essa posição reduz a superfície de contato entre o tálus e a tíbia, favorecendo a lesão das estruturas que conferem a estabilidade lateral dessa articulação. Há vários métodos de classificação de entorses primárias descritas na literatura. Esses métodos são baseados na funcionalidade articular e no comprometimento do complexo ligamentar lateral do tornozelo, observados clinicamente. Sistemas de classificação: - grau I: entorse leve. Presença de edema leve, perda funcional sutil e sem alterações na amplitude de movimento articular. Há pouca lesão ligamentar; - grau II: entorse moderado. Paciente refere sentir dor moderada, edema, alguma perda de funcional e moderada diminuição da amplitude articular fisiológica. Há ruptura ligamentar parcial; e - grau III: entorse severo. Presença de edema severo, dor, equimose, perda da função articular. Podem ser observadas amplitudes de movimentos consideravelmente anormais no tornozelo. Nesse estágio há ruptura completa dos ligamentos”. (Elaboração de um protocolo de tratamento fisioterapêutico para entorse de tornozelo; 2004). 
Responda: De acordo com o texto cite 4 incapacidades cinético-funcionais relacionados ao grau II.
Resposta: Dificuldade de locomover com dores moderada, complicação no equilíbrio e ruptura de ligamento parcial.
4) A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício da profissão como: 
VI - realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.
A partir do texto como o Diagnóstico cinético-funcional é elaborado e o que deve conter?
Resposta: A partir de uma avaliação de anamnese descrevendo todas as informações necessária do paciente como queixa, História da doença atual, História patológica pregressa, História da Doença Hábitos de Vida, História Familiar, e Exames Complementares. O exame Físico-Funcional (Cinético-funcional) é elaborado com Diagnóstico fisioterapêuticos, Prognóstico fisioterapêuticos, Quantidade provável de atendimentos e Plano Terapêutico. Com isso informar a elaboração das atividades aplicadas do tratamento fisioterapêutico.
5) Fisioterapeuta é o profissional da Saúde, devidamente registrado em seu Conselho Acadêmico Superior, habilitado à construção do Diagnóstico Fisioterapêutico, à prescrição das condutas fisioterapêuticas bem como acompanhamento da evolução do quadro-clínico funcional até a alta.
Trata-se de uma profissão de Saúde regulamentada pelo Decreto-Lei:
A) 8.856/94
B) 0.080/90
C) 6316/75
D) 938/69
E) Nenhuma das afirmativas.
REPOSTA: D) 938/69
6) Com base na história da fisioterapia, julgue os itens a seguir.
I - A Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro foi criada pela Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), em 1956, e foi a primeira instituição no país a oferecer, em caráter regular, o curso de graduação em fisioterapia. 
II - A primeira grande epidemia de pólio nos Estados Unidos, em 1916, infectou mais de 27.000 pessoas em 26 estados, resultando em aproximadamente 6.000 mortes e milhares de casos de paralisia24. Ao longo da epidemia norte-americana (1916 a 1955), foram infectadas em média 38.000 pessoas por ano, sendo que em 1952 chegou-se a alarmante taxa de infecção de 35 em cada 100.000 habitantes. No Brasil a Poliomielite foi um problema sendo considerado o principal objeto de estudo lesões de trabalho. 
III - A Fisioterapia tem como conhecimentos a Função e disfunção do movimento humano, estudo da cinesiologia, da cinesiopatologia e da cinesioterapia, inseridas numa abordagem sistêmica.
IV - Em relação aos problemas de coluna, o ideal ainda é a prevenção; portanto, buscar no ambiente de trabalho a adequação de cadeiras e mesas seria o ideal para evita-los. Quando for possível contar com um ambiente mais adequado, deve-se a Cinesioterapia Laboral. 
É correto o que se afirma em:
 A) II. 
B) I, II e III. 
C) I, II, IV. 
D) I e III. 
E) Nenhuma das afirmativas.
RESPOSTA: D) I,II

Continue navegando