Buscar

Historia cronológica das artes vizuais

Prévia do material em texto

Historia cronológica das artes visuais
As artes visuais podem ser definidas como tudo criado pelo homem junto a valores morais próprios com a sociedade. Dentro de uma obra de arte construída pelo homem existem várias técnicas usadas para expressar, ilustrar ou até mesmo criticar o meio e as situações em que vive. Ela faz parte de nosso cotidiano compõem tudo nossa volta e juntamente com ela formamos a história de toda uma sociedade.
As obras de arte são objetos capazes de conter a história de uma pessoa ou todo um povo. Nesse contexto podemos dizer que as artes e a história caminham juntas, pois sem toda essa herança artística seria impossível contar tudo que a humanidade já vivenciou até os dias atuais. Portanto artes visuais estão ligadas a cultura das mais variadas sociedades que atravessam gerações, podendo lembrar ou recriar o passado no nosso presente.
Na cronologia humana podemos nos deparar com o fato de que a arte já era desenvolvida na pré-história pelos homens primitivos, conseguimos encontra-las nas paredes das cavernas e são desenhos que retratavam o que viam. O naturalismo, como essa forma de arte foi denominada tem uma característica peculiar, de que as obras serem parecidas com os infantis. Com o passar do tempo o homem foi evoluindo e criando técnicas artísticas, como a de tecer, construir, a cerâmica e os metais. A partir dessas descobertas o homem mudou seu estilo de vida e arte passou pela sua primeira transformação, deixando de ser naturalista e passando a ser geométrica, mas ainda simples.
Com o homem se organizando em civilizações, a arte foi ganhando em suas particularidades conforme a organização social. Aqui ouve uma grande divisão da arte em vários aspectos, pois cada organização populacional continha seu modo de descrever a arte, e com o surgimento da escrita não foi diferente. Do início da escrita em diante tinha-se uma nova era, conhecida por idade antiga. Uma era marcada pelos surgimentos dos mais diversos estilos artísticos como a escrita, arquiteturas, pinturas, esculturas que eram objetos de influência religiosa principalmente, pois com uma sociedade politeísta sentia-se a necessidade de que os deuses fossem representados, e então vieram a esculpir, foram erguidos grandes templos e palácios cheios de pinturas e esculturas que contavam a história e a cultura da população. Nesse período a arte ganha outro sentido, deixando de ser apenas uma forma de descrever o que viam e passa demonstrar sentimentos, um modo de mostra a magnitude de uma sociedade havendo uma nova revolução artística histórico-cultural.
Com o decorrer da história, chegamos ao período chamado de idade média, onde a arte se transforma com a decadência da cultura e com uma sociedade teocêntrica ela passou a ser em sua maioria regida por governantes políticos e religiosos. Aqui a arquitetura da um grande salto com a construção de grandes castelos, basílicas, conhecidas como fortalezas de Deus. Por grande maioria da população não ter conhecimento da escrita, as artes eram um meio de ensinamento religioso através de quadros, estatuas, livros e vitrais que eram criados para esse fim educativo. Aqui a arte além de ter o papel de realizar transpassar sentimento, ela ganha um foco educativo, como na área da matemática e comunicativo, já que apenas a nobreza e o clero tinham esse poder de ter um conhecimento maior do que arte.
Com a expansão marítima, reforma religiosa, revolução francesa e o renascimento, foram alguns dos fatores que contribuíram para que as artes se reformulassem em meio há muitas transformações. O renascimento, o barroco e o rococó foram grandes marcos, que junto com outros acontecimentos mudaram toda uma época. A arte nessa nova era que acabara de surgir, sofreu uma grande revolução, trazendo elementos de estilos anteriores de artes, como a greco-romana, deixando de ter um foco teocêntrico para ser antropocêntrico, onde toda forma de arte ganho a liberdade que tinha perdido com a decadência da cultura. Nesse contesto as obras de arte voltam a transpassar emoções sentimentos humanos, onde o artista ganha liberdade de expressão. Destacam-se aqui as pinturas renascentistas, as esculturas barrocas feitas nas grandes basílicas inspiradas pelo clero na contrarreforma e as grandes mansões da nobreza, que apreciava o estilo decorativo em seus espaços feitos por artistas do estilo rococó. Com as grandes navegações, começava um processo de expansão comercial e artística, pois as caravanas levavam muitas obras que acabavam sendo negociadas, sendo assim outros artistas de diversos lugares acabavam conhecendo os variados estilos e aderiam a eles, assim podemos encontrar vestígios artísticos destas manifestações por todo mundo. 
Por volta de 1789, a França era marcada por um episódio que marcaria toda história política e social, era início da revolução francesa e com ela vinham tempos de mudanças e outras mais revoluções que teriam grande repercussão em todo mundo. Vários movimentos artísticos apareceram por conta deste acontecimento, e pelo processo globalização que já se iniciava, ganharam cada vez mais visibilidade e assim mais uma vez as artes eram revolucionadas, desta vez não mais de forma parecida, mas sim diversificada. Essas variações de estilos, junto com outros fatores como as revoluções industriais, começaram uma nova era denominada contemporânea. Nessa fase aparecem movimentos artísticos que se contrariavam como o neoclassicismo, que se dedicava ao retorno dos princípios gregos, romanos e renascentistas; e o romantismo que defendia a ideia que as obras deveriam ser representadas conforme o estilo do artista. Outro estilo muito influente até o início do século XX foi o realismo, modelo que buscava mostrar a realidade do que está a sua volta, como a vida dos trabalhadores.
O impressionismo foi um importante movimento transformou o século XX. A partir dele outros importantes e diferenciados estilos artísticos como o expressionismo 1904-1905 com o grupo Die Bruche; fauvismo em 1905 na França; o cubismo em 1908; abstracionismo em 1911; futurismo com o manifesto futurista em 1909; o dadaísmo por volta de 1916; o Op Art e Pop Art na década de 1960 que ganharam visibilidade por suas características peculiares e particulares. Talvez tenha sido a última maior transformação em toda história da arte e que alcançou maior repercussão, pois estava ali iniciando o processo de globalização e a revolução tecnológica onde a informação ficou mais simples e rápida de alcançar todos os lugares.
No Brasil 
 
 
Historia cronológica das artes 
visuais
 
As artes visuais pode
m ser 
definidas
 
como tudo criado pelo homem junto a valores morais 
próprios com a sociedade. Dentro de uma obra de arte construída pelo homem existem 
várias
 
técnicas usadas para expressar, ilustrar ou 
até
 
mesmo criticar o meio e as situações em que 
vive.
 
Ela faz parte de nosso cotidiano compõem tudo nossa volta e juntamente com ela 
formamos a 
história
 
de toda uma sociedade.
 
As obras de a
rte são objetos capaze
s de conter a 
história
 
de uma pessoa ou todo um povo. 
Nesse contexto podemos dizer que as artes e a 
história
 
caminham juntas, pois sem toda essa 
herança artística seria impossível contar tudo que a humanidade já vivenciou 
até
 
os dias 
atuais. Portanto 
artes
 
visuais estão
 
ligadas
 
a cultura das mais variadas sociedades que 
atravessam gerações, podendo lembrar
 
ou recriar
 
o passado no nosso presente
.
 
Na cronologia humana podemos nos deparar com o fato de que a arte já era desenvolvida na 
pré
-
história
 
pelos homen
s primitivos, conseguimos encontra
-
las nas paredes das cavernas e 
são desenhos que retratavam o que viam. O naturalismo, como essa forma de arte foi 
denominada tem uma característica peculiar, de que as obras serem parecidas com os infantis. 
Com o passar d
o tempo o homem foi evoluindo 
e criando técnicas artísticas, como a de tecer, 
construir, a cerâmica e os metais. A partir dessas descobertas o homemmudou seu estilo de 
vida e arte passou pela sua primeira transformação, deixando de ser naturalista e passa
ndo a 
ser geométrica, mas ainda simples.
 
Com o homem se organizando em civilizações, a arte foi ganhando em suas particularidades 
conforme a organização soci
al. Aqui ouve uma grande divisão da arte em vários 
aspectos, pois 
cada organização populacional con
tinha seu modo de descrever a arte, e com o surgimento da 
escrita não foi diferente. Do 
início
 
da escrita em diante tinha
-
se uma nova era, conhecida por 
idade antiga. Uma era marcada 
pelos surgimentos
 
dos mais diversos estilos artísticos como a 
escrita,
 
ar
quiteturas,
 
pinturas, esculturas que eram objetos de influência religiosa 
principalmente, pois com uma sociedade politeísta sentia
-
se a necessidade de que os deuses 
fossem representados, e então 
vieram a esculpir, foram erguidos grandes templos e palácios 
cheios de pinturas e esculturas que contavam a 
história
 
e a cultura da população.
 
Nesse 
período 
a arte ganha outro sentido, deixando de ser apenas uma forma de descrever o que 
viam e passa demonstrar sentimentos, um modo de mostra a magnitude de uma socied
ade
 
havendo uma nova revolução artística histórico
-
cultural.
 
Com o decorrer da 
história
, chegamos ao período chamado de idade 
média
, onde a arte se 
transforma com a decadência 
da cultura e com uma sociedade teocêntrica
 
e
la
 
passou a ser em 
sua maioria regid
a por governantes políticos e religiosos. Aqui a arquitetura da um grande 
salto com a c
onstrução de 
grandes
 
castelos, basílicas, conhecidas como 
fortalezas
 
de Deus.
 
Por 
grande maioria da população não ter conhecimento da escrita, as artes eram um
 
meio de 
ensinamento religioso através de quadros, estatuas, livros e vitrais que eram criados para esse 
fim educativo.
 
Aqui a arte além de ter o papel de realizar transpassar sentimento, ela ganha 
um foco educativo, como na área da matemática e comunicati
vo, já que apenas a nobreza e o 
clero tinham esse poder de ter um conhecimento maior do que arte.
 
Com a expansão marítima, reforma religiosa, revolução francesa e o renascimento,
 
foram 
alguns dos fatores que contribuíram para que
 
a
s artes se reformulassem 
em meio
 
há muitas 
transformações. O renascimento
, o barroco e o rococó foram grandes marcos, que junto com 
outros 
acontecimentos
 
mudaram toda uma época. A arte nessa nova era que acabara de 
surgir, sofreu uma grande revolução, trazend
o 
elementos de
 
estilos
 
anteriores de arte
s
, como 
Historia cronológica das artes visuais 
As artes visuais podem ser definidas como tudo criado pelo homem junto a valores morais 
próprios com a sociedade. Dentro de uma obra de arte construída pelo homem existem várias 
técnicas usadas para expressar, ilustrar ou até mesmo criticar o meio e as situações em que 
vive. Ela faz parte de nosso cotidiano compõem tudo nossa volta e juntamente com ela 
formamos a história de toda uma sociedade. 
As obras de arte são objetos capazes de conter a história de uma pessoa ou todo um povo. 
Nesse contexto podemos dizer que as artes e a história caminham juntas, pois sem toda essa 
herança artística seria impossível contar tudo que a humanidade já vivenciou até os dias 
atuais. Portanto artes visuais estão ligadas a cultura das mais variadas sociedades que 
atravessam gerações, podendo lembrar ou recriar o passado no nosso presente. 
Na cronologia humana podemos nos deparar com o fato de que a arte já era desenvolvida na 
pré-história pelos homens primitivos, conseguimos encontra-las nas paredes das cavernas e 
são desenhos que retratavam o que viam. O naturalismo, como essa forma de arte foi 
denominada tem uma característica peculiar, de que as obras serem parecidas com os infantis. 
Com o passar do tempo o homem foi evoluindo e criando técnicas artísticas, como a de tecer, 
construir, a cerâmica e os metais. A partir dessas descobertas o homem mudou seu estilo de 
vida e arte passou pela sua primeira transformação, deixando de ser naturalista e passando a 
ser geométrica, mas ainda simples. 
Com o homem se organizando em civilizações, a arte foi ganhando em suas particularidades 
conforme a organização social. Aqui ouve uma grande divisão da arte em vários aspectos, pois 
cada organização populacional continha seu modo de descrever a arte, e com o surgimento da 
escrita não foi diferente. Do início da escrita em diante tinha-se uma nova era, conhecida por 
idade antiga. Uma era marcada pelos surgimentos dos mais diversos estilos artísticos como a 
escrita, arquiteturas, pinturas, esculturas que eram objetos de influência religiosa 
principalmente, pois com uma sociedade politeísta sentia-se a necessidade de que os deuses 
fossem representados, e então vieram a esculpir, foram erguidos grandes templos e palácios 
cheios de pinturas e esculturas que contavam a história e a cultura da população. Nesse 
período a arte ganha outro sentido, deixando de ser apenas uma forma de descrever o que 
viam e passa demonstrar sentimentos, um modo de mostra a magnitude de uma sociedade 
havendo uma nova revolução artística histórico-cultural. 
Com o decorrer da história, chegamos ao período chamado de idade média, onde a arte se 
transforma com a decadência da cultura e com uma sociedade teocêntrica ela passou a ser em 
sua maioria regida por governantes políticos e religiosos. Aqui a arquitetura da um grande 
salto com a construção de grandes castelos, basílicas, conhecidas como fortalezas de Deus. Por 
grande maioria da população não ter conhecimento da escrita, as artes eram um meio de 
ensinamento religioso através de quadros, estatuas, livros e vitrais que eram criados para esse 
fim educativo. Aqui a arte além de ter o papel de realizar transpassar sentimento, ela ganha 
um foco educativo, como na área da matemática e comunicativo, já que apenas a nobreza e o 
clero tinham esse poder de ter um conhecimento maior do que arte. 
Com a expansão marítima, reforma religiosa, revolução francesa e o renascimento, foram 
alguns dos fatores que contribuíram para que as artes se reformulassem em meio há muitas 
transformações. O renascimento, o barroco e o rococó foram grandes marcos, que junto com 
outros acontecimentos mudaram toda uma época. A arte nessa nova era que acabara de 
surgir, sofreu uma grande revolução, trazendo elementos de estilos anteriores de artes, como

Continue navegando