Buscar

Atividade de Eletricidade Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) No início do filme o locutor nos fala sobre o desejo de aproveitar o enorme potencial das cataratas do Niágara como fonte de energia elétrica. Explique como isso seria possível.
R: No começo é dito que o enorme potencial de energia que tem as cataratas do Niágara só poderia ser usado pelos moradores da região, porque não havia tecnologia para distribuir energia para longas distâncias, mas em 1890 uma assembléia local reuniu vários inventores para resolverem este problema, dentre eles, Thomas Edison e George Westinghouse.
Para aproveitar o potencial, só seria possível com a ajuda da corrente alternada, então Westinghouse ganhou o contrato para construir a usina do Niágara, mas isso só seria possível com a ajuda de Tesla, que por sua vez ficou encarregado de construir os enormes geradores, Westinghouse e Tesla construíram a Usina e também ganharam a guerra da eletricidade. 
2) Quais as principais desvantagens que o sistema de iluminação a gás apresentava antes da invenção da lâmpada elétrica?
R: O Gás era perigoso, propenso a explosões, a chama exposta manchava as paredes, usava muito oxigênio e causavam dores de cabeça, um sistema elétrico era mais seguro, porém o alto custo e a resistência a mudança fizeram com que o sistema antigo fosse mantido.
3) No princípio da eletricidade, quais eram as desvantagens que o sistema elétrico apresentava em comparação ao sistema a gás?
R: Thomas Edison descobriu que a lâmpada poderia ser feita com espiral de carbono, pois a sua resistência ao calor era alta, e conseguiu um recorde de 13 horas sem a lâmpada queimar, mas a desvantagem é que o custo era muito alto, enquanto o sistema a gás ainda era mais barato, então Edison resolveu desenvolver seus componentes por conta própria por falta de investidores.
4) Inicialmente Thomas Edison trabalhou no desenvolvimento da lâmpada de arco. Quais as desvantagens desta lâmpada? 
R: A lâmpada fazia um barulho muito alto, e soltava fumaça e era inapropriada para ser utilizada em locais fechados e não tinha muita segurança.
5) Explique como a eletricidade gera um enorme potencial financeiro para o mundo.
R: Energia elétrica é um sistema de distribuição eficiente, ela pode viajar a milhares de quilômetros e é monitorado constantemente para estar sempre atualizado.
6) Em Nova York, Thomas Edison desenvolve o gerador de corrente contínua de 110 volts. Cite algumas desvantagens desse sistema para a época.
R: Era suficiente apenas para gerar energia para alguns quarteirões, para fornecer energia para a cidade era preciso criar estações de energia em todas as quadras, o que teria um custo muito alto.
7) Quais eram os motivos que levava a Westinghouse optar a desenvolver um sistema de iluminação com corrente alternada?
R: Westinghouse queria provar Para Edison que era mais inteligente, e que havia falhas na corrente contínua de Edison, então ele criou o gerador de corrente alternada que possibilitava percorrer longas distâncias, pois enquanto com a corrente contínua era preciso vários geradores, a corrente alternada possibilitava utilizar apenas um gerador para que a energia chegasse a cidade a um custo bem mais baixo. Mas Edison por sua vez conseguiu provar que a sua invenção não era perigosa enquanto a de Westinghouse era muito, mas muito perigosa. 
8) Qual a contribuição que Nicola Tesla deu ao propósito de Thomas Edison?
R: No começo Tesla foi contratado por Edison para ajudá-lo a melhorar os dínamos de corrente contínua, para torná-los mais baratos e eficientes, então Tesla trabalhou firme pelo projeto, e conseguiu resolver o problema de Edison, trazendo vários tipos de dínamo.
9) Qual é o principal problema na transmissão de energia em longas distâncias?
R: Quanto maior a distância percorrida, maior é a perda de energia, então foi fabricado o cabo super condutor para evitar essas perdas.
10) A maior parte da geração de energia elétrica no Brasil é feita através da Hidroelétrica. Qual o princípio básico desta geração?
R: o princípio básico é usar a força de uma queda de água para gerar energia elétrica, essas usinas possuem enormes turbinas que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado, ao girar, as turbinas acionam os geradores produzindo a energia elétrica.
11) Outras formas de geração de energia elétrica têm sido desenvolvidas e pesquisadas como formas alternativas à Hidroelétrica. Cite algumas formas de alternativas de energia e suas vantagens e desvantagens.
R: Termoelétrica, é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis, tais como a gasolina, o diesel, o carvão minera, etc. Sua vantagem é que é mais rápida de se construir, suas desvantagens são os poluentes liberados na atmosfera a partir da queima desses fósseis.
Energia Nuclear, é gerada a partir da divisão de átomos de um determinado composto químico, suas principais vantagens são, não libera gases estufa, grande disponibilidade de combustível, não depende de condições climáticas, suas desvantagens são, o lixo nuclear radioativo, mais cara comparada a outras formas de energia, problemas ambientais e risco de acidentes nucleares.
12) O Brasil utiliza outras formas de geração de energia elétrica. Cite as duas formas alternativas mais utilizadas em nosso país.
R: Termoelétricas e Eólica.

Continue navegando