Buscar

Exercícios 01 - Propriedade Intelectual, Direito e Ética

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao poder Executivo, tipicamente:
		
	 
	exercer as funções de Governo e Administração
	
	processar Deputados e Senadores
	
	indicar os Prefeitos das capitais
	
	indicar os Governadores dos Estados
	
	nomear os Juízes de 1ª Instância
	Respondido em 18/05/2020 17:57:24
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federativa do Brasil determina que um dos alicerces da República são "os valores sociais e a livre iniciativa". Esta afirmação nos leva a concluir que:
		
	
	o Estado Brasileiro é Monoteísta
	
	o Estado Brasileiro é socialista
	 
	o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista
	
	o Estado Brasileiro é Comunista
	
	o Estado Brasileiro é Parlamentarista
	Respondido em 18/05/2020 17:57:20
	
Explicação:
A questão nos remete a discussão sobre um dos alicerces da República: "os valores sociais e a livre iniciativa" - O Princípio da Livre Iniciativa está intimamente ligada ao incentivo do Estado para que seus cidadãos possam enveredar para as áreas empresariais, além de demonstrar que o país não desejam interferir as empresas, e consequentemente, no mercado. Esse fato estimula, inclusive, as organizações internacionais para investir no Brasil, pois as mesmas tem a garantia que, por nenhuma forma, terão subtraídos seus capitais, bens, ou direitos de trabalhar e buscar os lucros na sua atividade empresarial. Assim, a resposta correta é: o Estado Brasileiro configura-se obrigatoriamente capitalista.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Artigo 5º da Constituição Federal determina em seu inciso III que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado(a):
		
	 
	o anonimato
	
	a cópia não autorizada da obra
	
	a prisão perpétua
	
	a utilização da obra sem a autorização do autor
	
	a participação de terceiros
	Respondido em 18/05/2020 17:57:39
	
Explicação:
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o anonimato.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na apuração de um caso, o jornalista Tício recebe uma informação de uma fonte, a qual relata sobre caso de corrupção ligando o Deputado de nome Tádio à retirada de dinheiro via o chamado "caixa 2". O Deputado Tádio ingressa com uma ação em juízo, solicitando a identificação da fonte da informação.
Com relação ao que foi solicitado judicialmente pelo Deputado Tádio, assinale a opção correta:
		
	 
	a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional
	
	pelo Código Penal a fonte te de ser revelada
	
	o jornalista terá de revelar a fonte, pois é necessário o crédito no texto
	
	o sigilo da fonte se aplica apenas nos casos de cópia do texto
	
	pela Lei de Imprensa, a fonte tem de ser revelada
	Respondido em 18/05/2020 17:57:41
	
Explicação:
A questão nos remete sobre o direito constitucional de informação, quando esta se choca com o Direito de privacidade, para uma melhor resposta vamos nos socorrer à legislação que dita sobre este dois direitos: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; no relato da questão fica claro que a informação tem o cunho de interesse púbicos; neste caso o direito a informação suplanta o direito a privacidade. Assim, a resposta correta é: a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O direito fundamental à vida, determinado pelo Artigo 5º da Constituição Federal, não é um direito absoluto, pois, no caso do aborto terapêutico, que é o caso em que se tenta salvar a vida da gestante, ou chamado humanitário, no caso de gravidez resultante de estupro, ele é permitido.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
		
	 
	os abortos ditos terapêuticos e humanos demonstram que o direito constitucional à vida não é absoluto
	
	no Brasil não há a necessidade de autorização judicial para prática do aborto
	
	o direito à vida é absoluto, não consagrando as possibilidade relatadas
	
	a prática do aborto é permitida nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo
	
	em nenhum caso se pode fazer um aborto no Brasil
	Respondido em 18/05/2020 17:58:24
	
Explicação:
A questão nos remete a um direito constitucional que é o direito a vida ¿ relatando na pergunta o caso da possibilidade de aborto de cunho terapêutico; para uma melhor resposta vamos nos socorrer de duas legislações; primeiro a legislação constitucional citada pergunta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - este artigo cita vários direitos ligados aos direitos a garantias fundamentais ¿ mas no caso específico sobre o direito a vida, e importante se socorrer de outra legislação estudada, o Código Penal: Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: Aborto necessário I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal; chamados terapêuticos; - demonstrando assim que este direito não é absoluto. Assim, a resposta correta é: os abortos ditos terapêuticos e humanos demonstram que o direito constitucional à vida não é absoluto.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988 dita: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - quando da citação sobre os poderes serem independentes, isso significa que estes funcionam sem interferência externa. Assim, o poder judiciário não atua em conluio com os interesses do poder executivo, da mesma forma que o poder legislativo não atua sob controle do poder judiciário. Um destes poderes é aquele que se manifesta na aplicação das leis e as políticas sociais, e que, tipicamente, exerce as funções de governo e administração. Este poder da União é denominado de:
		
	
	Administrativo.
	
	Judiciário.
	 
	Executivo.
	
	Legislativo.
	
	Moderador.
	Respondido em 18/05/2020 17:58:20
	
Explicação:
O poder executivo tem como atribuição função administrativa e adota os princípios de soberaniapopular de representação. Esta função precípua de administrar, deverá sempre estar de acordo com o ordenamento legislativo, sendo o organizador e administrador da coisa pública. Assim, a resposta correta é: Executivo.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nos termos da Carta Magna, são brasileiros natos:
		
	 
	os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
	
	os nascidos no estrangeiro, desde que de pai brasileiro e de mãe brasileira. 
	
	os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência, por um ano ininterrupto, e idoneidade moral.
	
	os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil até a maioridade.
	
	os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.
	Respondido em 18/05/2020 17:58:28
	
Explicação:
Art. 12. São brasileiros:
     I -  natos:
       a)  os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
        b)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
        c)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira;
     II -  naturalizados:
       a)  os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
        b)  os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do
 § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão Brasil há mais de trinta anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro nato, salvo os casos previstos nesta Constituição.
   2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) A alternância de poder é característica da República
II) a alternância de poder é característica da Monarquia
III) a alternância de poder é característica das Ditaduras
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção II está correta
	
	as opções II e III estão corretas
	 
	a opção I está correta
	
	a opção III está correta
	
	a opção I é falsa
	Respondido em 18/05/2020 17:59:03

Continue navegando