Buscar

apol geografia da populaçao 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia da População
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Pelo exposto, a Demografia trata dos aspectos estáticos de uma população num determinado momento – tamanho e composição –, assim como também da sua evolução no tempo e da inter-relação dinâmica entre as variáveis demográficas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, J. A. M. Introdução a alguns conceitos básicos e medidas em demografia.  2. Ed. São Paulo: ABEP, 1994, p. 7. 
Com o auxílio das informações e de seus conhecimentos adquiridos na leitura do livro-base Geografia da população, enumere, na ordem sequencial, as principais definições usadas nos estudos demográficos, relacionando-os aos conceitos a que se relacionam:
1. Idade
2. Proporção
3. Razão
4. Taxa
(  ) É a grandeza de um determinado dado que é originado do mesmo grupo populacional em relação ao seu total.
(  ) É a relação entre os diferentes valores, como a diferença da quantidade de população entre homens e mulheres, a diferença entre as faixas etárias, entre outras.
( ) Representa o volume de um dado específico em uma determinada população ou grupo num determinado período de tempo.
(  ) Representa a formação etária, apresentada como agrupamentos de classes, a fim de a dinâmica populacional ser melhor interpretada. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 4 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 4 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 4 – 1
Você acertou!
A alternativa correta é a e. 1. Idade: “Corresponde à faixa etária dos indivíduos da população. A idade pode ser definida por ano, mês e dia” (livro-base, p. 27). 2. Proporção: “É a grandeza de um determinado dado que é originado do mesmo grupo populacional em relação ao seu total. Por exemplo, a proporção de crianças de 0 a 4 anos em relação ao total da população” (p. 26). 3. Razão: calculam-se as diferenças entre os dados analisados – “é a relação entre diferentes valores [...]” (p. 26). 4. Taxa: “[...] como exemplos, temos as taxas de natalidade e de mortalidade, entre outras” (p. 26).
Questão 2/5 - Geografia da População
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A compreensão dos fenômenos demográficos, tanto em seus aspectos estáticos como dinâmicos, tem uma importância crucial na investigação das características educacionais de uma população [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERQUEIRA, C. A. e GIVISIEZ, G. H. Conceitos básicos em demografia e dinâmica demográfica brasileira, In: ABEP (Org.). Introdução à demografia da educação. São Paulo: ABEP, 2004, p. 16. 
A partir do excerto de texto e de seus conhecimentos sobre os conteúdos sobre taxa de natalidade, abordados no livro-base Geografia da População, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A taxa de natalidade é computada com o propósito de mensurar a quantidade de crianças nascidas vivas durante um ano, com seu cálculo resultando na taxa líquida.
	
	B
	A taxa de natalidade corresponde à relação entre o número de crianças nascidas vivas durante um ano e a população média total do mesmo ano, sendo que este cálculo corresponde à taxa bruta.
Comentário: “A taxa de natalidade corresponde à relação entre o número de crianças nascidas vivas durante um ano e a população média total do mesmo ano, sendo que este cálculo corresponde à taxa bruta” (livro-base, p. 35).
	
	C
	O cálculo é feito dividindo o número de óbitos pela população total da região.
	
	D
	Para calcular a taxa de natalidade, o número de mulheres que está em idade de reprodução é considerado.
	
	E
	A taxa de natalidade é um indicador da demografia que determina o número de nascidos vivos a cada 100 habitantes de uma determinada área ou região, por um determinado período de tempo, geralmente um ano.
Questão 3/5 - Geografia da População
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Quantos movimentos sobre os quais nada se sabe não terão sido necessários para trazer os homens para o continente americano até os confins das zonas geladas onde caçavam renas?”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEORGE, P. Geografia da população. Trad. de Miguel Urbano Rodrigues. São Paulo: Editora Difel, 1978, p. 101. 
Com o auxílio das informações e dos conteúdos estudados no livro-base Geografia da população enumere, na ordem sequencial, as explicações sobre aspectos migratórios que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Aspectos naturais
2. Aspectos políticos
3. Aspectos socioeconômicos
4. Aspectos culturais
(  ) A necessidade de obter  “melhores condições de vida”, tendo em vista uma precariedade financeira.
(  ) Questões fortemente atreladas à religião, etnias e raças.
(  ) Situação de não conformidade com regimes e normas estabelecidas no país.
(  ) Podem ser de ordem imediata, quando determinadas situações acontecem de surpresa, ou de maneira gradativa, as quais se agravam com o tempo. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 4 – 2 – 1
Você acertou!
A alternativa correta é a a, sequência: 3 – 4 – 2 – 1. 1. Aspectos naturais: deslocamento ocasionado por “[...] desastres ou catástrofes naturais que impossibilitem a qualidade de vida no local. [...] podem ser de ordem imediata, como terremotos, tufões [...], ou [...] fenômenos que se agravam com o tempo, como a seca” (livro-base, p. 127). 2. Aspectos políticos: Migração por motivos de perseguição política, em que o indivíduo ou grupo não têm o direito de expressar opiniões que são contrárias às ideias políticas do Estado (p. 127). 3. Aspectos socioeconômicos: quando há a constatação de que a migração do indivíduo aconteceu pela busca por melhores condições econômicas, tendo em vista que o seu local de origem possui condições socioeconômicas desfavoráveis (p. 126). 4. Aspectos culturais: associam-se os fatores culturais da migração aos motivos que levam uma pessoa ou um grupo a sair do local onde estão instaladas pela insatisfação diante da liberdade religiosa e cultural (p. 127).
	
	B
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 4 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 4 – 1
Questão 4/5 - Geografia da População
Considere a seguinte afirmação: 
“O conceito de redes vem se tornando um caminho analítico para a compreensão de certos aspectos da organização dos centros urbanos e da forma como estes se articulam no território”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, R.; BRAGA, F. Redes sociais, redes territoriais e migrações. Cadernos do Leste, v. 2, 2009, p. 26-40. s. p. 
De posse das informações e considerando os conteúdos do livro-base Geografia da população sobre redes migratórias, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Redes migratórias são conexões realizadas por estradas, utilizadas pelos migrantes, que interligam mais de uma nação.
	
	B
	Redes migratórias são ligações tecnológicas que possibilitam o contato entre a família e o emigrante.
	
	C
	Redes migratórias constituem uma formação cultural entre o país de origem e os deslocados.
	
	D
	Redes migratórias são uma série de ligações interpessoais de amizade ou parentesco entre migrantes com uma característica comum: o local de origem.
Você acertou!
A alternativa correta é a d: “As redes migratórias podem ser entendidas, resumidamente, como uma série de ligações interpessoais de amizade ou parentesco entre migrantes com uma característica em comum: o local de origem. As conexões de uma rede de migrantes constituem uma formação social que pode facilitar o acesso a um emprego em outro país, por exemplo. A expansão das redes pode reduzir os custos e riscos da movimentação de pessoas, e isso acaba promovendo o crescimento dos movimentos migratórios [...]” (livro-base, p. 133, 134). Nesse mesmo sentido, as alternativas a, b, c e e são incorretas, por possuírem caráter rodoviário (alternativa a e e), tecnológico (alternativa b) e cultural, longe do aspecto social que a rede possui, além do significado deslocado se referir a outro aspecto (alternativac) (livro-base, p. 133 e 134).
	
	E
	Redes migratórias são conexões que possibilitam o tráfego de pessoas.
Questão 5/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“A riqueza de informações que se revela no exame da estrutura etária e por sexo de uma população pode ser traduzida pela sua representação na pirâmide etária, que, na verdade, é um gráfico de barras horizontais, em que o eixo horizontal representa o valor absoluto ou relativo da população e o eixo vertical representa os grupos etários tendo na sua base os grupos etários mais jovens”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERQUEIRA, C. A.; GIVISIEZ, G. H. Conceitos básicos em demografia e dinâmica demográfica brasileira, In: ABEP (Org.). Introdução a demografia da educação. São Paulo: ABEP, 2004, p. 15. 
Com o auxílio das informações e dos conhecimentos adquiridos na leitura do livro-base Geografia da população, assinale a alternativa que contemple a organização e estrutura de uma pirâmide etária:
Nota: 20.0
	
	A
	A base estreita de uma pirâmide etária retrata países com um desenvolvimento econômico precário.
	
	B
	Uma base larga representa a faixa etária populacional de zero a quatro anos de idade
	
	C
	O topo largo indica que a população envelhece mais tarde, compreendendo assim uma elevada expectativa de vida.
Você acertou!
A alternativa correta é a c, pois uma pirâmide assim descrita normalmente representa pirâmides etárias caracterizadas como envelhecidas (países como Alemanha, França, Inglaterra): “uma pirâmide etária envelhecida representa uma população com predominância de adultos e uma base bem estreita. Seu topo é mais largo, o que propõe que o número de idosos é elevado, principalmente em relação às demais pirâmides” (livro-base, p. 62). A alternativa a é incorreta, pois a base estreita normalmente pertence a países com um desenvolvimento econômico elevado, países desenvolvidos, em razão da baixa taxa de natalidade. A alternativa b é incorreta, pois a base de uma pirâmide etária vai de zero a dezenove anos. A alternativa d é incorreta, tendo em vista que o topo/cume/pico de uma pirâmide representa a população compreendida como idosa, de faixa etária igual ou acima dos 60 anos. A alternativa e é incorreta, pois essa pirâmide (base larga, corpo e cume estreitos) é característica de países subdesenvolvidos e, consequentemente, ela retrata uma baixa qualidade de vida (p. 61-63).
	
	D
	O cume ou pico de uma pirâmide etária representa a população até 59 anos.
	
	E
	Países com a pirâmide etária de base larga, corpo e cume estreitos representa os países com os melhores índices de qualidade de vida.

Continue navegando