Buscar

Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460074) ( peso.:4,00)
	Prova:
	12546783
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O medo, as crises recorrentes na segurança pública, rebeliões em presídios, crescimento da criminalidade organizada, sensação de desconfiança e falência da justiça, persistência de situações de conflitos agrários e de violência doméstica, envolvimento de jovens com crime, entre várias outras situações, compõem muito daquilo que hoje é associado ao debate sobre violência no Brasil. Essa situação é resultado do impacto de profundas ramificações de como o Estado se organiza (LIMA; PAULA, 2006). Diante dessas circunstâncias, descreva como o Estado deveria se comportar perante o seu papel.
FONTE: LIMA, Renato Sérgio de; PAULA, Liana de (Org.). Segurança pública e violência: o Estado está cumprindo o seu papel? São Paulo: Contexto, 2006.
	Resposta Esperada:
Sabemos o quão sério é o assunto segurança. Não podemos deixar a solução dos problemas que envolvem o crime apenas sob a responsabilidade de advogados, juízes ou policiais. O Estado necessita atuar de forma eficiente e simultânea em todas as áreas que lhe compete (educação, saúde, assistência social, planejamento urbano, e também a segurança) visando a um macroambiente, abrangendo situações públicas e privadas, assegurando o direito do cidadão.
	2.
	O Brasil já foi uma monarquia até 15 de novembro 1889, quando teve uma ação militar, então comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, passando a ser uma República, com um período ditatorial. Em 1984, o país passou a ser um país democrático. A partir dessa mudança, o estado democrático passou a ter uma escolha, em que o povo escolhe um representante que garanta as necessidades da população, sendo o povo que governa. Descreva e justifique os dois tipos da democracia que podem ser representadas.
	Resposta Esperada:
a) Democracia direta: é o povo que escolhe se aceita ou não sistemas políticos e administrativos através de referendo e/ou plebiscito, para sua localidade, cidade, estado e para o país.
b) Democracia indireta: nesse modelo de democracia, o povo escolherá seu representante através de eleições e voto secreto, para esse tomar decisões em nome do povo que o escolheu.
Parte inferior do formulário

Continue navegando