Buscar

Questionário de Fisiologia cardio

Prévia do material em texto

Questionário de Fisiologia cardíaco
1 Descreva a Pequena e Grande Circulação:
Pequena circulação: transporta sangue do coração aos pulmões e, destes, novamente ao coração (coração – pulmão – coração). Grande circulação: conduz o sangue do coração a todos os órgãos do corpo e é responsável pelo seu retorno ao coração (coração – corpo – coração).
2 Explique o ciclo cardíaco:
Ciclo cardíaco se divide em duas fases: sístole e diástole.
A sístole é o período de contração muscular do coração. Nesse período do ciclo cardíaco as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar.
3 Defina:
a) Pressão Arterial: A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico.
b) Pressão Arterial Sistólica: A sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos. é o maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial.
c) Pressão Arterial Diastólica: A diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração. É o menor valor verificado durante a aferição de pressão arterial.   
d) Veia: é considerada um vaso sanguíneo que transporta o sangue em direção ao coração, fazem parte do sistema circulatório do organismo e se ramificam por todo nosso corpo. A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração.
e) Artéria: São vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas contrastam-se com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração. cada um dos vasos que transportam sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, via de comunicação importante por onde circula grande parte do tráfego.
f) Sangue Venoso: é o sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono, que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar.
g) Sangue Arterial: é o sangue rico em oxigênio. 
O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio.
h) Freqüência Cardíaca: é o número de pulsação do coração pela unidade de tempo. A frequência cardíaca é expressada geralmente como batidas pela acta (BPM). Os batimentos cardíacos a fornecer oxigenaram o sangue limpo do ventrículo esquerdo aos vasos sanguíneos do corpo através da aorta.
i) Hematose: transformação do sangue venoso em arterial, por meio de oxigenação nos pulmões. É um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares.
4 Responda:
a. O que é débito cardíaco? Explique: Débito cardíaco ou Gasto cardíaco é o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto. É igual à frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. Portanto, se o coração está batendo 70 vezes por minuto e a cada batimento 70 mililitros de sangue são ejetados, o débito cardíaco é de 4900 ml/minuto.
b. Quais são as válvulas cardíacas? Dê sua função?
são estruturas formadas por uma parede rígida e delgada no coração que se ramifica e formam outras finas paredes de saída de cada uma das quatro câmaras do coração. Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar.
As válvulas cardíacas têm a função de impedir o retorno do sangue. Fecham-se e abrem-se passivamente por um gradiente pressórico. Os músculos papilares contraem-se junto com os ventrículos, puxando as cúspides em direção ao mesmo, evitando prolapso valvar.
c. O que é nó SA e nó AV? Dê sua função? 
O nó SA está localizado na parede posterior do átrio direito, onde a veia cava chega ao coração. O nó AV está na porção inferior do septo interatrial.
d. Desenhe as estruturas do sistema de condução cardíaca nominando-as: são as estruturas onde se produz e se transmite o estímulo eléctrico, permitindo a contração do coração. Os seus elementos principais são o nó sinsual, o nó atrioventricular (nó AV), o feixe de His e as fibras de Purkinje.
e. Qual é o nível normal de Freqüência Cardíaca ( FC) e Freqüência Respiratória (FR)? 
FC normal varia entre 60 e 80 batimentos por minuto (Bpm).
FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA (FR) é o número de vezes que o indivíduo respira no intervalo de 1 minuto. A sua verificação se faz através da observação do movimento torácico. O valor normal varia entre 12 e 20 incursões por minuto (ipm) dependendo da idade.
f. Porque a FC aumenta durante o movimento corporal?
A FC de repouso aumenta porque, quando nosso corpo passa de uma posição, deitado, para outra, de pé, o volume sistólico cai imediatamente. Isso se deve sobretudo ao efeito da gravidade, que faz com que o sangue se acumule nas pernas, reduzindo o volume de sangue que retorna para o coração.

Continue navegando