Buscar

Ar Condicionado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ar Condicionado
Por Sidney Neves. Criada em 11/01/18 09:32. Atualizada em 15/03/18 13:38.
http://www.cemeq.ufg.br/n/103153-a-historia-do-ar-condicionado
Foi com o Engenheiro Willis Carrier, no ano de 1902, que nasceu o primeiro sistema de ar condicionado, a princípio criado apenas para resolver o problema de desconforto térmico de uma empresa de impressão em tempos de dias quentes.
Willis Carrier ao lado de sua invenção. O primeiro aparelho de ar-condicionado
Fonte de pesquisa: Redação do Portal WebArCondicionado
Porém foi em 1906 que o termo ar condicionado surgiu pela primeira vez com o também norte – americano Stuart Cramer que criou seu próprio aparelho. Nesta época o primeiro mercado a aderir ao sistema de ar condicionado foi o mercado têxtil pela necessidade de controlar a temperatura ambiente nos locais de trabalho. 
O ar condicionado também tem sua história marcada no cinema. Em tempos de alta temperatura as salas esvaziavam, ocasionando o fechamento de diversas salas de cinema. Foi no ano de 1922 que o Grauman’s Metropolitan Theatre , localizado em Los Angeles, se destacou devido a utilização de ar condicionado em suas salas contribuindo para o crescimento da indústria cinematográfica. 
O comércio de ar condicionado teve sua queda devido a Grande Depressão que esfriou o negócio. Nesta mesma época Willis Carrier desenvolveu um sistema de ar condicionados para prédios. Porém mesmo com a evolução no setor com a criação de sistemas HVAC em automóveis as vendas caíram por causa da crise na economia devido a segunda guerra mundial.
Somente após o término dos conflitos que o setor voltou e com força total. Teatros, bares, edifícios, escritórios, passaram a ser planejados como ambientes fechados prontos para receber este aparelho que controla a temperatura ambiente e traz conforto térmico aos usuários.
Em 1970, o constante crescimento em novos produtos, mais acessibilidade e produção em massa, é criado o ar condicionado modelo janela, utilizando o fluido R-12, popularmente conhecido como Freon-12 para refrigerar o ambiente, auxiliado por condensador, bobina e ventilador.
Na década de 80 o sistema de ar condicionado alcança os automóveis. Tornando-se equipamento imprescindível na produção de automóveis até os dias de hoje, com fácil instalação, saindo da lista de itens de luxo.
Já na década de 90 o ar condicionado enfrenta seu maior desafio. Foi na década de 90 que a conscientização sobre a camada de ozônio ganhou força, apesar de o Protocolo de Montreal (que determina a redução de substâncias nocivas a camada de ozônio) ter sido assinada em 1987. O Freon-12, fluido comumente utilizado em ar condicionado foi considerado nocivo a camada de ozônio, sendo proibido a utilização em vários países desde então. Se fez necessário uma revolução no setor no que diz respeito a evolução. Foi então, que no início do século 21 que nasceu o Split que além de ser bem mais silencioso que o modelo janela e esteticamente é mais agradável as residências, ganhando espaço considerável nas residências.
O ar condicionado, de acordo com este breve resumo de sua história e consequentemete sua evolução, nos mostra que ainda há potencial para mais, sempre levando em conta questões importantes como a não agressão ao meio ambiente, estética, praticidade, custo mínimo, aplicabilidade diversa, sempre pesquisando novos componentes para um bom funcionamento do aparelho, que atenda estes principais quesitos. É com este pensamento que consideramos testar a pastilha termoelétrica de Peltier para a construção de um protótipo de mini condicionador de ar.

Outros materiais