Buscar

Resumo preparado por Fabiola Figueiro Chroeder

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A2
Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis
2020.1
Professor: Leonardo Lima
	Alunos (Nome Completo)
	Matrícula
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
ARTIGO 1: Resumo preparado por Fabiola Figueiro Chroeder
O trabalho contribuiu para o conhecimento das mudanças nas Normas Contábeis atualmente, já que os profissionais da área contábil buscam sempre está atualizado até porque é a sua forma de atuação e do desenvolvimento apurado. O assunto repercute em analisar e avaliar de certa forma a pesquisa apresentada pelos autores com intuito de entendimento, de buscar respostas para tais problemas eminentes ocorridos de maneira em geral nas empresas. Os indicadores econômicos apresentados demonstraram que através de uma pesquisa que 75 empresas pode contribuir com suas respostas, demonstra que quando se compara com os endividamentos, percebe-se a importância de ter dados específicos contábeis que traz apontamentos necessários para a contabilidade das mesmas e ao mesmo tempo a responsabilidade e o comprometimento dos profissionais tanto do auditor quanto do perito que tem um comprometimento em relatar, avaliar, comparar e estudar melhores soluções a serem tomadas. É de suma importância a contribuição desses profissionais na sua área de atuação, cuja a sua responsabilidade é trazer clareza das mudanças da Lei 11.638/07. 
Título do artigo
Análise do impacto das mudanças nas Normas Contábeis Brasileiras: um estudo comparativo dos indicadores econômico Financeiros de companhias brasileiras para o ano de 2007
Autores: Josué Pires Braga; Marcelo Bicalho Viturino de Araújo; Marcelo Álvaro da Silva Macedo; Luiz João Corrar
Contextualização
O trabalho teve embasamento de comparar indicadores econômico e financeiros de empresas brasileiras de capital aberto, listadas na Bovespa. Os autores realizaram testes de diferenças de médias para indicadores das 75 empresas da amostra: endividamento, rentabilidade, mobilização dos recursos não correntes e participação do resultado do financeiro nas despesas operacionais, e puderam avaliar os seguintes itens contábeis: ativo imobilizado e lucro líquido. Os autores buscaram também, destacar as mudanças que houve nos indicadores econômico-financeiros de companhia brasileiras que demonstraram a sua contabilidade referente ao exercício de 2007 e consequentemente a Lei 11.638/07, que trouxe mudanças na prática contábeis que foram seguidas no Brasil. 
Questão e Hipótese de Pesquisa
Neste contexto, o problema de pesquisa tem foco em verificar se existe diferença estatisticamente significativa nos índices econômico-financeiros quando da implementação da convergência às normas internacionais (IFRS - International Financial Reporting Standards).
Objetivo
O objetivo do trabalho consistiu, em comparar indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras de capital aberto, listadas na Bovespa, considerando as demonstrações do exercício de 2007 elaboradas com base nas “antigas” e nas “novas” práticas contábeis adotadas no Brasil e verificar a ocorrência de mudanças significativas nesses indicadores, como consequência deste processo de mudança com vistas a convergência ao padrão internacional.
Breve descrição da metodologia utilizada pelo autor
A abordagem metodológica teve embasamento em analisar o impacto das diferenças entre os procedimentos contábeis previstos antes e depois da Lei 11.638/07 nos indicadores econômico-financeiros do exercício de 2007, calculados com base nas demonstrações publicadas em 2008 (antes) e reapresentadas em 2009 (depois), das empresas abertas que realizaram essa reapresentação voluntária. A pesquisa se caracteriza de forma descritiva. A amostra da pesquisa é composta pelas companhias de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) que reapresentaram voluntariamente suas demonstrações de 2007 em 2009, contendo as alterações de critérios contábeis denominadas pela Lei 11.638/07, MP 449/08 e Pronunciamentos do CPC para os comparativos. Dentre as que reapresentaram foram excluídas as companhias do setor financeiro, seguradoras e companhias de participação (holdings). As demonstrações contábeis foram coletadas no site da Bovespa por meio do sistema. Divulgação Externa (DivExt). No final a análise foi feita considerando-se 75 empresas não financeiras listadas na Bovespa.
Resultados Encontrados
A amostra é composta por 75 empresas de capital aberto que negociam ações na Bovespa de diversos setores da economia, exceto as financeiras, seguradoras e holdings. O trabalho buscou dentro de seu objetivo comparar os indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras de capital aberto, uma análise através de seus ativos imobilizados, lucro líquido. Listadas na Bovespa, considerando as demonstrações do exercício de 2007, formadas com base nas “antigas” e nas “novas” práticas contábeis adotadas no Brasil e verificar os casos de alterações expressivas nesses indicadores, de acordo com o processo de convergir as normas contábeis brasileiras às normas internacionais (IFRS). Para a alcançar o objetivo, foi realizado um estudo empírico-analítico de natureza descritiva. As evidências empíricas sugerem que a média do indicador de endividamento calculado a partir das demonstrações contábeis de 2007 “originais” é expressivamente diferente da média do mesmo indicador de endividamento calculado a partir das demonstrações contábeis de 2007 “reapresentadas”. Ressalta-se que esse índice apresentou uma tendência de alta para as demonstrações contábeis de 2007 reapresentadas, com indícios de que a principal causa do aumento do índice ter sido a redução provocada no componente PL derivada das alterações na legislação societária. Quanto à média dos indicadores de rentabilidade, composição do endividamento, imobilização dos recursos não correntes e participação do resultado financeiro nas despesas operacionais, calculadas com bases nos demonstrativos de 2007 “originais”, não tiveram indícios de diferença importantes com relação à média desses mesmos indicadores calculada com base nas demonstrações de 2007 “reapresentadas”. As evidências sugerem ainda que a média dos componentes ativo imobilizado e lucro líquido extraídos das demonstrações de 2007 “originais”, não tiveram indícios de diferença com relação à média desses mesmos componentes extraídos das demonstrações de 2007 “reapresentadas”. As alterações encontradas para o endividamento estão em consonância com os resultados dos estudos de Lantto e Sahlstrom (2009) e de Cordeiro, De acordo com à questão de pesquisa: houve sim, mudanças importantes (aumento) no índice de endividamento de companhias brasileiras com a reapresentação das demonstrações contábeis referentes ao período de 2007 de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil, ao mesmo tempo, as diferença não são abrangida nos demais índices avaliados. Deixando claro que estes resultados se atêm à amostra e ao tempo que foi analisado, diante da metodologia abordada na construção da pesquisa empírica.
Conclusão
O trabalho foi claro e preciso em seu objetivo, os autores em seus apontamentos e nas amostragens da pesquisa pode relatar que ouve sim mudanças significativas nos endividamento contáveis das empresas no ano de 2007. O mesmo contribuiu em demonstrar a importância contábil em seu demonstrativo através de seus indicadores de rentabilidades. A contribuição dos autores são expressivos a importância do demonstrativo contábil para uma análise mais apurada de seus investimentos, de acordo com o objetivo proposto. 
Referências Bibliográficas
CORDEIRO, Rubem; SILVA, Francisco J. F; COUTO, Gualter. Measuring the Impact of International Financial Reporting Standards (IFRS) in Firm Reporting: The Case of Portugal. 2007. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=969972. Acesso em: 11 out. 2009. 
SANTOS, E. S.; CALIXTO, L. Impactos do Início da Harmonização Contábil Internacional (Lei 11.638/07) nos Resultados de 2008 das Empresas Brasileiras Abertas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16, 2009, Fortaleza. Anais do XVICBC. Fortaleza: ABCustos, 2009. 1 CD.
SCHMIDT, A. M. e DESHON, R. P. What to do? The effects of discrepancies, incentives, and time on dynamic goal prioritization. Journal of Applied Psychology, v. 92, n. 4, p. 928-941, 2007.
TSALAVOUTAS, Ioannis; EVANS, Lisa. Transition to IFRS in Greece: Financial Statement Effects and Auditor Size. 2009. Disponível em: http://ssrn.com/ abstract=1329150. Acesso em: 11 out. 2009.

Continue navegando