Buscar

AV - GLOBAL NEWTON PAIVA

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 / 1 pts
“Fiz doces durante 14 anos seguidos. Ganhei o dinheiro necessário. Tinha compromissos e não tinha recursos. Fiz um nome bonito de doceira, minha glória maior. Fiz amigos e fregueses. Escrevi livros e contei estórias. Verdades e mentiras. Foi o melhor tempo da minha vida. Foi tão cheio e tão fértil que me fez esquecer a palavra ‘estou cansada’.” Cora Coralina.
Ecológico. Cora Coralina. Conheça um pouco mais sobre essa escritora goiana que teve o primeiro livro lançado aos 76 anos. www.revistaecologica.com.br. Acesso em 29 de setembro de 2015.
Neste texto, Cora Coralina:
  
Faz um autorretrato.
 
  
Conclui que está cansada.
 
  
Apresenta um poema.
 
  
Revela sua concepção do mundo.
 
  
Descreve a vida da mulher.
 
 
Pergunta 2
1 / 1 pts
(ENADE, 2006)
A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.
Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é:
  
Belo Horizonte.
 
  
São Paulo.
 
  
Recife.
 
  
Distrito Federal.
 
  
Salvador.
 
 
Pergunta 3
1 / 1 pts
(ENADE, 2010)
A notícia acima:
  
propõe soluções nucleares como ferramentas de diagnóstico em doenças de animais, alertando para os malefícios que podem causar ao ser humano.
 
  
explica cientificamente as várias técnicas de tratamento em que se utilizam isótopos radioativos para matar os micro-organismos que causam o apodrecimento dos vegetais.
 
  
destaca os perigos da radiação para a saúde, alertando sobre os cuidados que devem ter a medicina e a agroindústria.
 
  
comenta os malefícios do uso de isótopos radioativos, relacionando-os às causas da poluição atmosférica.
 
  
elenca possibilidades de uso de isótopos radioativos, evidenciando, assim, benefícios do avanço tecnológico.
 
 
Pergunta 4
1 / 1 pts
O químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) inventou a dinamite e quando já não andava muito satisfeito com o uso militar do seu invento, teve a triste surpresa de ler em um jornal o anúncio de sua morte (na verdade, o irmão dele era quem tinha morrido), que o qualificava como “mercador da morte”. Querendo mudar essa imagem, Nobel, que tinha ficado muito rico com sua invenção, deixou testamento determinando que sua herança fosse destinada a criar um instituto – a Fundação Nobel – que, todos os anos, premiaria aqueles que servissem ao bem da humanidade. Ele definiu cinco categorias para o prêmio: Paz, Literatura, Física, Química e Medicina. Em 1901, cinco anos depois de sua morte, os prêmios começaram a ser concedidos, e assim ocorre até hoje. Diferentes instituições participam da escolha dos premiados, a partir de indicações que são enviadas por organizações científicas de vários países. A Academia Real de Ciências escolhe os agraciados em Física e Química; o Instituto Karolinska, em Medicina; a Academia Sueca, em literatura e, para a premiação da categoria Paz, é formado um comitê de cinco pessoas indicadas pelo Parlamento norueguês. A cerimônia de premiação ocorre em Estocolmo em 10 de dezembro, data da morte de seu criador. O prêmio consiste em uma medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com o nome do ganhador, um diploma e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que gira em torno de 900 mil euros.
O propósito é que os ganhadores possam continuar seus trabalhos sem se preocupar com questões financeiras.
Fonte: Jornal Estado de Minas. Ciência e Saúde - Memória – História do Nobel, edição de 7 de outubro de 2015.
A leitura da história de Alfred Nobel permite concluir que:
  
Ele foi um malfeitor da humanidade, porque criou a dinamite como arma de guerra
 
  
Ele se conformou com a qualificação de “mercador da morte”, pelo uso feito da dinamite
 
  
Ele reverteu a imagem de “mercador da morte” aliando seu nome ao nome de benfeitores da humanidade
 
  
Ele teve uma triste surpresa ao saber da morte do irmão, em um anúncio de jornal
 
  
Ele criou o prêmio Nobel para que os cientistas famosos fiquem ricos e livres do trabalho
 
 
Pergunta 5
1 / 1 pts
Segundo o brilhante geógrafo brasileiro, Milton Santos, “A inserção da ciência e da tecnologia em todos os níveis da produção e da vida social forneceriam as bases para um estágio superior do desenvolvimento capitalista, influenciando direta ou indiretamente, a realidade econômica, social, política e territorial de todas os países, sendo relevantes à compreensão das condições e tendências da utilização do território brasileiro e, sobretudo, de suas áreas economicamente mais desenvolvidas.
Assim, a contemporaneidade se caracteriza como pertencente a um período:
  
Econômico – capitalista – territorializado
 
  
Comercial – global – setorial
 
  
Técnico – científico – informacional
 
  
Histórico – geográfico – territorial
 
  
Coletivo – colaborativo – participativo
 
Pontuação do teste: 5 de 5
v

Continue navegando