A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
arquitetura de software prova 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1 em 1 pontos
Dentro de uma arquitetura de múltiplas camadas, pode-se lançar mão da possibilidade de termos a camada que suporta diferentes linguagens de programação, como a procedural C, orientada a objetos C++ e Java. Isso permite a combinação de diversos tipos de tecnologia para criar um software de melhor qualidade. Referente ao exposto, assinale a alternativa que apresenta o nome atribuído a essa camada.
Resposta Selecionada:	
Correta Middleware.
Resposta Correta:	
Correta Middleware.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. Middleware é o software de computador que fornece serviços para softwares aplicativos, além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Ademais, pode conter um conjunto de bibliotecas de uso comum para diversos sistemas.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Um tipo de padrão de arquitetura largamente utilizado é a arquitetura em 3 camadas, com base no modelo cliente-servidor. Ele se caracteriza no fato de que a interface, a lógica do processamento, o armazenamento e o acesso aos dados ficam em módulos independentes e cada um é atualizado, independentemente da tecnologia utilizada. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta as três camadas desse tipo de arquitetura.
Resposta Selecionada:	
Correta Apresentação, lógica e de dados.
Resposta Correta:	
Correta Apresentação, lógica e de dados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. A arquitetura de três camadas se parece muito com o padrão MVC. Essa arquitetura encapsula a visualização dos dados, o processamento e o armazenamento deles, em camadas diferentes. Com isso, aumenta-se a possibilidade de escolha dos elementos que podem compor cada camada.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Na arquitetura de três camadas, há uma camada a qual contém os dados que são manipulados pela aplicação, bem como o acesso a dados, atualizações e persistências deles. Essa camada também fornece o acesso ao pool de conexões e gerenciamento de transações.
 
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Essa camada é conhecida como camada de dados.
II. Essa camada, geralmente, utiliza alguma estratégia de mapeamento objeto-relacional.
III. Essa camada se conecta diretamente com a camada de visualização.
IV. Essa camada não se preocupa com a questão de acesso simultâneo de dados.
 
Está correto o que se afirma em:
 
Resposta Selecionada:	
Correta I e II, apenas.
Resposta Correta:	
Correta I e II, apenas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. Essa camada é composta do repositório das informações e das classes que as manipulam. Ademais, recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
O componente tem duas interfaces que se relacionam e essas interfaces mostram o serviço que o componente fornece e os serviços de que ele necessita. Na acepção de Sommerville (2016), a interface “provides” define os serviços prestados pelo componente. Nesse caso, o que representa essa interface?
 
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software . 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta API de componente.
Resposta Correta:	
Correta API de componente.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta, de modo geral, que a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Uma descrição resumida do comportamento das aplicações que utilizam o padrão MVC (Model-View-Controller) é: o componente Visão envia os eventos para o componente Controlador, o qual, por sua vez, modifica o estado do componente Modelo e, a seguir, o componente Visão busca as informações do Modelo. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a principal vantagem desse padrão.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta Permissão para os dados serem alterados de forma independente da sua representação.
Resposta Correta:	
Correta Permissão para os dados serem alterados de forma independente da sua representação.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. Um dos principais benefícios do padrão MVC é isolar a forma de como os dados do modelo (M) são acessados (C) e visualizados (V) pelo software. Isso permite uma significativa melhora na manutenibilidade do software.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
O desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis é mais complexo do que softwares tradicionais. Isso ocorre devido às características como aplicações em tempo real, memória limitada da tecnologia, canais de entrada e saídas limitadas, necessidade de ferramentas caras de desenvolvimento, tendo uma forte relação com a dependência de hardware e diferentes processadores. Nesse contexto, qual é a principal característica dos dispositivos móveis?
Resposta Selecionada:	
Correta Mobilidade.
Resposta Correta:	
Correta Mobilidade.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. A mobilidade consiste em adotar o uso de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks, para acessar sistemas de informação e realizar a comunicação entre várias pessoas. Além disso, o aspecto de mobilidade deve ser considerado para a computação pervasiva.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
O modelo de componente inclui uma especificação de como os componentes devem ser empacotados para a implantação como entidades independentes, executáveis. Como os componentes são entidades independentes, eles precisam ser empacotados com todos os softwares de suporte não fornecidos pela infraestrutura de um componente ou não serão definidos em uma interface “requires”. Diante do exposto, esse tipo de componente equivale:
Resposta Selecionada:	
Correta à implantação.
Resposta Correta:	
Correta à implantação.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois esse componente é responsável por indicar ao modelo arquitetura o fato de como a implantação deve ser feita e quais são as dependências dele. Além disso, esse componente é muito utilizado em ferramentas, como Maven, para tecnologias Java.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
No ideário de Chagas (2014), existe uma verificação que é importante para o entendimento do código, o reuso e a manutenibilidade do sistema, podendo ser feita de algumas maneiras. Há, desse modo, algumas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o trabalho. Nesse sentido, qual ferramenta poderia ser utilizada?
 
CHAGAS, M. C. Arquitetura de Software . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
Resposta Selecionada:	
Correta Matriz de Dependência Estrutural (DSM).
Resposta Correta:	
Correta Matriz de Dependência Estrutural (DSM).
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. A verificação de conformidade arquitetural é importante para o entendimento do código, reuso e manutenibilidade do sistema, sendo que uma das várias formas de realizar a verificação é por meio da Matriz de Dependência Estrutural.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
No estilo de arquitetura de três camadas, a camada a qual contém toda a interface gráfica e permite a interação com o usuário por meio dos serviços disponíveis ao usuário (sessões e entradas de dados, por exemplo) possui um nome. Esse nome também é utilizado no padrão MVC. Assim, assinale a alternativa que apresenta o nome dessa camada.
 
Resposta Selecionada:	
Correta Camada de apresentação.
Resposta Correta:	
Correta Camada de apresentação.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta. A camada de apresentação é responsável pela entrega e formatação da informação à camada de aplicação para posterior processamento ou apresentação. Ela ainda permite a interação com o usuário e possibilita uma boa experiência de uso.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
A camada que tem como responsabilidade o acesso aos dados, provendo uma forma de atualizar e recuperá-los é muito importante e comum em arquitetura de software. Além disso,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.