Buscar

Yugoslavia Dismemberment, Resenha

Prévia do material em texto

Resenha: Yugoslavia Dismemberment, Stiles
Aluno: Leonardo Porto Ribeiro – RI5M
O caso do desdobramento do Iugoslávia trouxe ao cenário internacional duas novas formas de ver os limites da anarquia e as falhas do direito internacional. A guerra civil trouxe uma nova visão do princípio de crime de guerra, criando o primeiro TPI permanente para julgar as atrocidades da guerra, os crimes contra a humanidade e diversos crimes não seguindo as leis de guerra. Uma guerra civil em um país relativamente pequeno levou potencias a intervirem para levar a paz para aquela região.
Essa região, mais conhecida como os Balcãs, é uma região de conflitos contínuos entre os países, desde a criação dos Estados dos Balcãs. No século 19, foi um período difícil, pois ainda existia muita animosidade entre os países da região, assim crescendo essa animosidade gerando o estopim da Primeira Guerra Mundial, mas pela visão dos países bálticos, a Primeira Guerra Mundial é a continuação das guerras bálticas. Logo acabado 1 GM, se criou o estado da Iugoslávia, pelos croatas e eslovenos, para ter um país báltico forte aos olhos do mundo, no dia 1 de dezembro de 1918. 
A imaginação de que a nacionalidade iugoslava iria juntar três povos diferentes, croatas, sérvios e eslovenos não funcionou, gerando conflitos internos, na política, na economia e questões culturais. Alguns movimentos de resistência foram criados, gerando mortes de adversários políticos e étnicos. A 2GM acontece, e esses chamados de rebeldes ajudam o nazismo a conquistar a Iugoslávia, para tirar o governo. Esse movimento durante a guerra teve consequências pesadas que só seriam vistas após a guerra. A tensão era nítida no ar, a animosidade era tamanha que pessoas eram mortas por serem apenas do partido contrário ou de nacionalidade contrária. Tito foi o presidente em exílio, em Londres, se aliou a URSS, tornou a Iugoslávia em socialista, e ele conseguiu aumentar as tensões étnicas na região e no país. Após sua morte, ficou em vacância o seu lugar, não se entrava em consenso para decidir o futuro. Milosevic foi eleito, pelo partido comunista, tentou modernizar a federação, mas não conseguiu. 
O conflito se inicia com a independência da Eslovênia e da Croácia, com guerras civis, com massacres étnicos, com cidadãos eslovenos e croatas matando pessoas que não eram da mesma cidadania, causando desordem e muita bagunça, teve alguns cessar-fogo, principalmente pedido pela comunidade internacional, e em especial os Estados Unidos, que queriam levar paz através de missões de paz da ONU, em meados da metade de 1992 e no final de 1993, foi instaurada a paz. Na Bósnia, após a sua independência da Iugoslávia, sérvios que não concordam começaram a formar uma guerrilha que se estendia de Sarajevo e além, e tendo apoio do governo sérvio. E foi o mesmo tempo quando as tropas da ONU chegaram na Croácia esses conflitos começou. O conflito na Bósnia foi pior que o da Croácia, levando a ONU fazer sanções a Sérvia e Montenegro, acusar de crimes de guerra, crimes contra a humanidade. Também a ONU enviou as tropas de paz para a Bósnia, e ainda os sérvios resistiam as investidas das tropas da ONU.
O acordo de Dayton parecido com a divisão de Berlim pós-2GM, com EUA, França e Inglaterra. Outro conflito agora no Kosovo, um grupo paramilitar atacou militares sérvios e policiais, e a escalada do conflito foi tamanha que a guerra se tornou normal no Kosovo, estranho não é, e diplomatas do ocidente não observavam que existia esse conflito, depois de um bom tempo e pressionado Milosevic, observadores da ONU entraram no Kosovo, para ver se os direitos humanos estava sendo violado, crimes de guerra. E a OTAN entrou nesse conflito, bombardeando a Sérvia para acabar o conflito e depois de 78 dias de bombardeamento se chegou ao fim, no dia 10 de junho de 1999.
As atrocidades cometidas nessas guerras civis foram tamanhas que se precisou criar um Tribunal Penal Internacional permanente, na cidade de Haia, nos países baixos. Criticas tanto OTAN e a ONU, pela lentidão de tomadas de decisões, e a própria OTAN foi acusada de crimes de guerra, mas a lei dos vencedores não são julgados, eles foram absolvidos, e Milosevic foi julgado e preso em Belarus.

Continue navegando