Buscar

Disciplina Noções de direito AVA ONLINE 2


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Noções de Direito
	Avaliação:
	Avaliação II - 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que uma ação ou omissão seja considerada um crime ou contravenção penal, há a necessidade de que a lei estabeleça explicitamente essa conduta para existir o ilícito penal. Havendo previsão legal para a conduta praticada, estará preenchido qual requisito?
	 a)
	Da culpabilidade.
	 b)
	Da antijuridicidade.
	 c)
	Da tipicidade.
	 d)
	Do devido processo legal.
	2.
	Após um longo período sob o regime da ditadura, o Brasil, já em um processo de redemocratização, promulgou no ano de 1988 uma Constituição democrática, conhecida como a carta cidadã. No que diz respeito às características da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), analise as opções quanto à sua classificação:
I- Formal, escrita, dogmática, outorgada, flexível, analítica.
II- Formal, escrita, dogmática, promulgada, rígida, analítica. 
III- Formal, não escrita, histórica, promulgada, rígida, analítica. 
IV- Formal, escrita, histórica, outorgada, rígida, analítica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	Somente a opção IV está correta.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
	3.
	Configurado o crime e a culpabilidade do agente, será aplicada a pena respectiva a este crime, conforme a sua gravidade. Dentre as penas existentes, há as restritivas de liberdade. Sobre essa pena, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reclusão e medida de segurança.
	 b)
	Internação e detenção.
	 c)
	Detenção e multa.
	 d)
	Detenção e reclusão.
	4.
	O Direito do Consumidor disciplina as relações entre fornecedor e consumir e tem como principal diploma legal o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) De acordo com o CDC, o conceito de consumidor se restringe às pessoas físicas que adquirem ou utilizam produtos ou serviços.
(    ) O consumidor e o fornecedor são as partes na relação de consumo, sendo o fornecedor a parte mais fraca, ou hipossuficiente, protegida pelo Código de Defesa do Consumidor.
(    ) O CDC estabelece como consequência do descumprimento da responsabilidade do consumidor perante a relação de consumo a obrigação de reparar os danos causados. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm>. Acesso em: 20 jul. 2018.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	5.
	O Direito do Consumidor é o conjunto de normas que regulamenta as relações de consumo. As Relações de consumo, por sua vez, são aquelas estabelecidas entre fornecedor e consumidor, caracterizadas pela desigualdade das partes em função da hipossuficiência do consumidor. Sobre os direitos e os deveres das partes na relação de consumo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Código de defesa do consumidor estabelece os direitos e deveres do fornecedor, com vistas a assegurar o equilíbrio da relação de consumo.
	 b)
	A proibição à publicidade enganosa ou abusiva faz parte do rol de garantias ao consumidor estabelecido pelo CDC.
	 c)
	É de dez anos o prazo que o consumidor possui para reclamar por vício no produto ou serviço.
	 d)
	A responsabilidade objetiva do consumidor pelos danos causados na relação de consumo oferece limites à atuação empresarial.
	6.
	A administração pública exterioriza sua vontade através da edição dos atos administrativos. O ato administrativo, para que tenha validade, precisa ser lícito e praticado por agente capaz. Com relação aos atos administrativos, analise as sentenças a seguir:
I- Ato administrativo vinculado é quando o modo de praticar o ato já vem descrito na lei.
II- Ato administrativo bilateral é quando existem duas partes envolvidas na relação jurídica. 
III- Ato administrativo unilateral é quando o administrador tem certa liberdade de escolher a oportunidade ou a forma de realizar o ato. 
IV- Ato administrativo discricionário é quando a administração age sozinha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	A Constituição Federal de 1988 é conhecida como uma Constituição Democrática, pois tutelou a liberdade individual e criou garantias para assegurar esta liberdade. Em seu texto, a Constituição, ao mesmo tempo em que garantiu esta liberdade, criou ações constitucionais e os direitos a serem protegidos, sendo eles:
I- Mandado de Segurança ? Protege direito líquido e certo, contra ato coator de autoridade ilegal. Ex.: Quando uma empresa pede autorização para emitir documentos fiscais e a autoridade fazendária se recusa a conceder essa autorização porque a empresa tem dívidas com o fisco. Nesses casos, os tribunais já decidiram que a Fazenda Pública não pode impedir o exercício da atividade da empresa em razão das suas dívidas tributárias. Por isso, a empresa tem o direito líquido e certo de obter seus documentos fiscais independentemente do pagamento das dívidas, e esse direito pode ser obtido pela via do mandado de segurança.
II- Habeas Corpus - garantia constitucional de omissão da norma, serve para assegurar liberdade de acesso a informações constantes de registros públicos.
III- Habeas Data ? conhecer e retificar dados que constam de registros públicos. Ex.: uma pessoa cujo nome, por engano, conste na relação de maus pagadores do Serviço de Proteção ao Crédito poderá impetrar habeas data contra essa instituição (caso um pedido administrativo formal já tenha sido negado ou ignorado), para que deixe de constar no cadastro de devedores.
IV- Ação Popular ? meio processual pelo qual qualquer cidadão (em gozo dos direitos civis e políticos) deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	8.
	Nacionalidade é uma condição particular dos habitantes de uma nação. Contudo, engloba noções associadas a factores sociais, espaciais, culturais e políticos. A nacionalidade pode ser analisada de um ponto de vista sociológico, mas também com base numa ordem jurídico-política. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Povo é o conjunto de pessoas que integra determinada parte de um Estado.
II- População é a classificação do conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região ou de uma cidade. É mais abrangente, pois classifica os nacionais e os estrangeiros. 
III- Nação é o agrupamento humano, em regra geral é numeroso, sendo que seus membros são ligados por laços históricos, culturais, econômicos ou até mesmo de filosofia, gosto ou credo. Ex.: Nação Rubro Negra (torcida do Flamengo).
IV- População é o agrupamento de seguidores de uma região.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	9.
	O Direito Penal visa a proteger os bens jurídicos vitais para a sociedade e, normalmente, entende-se que o direito penal garante os direitos da pessoa humana frente ao poder punitivo do Estado. Ainda que se duvide dessa função garantista, deve ela ser levada em conta na formulação das normas penais, a fim de poder evitar que o Estado de Polícia se manifeste e se sobreponha ao Estado
de Direito. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direito Penal, também chamado de Direito Criminal, é o ramo do Direito Público que compreende as normas que têm por finalidade a repressão ao crime e/ou delito, como também visa a preservar a vida e a ordem em sociedade.
(    ) Crime no sentido formal é uma violação da lei penal, a qual prevê as condutas criminosas. No conceito material, crime é uma ação ou omissão que é proibida e se procura evitar, pois pode causar um dano ou um perigo a um bem jurídico individual e/ou coletivo, o crime é coibido através da previsão de penalidades.
(    ) As espécies de pena (restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa).
(    ) O Direito Penal é o ramo do Direito Privado que tem por objeto o estudo das obrigações entre o agente infrator e o Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	10.
	Definida como o vínculo jurídico e político que liga um indivíduo a um Estado, a nacionalidade pressupõe direitos e deveres e está ligada aos conceitos de povo, população e nação. Acerca destes conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I- População é um conceito que abrange nacionais e estrangeiros, desde que habitem o território de um determinado país ou região.
II- Laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos ligam os membros de uma nação.
III- Não existe distinção entre os conceitos de povo e população.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando