Buscar

Transcrição e tradução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Transcrição
)Processo de transcrição 
1. RNA polimerase se liga ao promotor 2. Abertura da molécula de DNA 3. Pareamento dos ribonucleotídeos à fita molde (formação do RNA) 4. Conforme deslocamento da RNA polimerase, as fitas de DNA voltam à se parear 5. Ao atingir o terminador, a RNA se desprende da fita de DNA 6. Após se desprender o RNA é chamado de RNA PRIMÁRIO, pois ainda não está pronto.
Promotor: Em procariotos um promotor pode ser inicio de vários genes, chamamos de mRNA POLICISTRÔNICO, essa configuração é chamada de OPERON. Em eucariotos o promotor é específico de um único gene, chamamos de mRNA MONOCISTRÔNICO. Ou seja, possuímos genes não contínuos, que são os ÍNTRONS E ÉXONS.
Íntrons: regiões do gene que não se expressam na formação de proteínas, antigamente eram chamados de “RNA lixo”, esses possuem funções de sinalização química. Éxons: Regiões do gene que se expressam na formação de proteínas.
Processamento Pós Transcricional
O transcrito primário não é funcional, precisa sofrer modificações que podem envolver adição ou remoção de nucleotídios
Capeamento: adição de um nucleotídeo atípico (7-metilguanosina) na extremidade 5’ do transcrito, CAP 5.
Poliadenilação: uma enzima específica cliva o RNA, descarta a porção final e adiciona à extremidade 3' um número variável de adeninas (de 15 a 300). CAUDA POLI-A. 
 (
O benefício dos genes não contínuos é que os 
éxons
 podem ser religados em 
sequências
 diferentes, produzindo mais de uma proteína por gene 
)Splicing: Remoção dos íntrons e união das sequências de éxons. Ocorre a torção dos íntron, através de um complexo de enzimas, chamadas de SPLICEOSSOMO, em seguida corta os pedaços de íntrons e junta os éxons.
Após o processamento pós trascricional, O RNAm maduro pode finalmente seguir para o citoplasma e desempenhar sua função.
EXERCÍCIOS: O que é e como ocorre o processo de transcrição?
Algumas alterações são feitas ao transcrito primário de RNA para torna-lo maduro. Quais são essas modificações?
O que são éxons e íntrons? 
 (
Tradução
) (
A 
sequência
 de nucleotídeos de um gene, por intermédio do 
mRNA
, é traduzida em uma 
sequência
 de aminoácidos de uma proteína, por meio de um CÓDIGO GENÉTICO
) 
A sequência de nucleotídeos em uma molécula de RNA mensageiro é lida consecutivamente em grupos de 3 nucleotídeos – 3 letras formam um CÓDON. Cada CÓDON especifica um aminoácido. O código é redundante ou degenerado, ou seja alguns aminoácidos são determinados por mais de um CÓDON.
3 nucleotídeos Códon Aminoácido 
O RNA transportador pode reconhecer e se ligar ao códon por uma região complementar conhecida como anticódon. Cada RNAt possui um aminoácido associado à sua extremidade 3’. 
A síntese da proteína é realizada no ribossomo, Um ribossomo é formado por duas subunidades ribossomais, conhecidas como subunidade maior e subunidade menor. Cada subunidade consiste de uma reunião de proteínas e moléculas de RNA ribossômico. 
 
Processo de tradução
 
INICIAÇÃO
1. Subunidade menor se posiciona sobre o códon de iniciação - AUG 2. Por complementaridade o primeiro RNAt, com o aminoácido metionina, reconhece o códon AUG 3. A subunidade maior se liga à menor para formar o complexo de tradução Obs.: O primeiro RNAt sempre chega pelo sítio P.
ALONGAMENTO
1. Os próximos RNAt que possuem complementaridade com os códons chegarão ao complexo de tradução pelo sítio A 2. O ribossomo realiza a ligação peptídica e o complexo segue para o próximo códon 3. O RNAt descarregado sai pelo sítio E 4. O sítio A fica vazio para o receber o próximo RNAt.
TERMINAÇÃO
1. O sítio A se posiciona sobre o códon de terminação 2. O fator de liberação se liga ao códon de terminação 3. O polipeptídeo é liberado pelo sítio P 4. Ocorre a dissociação do complexo de tradução

Outros materiais