Buscar

Mercado de capitais prova I

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455704) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12131848
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O nível econômico de uma determinada região é normalmente medido pelo Produto Interno Bruto, o chamado PIB. Pois, a partir do PIB é possível medir a grandeza da riqueza gerada pelos agentes econômicos de um determinado lugar. No Brasil, é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Avalie as asserções a seguir a respeito da formação do Produto Interno Bruto (PIB):
I- Do ponto de vista da produção, o Produto Interno Bruto (PIB) é medido pela coleta dos setores da agropecuária, indústria e pela geração de serviços.
PORQUE
II- A medição do Produto Interno Bruto (PIB) é exatamente igual sob a perspectiva da geração de renda, do consumo e da produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	2.
	Há uma relação contínua entre o fluxo real e o fluxo monetário da economia, dando origem ao fluxo circular da atividade econômica. Conforme os recursos produtivos vão sendo transformados em produtos finais e vendidos ao consumidor, o fluxo de rendas segue no sentido contrário possibilitando que a economia funcione. Contudo, é comum que haja vazamentos no fluxo monetário devido a diferentes tipos de vazamentos. Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos vazamentos do fluxo monetário:
	 a)
	Quando as famílias resolvem poupar mais dinheiro do que normalmente, aumentando os níveis das cadernetas de poupança, há uma tendência em aumentar também o consumo.
	 b)
	Se o governo arrecadar mais do que o previsto, haverá um aumento da renda das famílias, resultando em uma redução do fluxo monetário.
	 c)
	O fluxo monetário pode entrar em desarmonia devido ao vazamento de recursos decorrente no aumento da poupança realizada pelas famílias.
	 d)
	Com um aumento das exportações, mais dinheiro tende a sair do país, resultando em um vazamento do fluxo monetário.
	3.
	Todo pagamento efetuado pela venda de mercadorias ao exterior é feito em moeda estrangeira, valorizando a moeda local. Quando ocorre a importação de mercadoria do exterior, é necessário efetuar a compra de moeda estrangeira, sendo a mais comum o dólar americano para o pagamento dessa mercadoria. O preço do dólar em relação ao real no mercado é denominado de taxa de câmbio. A forma como a taxa de câmbio se apresenta é controlada pelo Banco Central. Por sua vez, a política cambial está associada às negociações de exportações e importações, registrando o superávit ou o déficit na balança comercial. Sobre o contexto da política cambial, analise as afirmativas a seguir:
I- Tratam-se de medidas governamentais adotadas para supervisionar a taxa de câmbio e dinâmica de entrada e saída de capitais estrangeiros no Brasil.
II- Uma das ações adotadas pelo Governo Federal para um equilíbrio na política cambial é a monitoração nas cobranças de tributação relacionadas ao mercado de câmbio.
III- Por meio da taxa cambial fixa o governo permite que o valor da moeda flutue a partir das próprias forças do mercado, tal como pelo saldo líquido do balanço de pagamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	A partir da ideia de inflação é possível compreender por que uma nota de R$100,00 não tem a capacidade de comprar a mesma quantidade de produtos em um supermercado depois de 10 anos. Pois, a inflação representa a perda do poder aquisitivo ao longo do tempo. Deste modo, a leitura do PIB com base nos índices de inflação é crucial para a real compreensão da dinâmica produtiva. Avalie as asserções a seguir a respeito dos temas da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB):
I- É possível comparar o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em função direta do valor dele em real de um ano para o outro.
PORQUE
II- Conforme a compreensão dos conceitos relativos à inflação, o Produto Interno Bruto (PIB) Real considera o Produto Interno Bruto (PIB) Nominal menos o fator inflação desse período.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	5.
	A tão importante taxa Selic é um mecanismo fundamental para a condução da política monetária no Brasil. Por meio do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o governo realiza o processamento dos títulos públicos emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional. Com base no tema da taxa Selic, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A partir das reuniões do Copom, a Taxa Selic meta é definida e utilizada como taxa básica de juros da economia brasileira.
	 b)
	O Comitê de Política Monetária do Banco Central atua como decisor público a respeito dos Certificados de Depósito Bancários vinculados à Selic.
	 c)
	Para que o Banco Central incentive o crescimento econômico é crucial que ele mantenha a Taxa Selic em um patamar relativamente elevado em relação à dinâmica econômica nacional.
	 d)
	As taxas de títulos financeiros oferecidos que possuem maior risco ao investidor são aquelas vinculadas à Taxa Selic.
	6.
	O mercado financeiro é um dos mercados que compreendem a dinâmica das atividades econômicas. Contudo, é preciso que se tenha uma visão bastante ampla da Economia para se compreenda a inter-relação entre os agentes econômicos. Avalie as asserções a seguir a respeito da noção de Economia:
I- É comum, em diversas bibliografias, os estudos a respeito da Economia serem entendidos como a compreensão da realidade da escassez.
PORQUE
II- Tanto as empresas quanto as famílias e o governo negociam seus interesses no mercado, cujas necessidades possuem certo grau de escassez.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	7.
	Com o objetivo de preservar a economia estabilizada, o Governo Federal é composto por diversos órgãos para que as políticas brasileiras possam ser elaboradas e executadas. As políticas econômicas também possuem ações tomadas para a estabilidade no cenário econômico internacional. Desta forma, a comercialização de moedas estrangeiras ocorre através do mercado de câmbio. Com relação à política cambial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As ações do governo tomadas perante a política cambial têm como objetivo controlar a taxa de câmbio, bem como as circunstâncias de entrada e saída de capitais externos do país. 
(    ) Para as empresas brasileiras que somente exportam, a taxa de câmbio torna-se irrelevante, já que não precisarão comprar moeda estrangeira.
(    ) A variação da taxa de câmbio é fundamental para as empresas que compram matérias-primas no exterior, pois assim podem acompanhar o custo das importações.
(    ) Para o Brasil, uma boa políticacambial deverá permitir um elevado volume de negócios com o exterior perante as exportações e as importações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	O mercado financeiro trabalha baseado nos conceitos de títulos públicos e CDI (Certificados de Depósito Interbancário). Quando o governo gasta mais do que arrecada, necessita emitir títulos para cobrir a sua dívida, cujos títulos são negociados no mercado financeiro. Sobre os CDI e a taxa CDI, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa CDI fica entre a taxa Selic e a taxa média com que os bancos emprestam seus recursos tanto a pessoas físicas como a empresas.
II- Quando o setor bancário apresenta problemas de liquidez, a taxa do CDI médio fica bem próxima à Taxa Selic.
III- A taxa CDI também é conhecida como a taxa que atua no mercado interbancário, pois calcula a média ponderada da taxa de juros dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	Para equilibrar o sistema financeiro, são emitidos títulos por instituições financeiras, com a função de transferir recursos de uma instituição para outra. Uma grande parte das operações financeiras entre as instituições financeiras são feitas durante um dia, garantindo, assim, a flutuação da taxa no mercado e mantendo a liquidez do sistema. Quando grandes empresas aplicam seus recursos nas instituições financeiras, elas, na maioria das vezes, negociam as taxas de juros com referências no "custo do dinheiro" usado pelos bancos entre si. Portanto, no caso dos bancos comerciais, há uma taxa que fica entre a taxa média com que os bancos emprestam recursos financeiros e a Taxa Selic definida pelo Banco Central. Qual é o nome dado para esta taxa?
	 a)
	Taxa dos títulos públicos.
	 b)
	Spread bancário.
	 c)
	Taxa SELIC.
	 d)
	Taxa - CDI.
	10.
	As políticas governamentais são um conjunto de ações adotadas pelo governo com o objetivo de manter a economia estabilizada, monitorando os aspectos básicos das políticas econômicas do país, com o controle da inflação, crescimento sustentável, distribuição de rendas, igualdade social, estabilidade de preços e de empregos. Cada política adotada pelo governo tem suas finalidades. Com relação à Taxa Selic, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central poderia aumentar a taxa Selic para restringir o giro monetário na economia e assim reduzir a inflação.
II- Aumentando a Taxa Selic, o governo contribui para aumentar também o crescimento da economia uma vez que o setor bancário iria ser privilegiado.
III- Para que a atividade econômica nacional ultrapasse um período difícil, o Banco Central poderia reduzir as taxas de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando