Buscar

AVALIANDO - ADM - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO ADMINISTRATIVO I   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,3 de 0,5
	16/05/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É certo que as autarquias:
		
	
	são pessoas jurídicas de Direito Privado, sujeitas ao controle finalístico de sua administração, pelo órgão instituidor;
	
	são constituídas sob a forma de sociedade anônima e sob o controle majoritário União ou de outra entidade da administração direta ou indireta Federal.
	
	têm por finalidade a exploração de atividade econômica por força de contingêncla ou de conveniência administrativa, com subordinação hierárquica ao órgão da administração indireta que a criou;
	
	integram a administração direta da União, não estando sujeitas ao controle hierárquico do órgáo que as criou;
	 
	são pessoas jurídicas de Direito Público, de natureza meramente administrativa, criadas por lei específica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio;
	Respondido em 16/05/2020 17:01:13
	
Compare com a sua resposta: O prefeito agiu com abuso de poder na modalidade desvio de finalidade. Segundo este princípio, houve uma violação ideológica da lei, visto que não haveria problema ocorrer a exoneração por insatisfação do prefeito, nesse caso a finalidade do ato seria o interesse publico. Ocorre que o ato de exoneração teve como fim, de fato, um motivo pessoa, o que é vedado pela lei.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
		
	
	a) As agências reguladoras são criadas por lei, são consideradas autarquias de serviço e admitem, segundo o STF, recurso hierárquico próprio e impróprio.
	 
	e) As subsidiárias são criadas por autorização legislativa geral, possuem regime jurídico privado, regime de pessoal celetista e também são obrigadas a licitar e prestar concurso.
	
	d) As empresas públicas possuem natureza jurídica de direito privado, são criadas por autorização legislativa, sua modalidade empresarial é de sociedade anônima e sua competência de julgamento é na Justiça Federal ou na Justiça Estadual.
	
	c) As autarquias em regime especial possuem essa denominação por exigir Lei Complementar para sua criação, adquirem personalidade jurídica com a vigência da Lei Complementar e possuem regime jurídico público.
	 
	b) As sociedades de economia mista possuem natureza jurídica de direito privada, são criadas por lei ou autorização legislativa, e adquirem personalidade jurídica com o depósito dos atos constitutivos.
	Respondido em 16/05/2020 17:05:47
	
Compare com a sua resposta: Está certo. Apesar de ser necessária lei para criar e extinguir entidades da Administração Indireta, a criação e extinção ocorrem em razão do poder discricionário da Administração Pública. Ou seja, a proposta de projeto de lei deve partir sempre do Poder Executivo, nunca do Poder Legislativo. Assim, no caso em tela é inconstitucional todo o procedimento ocorrido na Assembleia Legislativa.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
		
	
	A sociedade de economia mista tem capital misto que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração indireta;
	 
	A empresa pública tem capital público que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo, e este último pode ser constituído pela Administração direta e indireta;
	
	A sociedade de economia mista tem capital misto que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração direta;
	
	A empresa pública tem capital público que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração direta;
	
	A empresa pública tem capital público que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração indireta;
	Respondido em 16/05/2020 17:05:48
	
Compare com a sua resposta: Sim! Porque o ato oriundo do poder de polícia é coercitivo. Uma vez admoestadas pela Administração pública, as pessoas devem se conduzir de modo a atender o interesse público. Não podem se negar a agir na direção indicada pela Administração. Caso isso ocorra, a Administração pode usar a força para vencer eventuais recalcitrâncias, na medida exata para fazer valer o interesse coletivo.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre a administração pública assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Autarquia é entidade da administração indireta, criada por lei, sob regime público, e atua nas atividades típicas do Estado.
	 
	Fundação é entidade da administração indireta, autorizada por lei complementar, sob regime público ou privado, e atua nas atividades atípicas do Estado.
	
	moralidade.
	
	Empresa Pública é entidade da administração indireta, autorizada por lei, sob regime jurídico de direito misto e personalidade jurídica de direito privado.
	
	Sociedade de Economia Mista é entidade da administração indireta, autorizada por lei, sob regime jurídico de direito misto e personalidade de direito privado.
	Respondido em 16/05/2020 17:05:57
	
Compare com a sua resposta: A. O examinando deverá responder que o prefeito poderia realizar a contratação direta de músicos, uma vez que se trata de uma das hipóteses de inexigibilidade de licitação, à luz do Art. 25, inciso III, da Lei n. 8.666/93. Todavia, em relação à contratação de agência de publicidade, deveria o examinando indicar não ser possível a contratação, diante da vedação legal constante do Art. 25, inciso II, da referida Lei n. 8.666/93. B. O examinando deverá analisar cada meio de contratação. No caso da licitação dispensada e da licitação dispensável, as hipóteses legais são taxativas, ou seja, não pode o administrador extrapolar o legalmente previsto. Por sua vez no caso de licitação inexigível, é possível ao administrador aventar outras hipóteses, uma vez que o rol é meramente exemplificativo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da:
		
	
	tipicidade;
	 
	publicidade.
	
	motivação;
	
	impessoalidade;
	
	eficiência;
	Respondido em 16/05/2020 17:06:24
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida: O aluno deverá analisar que as ações do Prefeito, apesar de contemplarem uma atividade de caráter social, estão viciadas por um evidente desvio de finalidade pública, tendo em conta que a administração patrimonial da coisa pública, naquele momento, demandava a alienação do imóvel. O Prefeito revogou uma licitação válida apenas levado por sentimentos próprios, o que fere, ainda, o princípio da impessoalidade e da finalidade.

Continue navegando