Buscar

II ATIVIDADE DO AVA UNID I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
1 Defina nucléolo.
O nucléolo é uma estrutura esférica formada por proteínas e RNA ribossômico responsável pela produção dos ribossomos que ficaram livres no citoplasma ou associados ao retículo endoplasmático rugoso.
2 Quais são os tipos de divisão celular.
A divisão celular compreende o evento que incluía cariocinese, ou seja, a divisão do conteúdo nuclear, e a citocinese, que seria a divisão do conteúdo citoplasmático. Nas células somáticas, esse evento recebe o nome de mitose por gerar célulasfilhas geneticamente idênticas às célulasmães. No entanto, nem todas as células se dividem por mitose. As células germinativas, que irão gerar os gametas, precisam reduzir o seu número de cromossomos para garantir a manutenção genética da espécie. Assim, essas células sofreram um processo de divisão celular diferente, chamado de meiose, no qual a célula que inicia o processo é 2n=46 e as célulasfilhas geradas, em número de 4, serão n=23
4 O que é a mitose
A mitose é o processo de divisão celular que conclui o ciclo celular de uma população de células em renovação. Somente as células somáticas se dividem por mitose, uma vez que esste processo é responsável pela conservação da informação genética. Assim, é comum dizer que a mitose é uma divisão equacional.
3 Quais  são as divisões da mitose ?
prófase, metáfase, anáfase e telófase
4  o que ocorre na prófase?
A prófase é a fase inicial da mitose e se caracteriza pela condensação da cromatina até que os cromossomos, já duplicados, se tornem visíveis. Paralelamente a esse processo, ocorre o rompimento do envoltório nuclear em várias vesículas que se dispersam pelo citoplasma. Outro evento importante na prófase é a formação e o posicionamento de dois centrossomos que agiram na formação das fibras do fuso. Com a fragmentação do envoltório nuclear, os centrossomos se posicionam de lados opostos, e as fibras do fuso se alongam até se prenderem aos cineticóros
5 o que ocorre na metáfase?
A fase seguinte é a metáfase, na qual os cromossomos atingem o ponto máximo da sua condensação. A grande característica da fase é a movimentação dos cromossomos graças às fibras do fuso, de forma que eles se alinhem na região equatorial da célula, chamada de placa metafásica. Esse passo é extremamente importante, uma vez que organiza os cromossomos em uma região para que na fase seguinte ocorra a separação igualitária das cromátides.
6 o que ocorre na anáfase?
Na anáfase teremos a separação das cromátides irmãs para polos opostos da célula. Essa separação só é possível devido à movimentação das fibras do fuso que puxam as cromátides em direção aos centrossomos de forma a garantir que os polos recebam o mesmo tipo e a mesma quantidade de informação genética.
7 o que ocorre na telófase?
Na telófase, essas cromátides já chegaram aos respectivos polos celulares e as fibras do fuso começam a desaparecer. As cromátides começam a se descondensar para regenerar a cromatina, as vesículas formadas pelo rompimento do envoltório nuclear durante a prófase começam a se fundir ao redor dessa nova cromatina e os novos núcleos começam a ser formados em cada polo da célula.
8 o que é a meiose?
A meiose é o processo responsável pela formação dos gametas, pois transforma uma célula germinativa diploide (2n=46) em quatro células haploides (n=23). Para isso, é necessária a ocorrência de duas divisões nucleares sequenciais.

Continue navegando