Buscar

MÉTODO QUALITATIVO X QUANTITATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÉTODO QUALITATIVO X QUANTITATIVO
O método seja ele qualitativo ou quantitativo, como seu próprio nome indica é uma metodologia utilizada para pesquisas científicas que representa o resultado que o pesquisador deseja chegar. Na verdade é o caminho que se usa para chegar ao resultado de uma investigação, esta investigação pode ou não ser mensurável.
A escolha do método ao fazer uma avaliação, sempre será feita em função do tipo de dados que se deseja recolher, levando em consideração que não é tudo que podemos avaliar pelo método quantitativo, porque as variáveis a se avaliar nem sempre podem ser quantificáveis, ou seja, ter valores numéricos, enquanto que o método qualitativo trabalha com valores, atitudes, opiniões etc.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo esclarecer sobre os métodos utilizados para pesquisas, suas potencialidades e limitações levando em consideração os tipos de abordagem utilizados no processo de investigação.
	MÉTODO QUANTITATIVO
	MÉTODO QUALITATIVO
	POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES
	Para fazer uma pesquisa usando o método quantitativo, os elementos pesquisados devem ter enfoque mensurável numericamente, porque quando se fala em quantidades, ela sempre apresentará de forma numérica, ou seja, deve ser traduzida em números.
Ao iniciar uma pesquisa o pesquisador deve ter bem claro, qual o método a utilizar, sabendo que o método faz parte da classificação da pesquisa para abordar o assunto a ser pesquisado. O método é a ferramenta utilizada para a resposta que esperamos.
O método pode ser aceito como conseqüência de operações realizadas pelo intelecto para atingir certo resultado; trajeto intelectual; modo sistemático, ordenado, de pensar e investigar; e o conjunto de procedimentos que permitem alcançar a verdade os métodos fundamentais são: a dedução e a indução.
O método de pesquisa científica permite diferente tipo de abordagem; a dedutiva que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. Este raciocínio dedutivo tem como objetivo a explicação do conteúdo através de uma cadeia de raciocínio ordenando a análise do geral para o particular, levando a uma conclusão.
Já na abordagem indutiva o conhecimento e fundamentado na experiência, não levando em consideração os princípios preestabelecidos. Neste raciocínio a generalização deriva das observações de casos da realidade concreta.
No método quantitativo requer o uso dos recursos e técnicas estatísticas para mensurar os valores levantados em uma pesquisa, este método é muito utilizado quando se pretende identificar e apresentar dados, indicadores e tendências observáveis. Estas medidas numéricas são usadas para testar hipóteses levantadas, a utilização normalmente esta ligado a investigações de experimento ou quase-experimental.
	Diferente do método quantitativo que trabalha com números, o qualitativo trabalha com comportamentos, atitudes, valores e crenças, este método é muito utilizado em pesquisas psicológicas. E por se tratar de resultados que não são numéricos é que estes métodos se diferem entre si.
As idéias centrais que conduzem uma pesquisa qualitativa diferem daquelas empregadas na pesquisa quantitativa. Os aspectos essenciais da pesquisa qualitativa consistem na escolha correta de métodos e teorias oportunos, no reconhecimento e na análise de diferentes perspectivas, nas reflexões dos pesquisadores a respeito de sua pesquisa como parte do processo de produção de conhecimento, e na variedade de abordagens e métodos (FLICK, 2004, p. 20).
Na pesquisa qualitativa, o pesquisador segue diferentes etapas, e estas por sua vez é que determina o sucesso da pesquisa, e uma das etapas de extrema importância após saber que assunto será abordado na pesquisa é a elaboração de suas questões que segundo Flick (2004) esta etapa tende a ser ignorada na maioria das apresentações de métodos.
A avaliação qualitativa consiste na relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, ou seja, é a relação entre o objetivo e subjetivo que não pode ser traduzido em números para interpretar os fenômenos e atribuições dos significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa.
Os pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa se opõem ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências, já que as ciências sociais têm sua especificidade, que pressupõe uma metodologia própria. Assim, os pesquisadores qualitativos recusam o modelo positivista aplicado ao estudo da vida social, uma vez que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa.
Em pesquisas qualitativas, o pesquisador deve ter uma postura neutra não permitindo que seu eu induza a um resultado falso positivo em sua pesquisa, ele jamais deve ser conduzido pelos sues pensamentos ou mesmo por suas crenças, pois o resultado de uma pesquisa jamais deve ser baseado naquilo que o pesquisador acha ou não correto a respeito do objeto pesquisado.
	No método qualitativo ou quantitativo são utilizadas diferentes abordagens para realizar uma pesquisa e em cada abordagem sempre existirão as potencialidades e limitações de cada um. Um potencial é a qualidade de alguma coisa, no caso, do método e uma limitação são as dificuldades e/ou problemas enfrentadas para se colocar o método em prática.
Com relação à potencialidade dos métodos, podemos dizer que ambos permitem a identificação de fatores casuais que conduzem a uma análise rica e profunda do objeto ou caso pesquisado.
Outra importante potencialidade é o fato o processo de pesquisa pode até ser desconhecido ao pesquisador, mas ele consegue elaborar perguntas necessárias para que possa ser respondida, fazendo uso dos métodos.
As limitações sempre nos acompanharam em qualquer etapa da vida, e não seria diferente na aplicação de um método, a limitação normalmente será acompanhada de problemas, mas, de acordo com Rohn, “Tenho que aprender a conviver com meus problemas” é uma frase masoquista ou de uma inocência simplista. Problemas buscam, essencialmente, por soluções. No âmbito dos comportamentos as limitações são hospedeiras dos problemas.
Um exemplo se usar uma estratégia de amostragem um dos limites será o fato de “a estrutura dos grupos considerados é definida antes da coleta de dados, o que restringe o alcance variacional de comparação possível” de acordo com Flick (2004, p.130).
Da mesma forma se for utilizar o método de entrevistas semi-estruturadas método muito utilizado na pesquisa qualitativa, um dos problemas é que nunca é empregada uma entrevista completa, pois a relevância da mesma normalmente definida a partir de conceitos e conduções de entrevistas desenvolvidas anteriormente.
De acordo com Flick, no método de entrevistas é preciso estar atento aos detalhes melindrosos como exemplo os tipos de questões e as regras sugeridas.
“Durante a interpretação de dados, geralmente ocorrem problemas devido às dificuldades nas dinâmicas dos diferentes grupos e identificação das opiniões e visões dos membros individuais do grupo dentro dessas dinâmicas:” (FLICK, 2004 p. 131)
A interpretação dos dados, de ambos os métodos, é outra limitação, pois não há sugestões explicitas de como proceder neste momento, talvez esta fase seja uma das mais difíceis numa pesquisa.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Embora o método tenha seus limites, ou ainda, problemas no momento de começar uma pesquisa, imagine fazer sem seguir nenhuma metodologia. A metodologia é o caminho facilitado que esta a nossa disposição para que o trabalho ou pesquisa tenha um bom resultado. Para que o resultado de uma pesquisa seja verdadeiro, o pesquisador precisa ter o conhecimento necessário para compreender e interpretar dados de acordo com as informações colocadas na avaliação e para isso ele deve agir de acordo com o conhecimento da pesquisa e não com os seus valores e crenças. Ele precisa ser inteiramente profissional, para que o resultado da pesquisa seja puro.Tanto o método qualitativo com o quantitativo, são métodos que facilitam o processo de investigação no momentode uma pesquisa e que se bem usado leva a um conhecimento profundo do objeto pesquisado e trará resultados surpreendentes.
REFERÊNCIAS
FLICK, Uwe. Uma introdução a pesquisa científica. São Paulo: 2. Ed. Bookman, 2004.

Continue navegando