Buscar

A presença da filosofia no cotidiano e na educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Qual tem sido a ação cotidiana das pessoas em relação à prática filosófica? Forneça exemplos que o ajude a elaborar a resposta.
A filosofia está presente na nossa sociedade todos os dias, sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir, a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma vi são mais ampla do mundo.
2) Como proceder o ato de filosofar sobre o cotidiano em geral e sobre o cotidiano escolar? Cite exemplos de perguntas que podem ser elaboradas a estas duas instâncias.
O ato de filosofar sobre o cotidiano e ambiente escolar se dá quando as pessoas fazem uso da razão para explicar os fatos que acontecem nesses ambientes.
Dentre perguntas que podem ser elaboradas a essas duas instâncias, pode-se citar:
Tanto na sociedade cotidiana como escolar, temos orientadores que influenciam a compreender a filosofia?
Por que as diferencias socioeconômicas ficam tão evidentes nas escolas?
3) É possível tornar-se um educador/professor sem alguma compreensão valorativa da educação? O direcionamento valorativo da prática docente constitui-se em uma prática filosófica? 
Não, é necessário que o educador busque sempre de sua produção, bem como as tendências de sua transformação.
Sim, segundo Immanuel Kant (1724- 1804), “o conhecimento é resultado tanto do uso da razão inata quando das experiências realizadas a través dos sentidos”.
Pode ser definida de forma bem resumida como um conjunto de processos e procedimentos que permitem o acesso de qualquer ser humano à cultura, o que o distingue do resto dos animais.
Referências 
BAGGINI, Julian. A filosofia como juízo. In: CAREL, Havi e GAMEZ, David (Orgs.). Filosofia contemporânea em ação. Trad. Fernando José R. da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Continue navegando