Buscar

AVALIAÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Políticas de Informação (BIB100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:572211) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	16736897
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Braman (2006), o Estado sabe muito mais sobre indivíduos do que os indivíduos sobre o Estado. Com o advento da democracia representativa, o conhecimento individual sobre as atividades e processos realizados pelos governos e também o conhecimento sobre os próprios cidadãos se tornaram algo que muitos buscam apreender para repartir os recursos e a representação. De acordo com a afirmativa do autor, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o motivo do governo se preocupar mais em conhecer o indivíduo do que transpassar informações a ele:
FONTE: BRAMAN, S. Information, policy, and power in the informational state. 2006. Disponível em: https://pantherfile.uwm.edu/braman/www/bramanpdfs/028_Braman_Chapt9.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.
	
	a) A sociedade sempre buscou conhecer os procedimentos governamentais que são praticados em nosso país.
	
	b) A necessidade de proteção da segurança nacional manteve em sigilo as informações críticas sobre o governo.
	
	c) O Estado favoreceu mecanismos de disseminação da informação para a população de forma simples e prática.
	
	d) Faz parte da nossa cultura observar a criação de leis, aplicabilidade de artigos e decretos favoráveis à população.
	2.
	A Constituição traz um regulamento identificado pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que vigora para os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas e demais entidades que sejam direta ou indiretamente controladas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios (BRASIL, 2011). De acordo com a Lei de Acesso à Informação, a lei e seus procedimentos buscam assegurar ao cidadão o direito fundamental de acesso. Considerando esses títulos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) Informação: refere-se ao conjunto de ações relacionadas à produção, recepção, classificação, acesso, uso, reprodução e transporte.
(  F  ) Informação sigilosa: refere-se a dados, processados ou não, contidos em determinado meio, suporte ou formato, que podem ser usados para produção e transmissão de conhecimento.
(  V  ) Informação pessoal: refere-se à informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.
(  F  ) Tratamento da informação: refere-se àquela informação submetida de forma temporária para restrição de acesso público em razão de ser imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm. Acesso em: 16 jun. 2019.
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - V - V.
	3.
	Atualmente, se forem analisadas as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e demais redes sociais, percebe-se que as informações pessoais se encontram cada vez menos sigilosas e a privacidade ameaçada. Sobre a finalidade das mídias sociais e demais aplicativos exigirem informações e dados pessoais da sociedade no momento do cadastro, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para controlar a plataforma através da quantidade de acessos.
	
	b) Para verificar quantos clientes adquirem por ano, e como se comportam em sua plataforma.
	
	c) Para coletar informações dos seus clientes e depois comercializar para empresas e prestadores de serviços.
	
	d) Para tentar manter uma seriedade, para que não sejam publicados imagem e vídeos não autorizados.
	4.
	Considerada uma das formas mais antigas de governança, a política de informação tem sofrido diversas mudanças a partir das sucessivas alterações passadas pelo Estado, principalmente, após a década de 1990. Desde o período de 1960, tomou-se consciência da rapidez das mudanças ocorridas entre o espaço, tempo e fronteiras, assim como dos processos decisórios. Sobre as políticas de informação, analise as afirmativas a seguir:
I- A UNESCO, na década de 1950, incentivou a formação dos centros internacionais de informação.
II- A implementação de políticas de informação tem sido um desafio em diversos países para que estes possam ingressar e participar efetivamente da chamada Sociedade da Informação.
III- A Sociedade da Informação se convencionou tendo como base o aporte teórico da filosofia da linguagem.
IV- A concepção de política como a definição do bem comum esta é carregada de conteúdos informacionais e deve conduzir os indivíduos a alcançarem sua condição humana em todas as possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	b) Somente a afirmativa I está correta.
	
	c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	A década atual é diferente daquela de 1970 e 1980, período quando as pesquisas e produções sobre política de informação dentro da Ciência da Informação começaram a ser evidenciadas. "Intensas transformações afetaram profundamente a sociedade nessas décadas, modificando também a maneira como pensamos, agimos e trabalhamos as questões da informação" (SILVA; PINHEIRO, 2011, p. 1627). Qual foi a transformação ocorrida na sociedade durante o período de 1980 a 2000 que se tornou um marco na diferenciação do pensar, agir e interagir?
FONTE: SILVA, Terezinha Elisabeth da; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Políticas de informação no âmbito do ENANCIB. 2011. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/1703/Pol%C3%ADticas%20-%20Silva.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 mar. 2020.
	
	a) O quadro institucional começou a incorporar de forma mais explícita uma nova organização, parceria e mediadora envolvendo os movimentos sociais.
	
	b) As políticas de informação e o privilégio dado a determinados campos conceituais e teóricos passaram a ser o foco de pesquisas da área.
	
	c) As pesquisas e produções sobre política de informação dentro da Ciência da Informação começaram a ser evidenciadas.
	
	d) Introduziu-se na chamada Sociedade da Informação a partir do ano de 1996, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
	6.
	Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a promoverem os avanços científicos e tecnológicos (DUTRA; CORRÊA, 2014). A política de informação aponta a agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as instituições e seus processos informacionais. Foi a partir dos anos 1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de políticas de informação. Sobre os objetivos das políticas de informação, analise as afirmativas a seguir:
I- Tinham o objetivo de produzir os avanços científicos e tecnológicos sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da ciência e da tecnologia.
II- Uma política no campo da informação objetiva alcançar a área científica ou tecnológica indicando os princípios sobre o que é desejável e realizável para um país em termos de: produção, transparência e acesso à informação.
III- Que a política de informação tinha os objetivos de atuação e de transformação da realidade numa determinada direção, transformando a realidade, seguindo-se a formulação de metas, e resultados concretos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUTRA, D. M. R.; CORRÊA,R. A.; RUAS, W. J. Política de informação nas organizações. Pós em Revista, v. 16, n. 7, 2013.
COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizeneParticipation through a social representation lens. Information and Organization. 2016. Disponível em:http://www.sciencedirect.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 abr. 2019.
	
	a) Somente a afirmativa I está correta.
	
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	
	c) As afirmações II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a promoverem os avanços científicos e tecnológicos (DUTRA; CORRÊA, 2014). A política de informação aponta a agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as instituições e seus processos informacionais. Foi a partir dos anos 1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de políticas de informação. Sobre quais eram os objetivos das políticas de informação a partir dos anos 1950 e o que elas passaram a promover nos Estados, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RUAS, Maria das Graças. Políticas públicas. 3. ed. Florianópolis: UFSC. Brasília: CAPES; UAB, 2014.
POZZEBON, M.; CUNHA, M. A.; COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizene Participation through a social representation lens. Information and Organization, v. 26, n. 3, p. 84-99, 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 abr. 2019.
	
	a) As políticas de informação têm o objetivo de organizar, direcionar e administrar as nações ou Estados, definindo como componentes da política nacional de desenvolvimento das nações, um modelo global de desenvolvimento.
	
	b) As políticas de informação são um fenômeno humano resultante das interações sociais, com o objetivo de fomentar os processos organizacionais, direcionando essas informações à sociedade, com o interesse que 'tudo' circule nos diferentes setores.
	
	c) As políticas de informação têm como objetivo produzir os avanços científico e tecnológico sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da ciência e da tecnologia (C & T) como elementos de modernização da estrutura produtiva.
	
	d) As políticas de informação desenvolvidas nos Estados tinham o objetivo de explicar a sociedade como deveriam alcançar suas condições humanas em todas as possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade.
	8.
	Existem diversos modelos viáveis para governar a informação em uma instituição, esses modelos podem ser adequados para um determinado tipo de organização, e formam a evolução do controle local em contraposição ao controle centralizado do ambiente informacional (DAVENPORT, 1998), Sobre os modelos viáveis para governar a informação, analise as seguintes afirmativas: 
I- No modelo federalista, o gerenciamento da informação é feito com a participação de poucos elementos da organização, poucas decisões centralizadas. 
II- No modelo feudalista, o gerenciamento da informação é por unidades ou funções individuais, que definem suas próprias necessidades de informações, reportando somente parte das informações para a organização
III- No modelo Anárquico, os indivíduos determinam seus próprios sistemas de informações e a forma de gerenciamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa I está correta.
	
	c) Somente a afirmativa III está correta.
	
	d) As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	Para estabelecermos uma estrutura organizacional, em que será desenvolvido um determinado trabalho, geralmente é estabelecida a política. De acordo com Davenport (1998), há alguns fatores que levam à escolha de determinada política de informação para uma organização. Sobre esses fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) O tamanho, o ramo de atividade e a estrutura da organização. 
( F   ) O tamanho, o ramo, a liderança, a estrutura.
(  F  ) O tamanho, o ramo de atividade, a cultura e o produto.
(  V  ) O tamanho; as decisões e suas consequências à organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação?. São Paulo: Futura, 1998.
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - F - V.
	10.
	Para Farias e Vital (2007), de acordo com os tipos de política de informação: federalista, monárquico, feudalista, anárquico e utópico tecnocrático, o profissional da informação deve inserir na organização um meio para democratizar e disseminar esses tipos de políticas. Sobre como o profissional da informação deve fazer para democratizar o uso das politicas de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pontuar que apesar da política de informação estabelecida pela organização, cada indivíduo determina seus próprios sistema de informações e a forma de gerenciá-la.
(  V  ) Auxiliar no gerenciamento da política e ter a informação como um elemento fundamental para o sucesso, é algo que deve ser focado nos ambientes das organizações.
(    ) Defender que a tecnologia torna possível a circulação, da informação com maior eficácia, sem apresentar qualquer tipo de risco na qualidade e confiabilidade.
(  V  ) Deve realizar o diagnóstico para saber qual é a política de informação que predomina na organização para trabalhar os seus pontos fortes e fracos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - V - V.

Continue navegando