Buscar

Exercícios de revisão Sistema Circulatório e Linfático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deivid de Aragão
Exercícios para Revisão do sistema Circulatório Sanguíneo e Sistema Linfático – Aula – 4
1 - Faça uma comparação entre o Sistema Circulatório Sanguíneo e o Sistema Linfático. 
R: O Sistema Circulatório é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue; sua principal função é bombear o sangue por todo o corpo através das artérias e veias. O sistema Linfático é composto pelas linfas, linfonodos, capilares linfáticos, Timo, Baço e Tonsilas; sua principal função é realizar a drenagem de resíduos e na imunidade.
2 – Trace o movimento de uma gota de sangue através do sistema circulatório humano, listando todas as estruturas pelas quais ela passe (incluindo todas as partes do coração). 
R: Átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, arco da aorta, artéria subclávia esquerda, artéria axilar esquerda, artéria braquial esquerda, artéria radial esquerda, arco palmar superficial esquerdo, artéria dorsal metacarpal esquerda, artéria dorsal digital, veia dorsal digital, veia dorsal metacarpal, arco venoso dorsal esquerdo, veia basílica esquerda, veia cefálica esquerda, veia axilar esquerda, veia subclávia esquerda, veia braquicefálica esquerda, veia cava superior, ártrio direito, ventrículo direito, tronco pulmonar, artérias pulmonares.
3 – Nomeie as camadas das paredes de um coração humano e descreva suas estruturas. 
R: Pericárdio; membrana mais externa, tecido conjuntivo que mantem o coração no mediastino.
Epicárdio; Camada externa do coração, uma lamina serosa
Miocárdio; Camada média e mais espessa do coração, composto de músculo estriado cardíaco, é responsável pelas contrações
Endocardio; Camada mais interna do coração, reveste todas as câmaras cardíacas.
4 - Qual o significado da diferença de pressão desenvolvida pelos átrios direito e esquerdo do coração. 
R: No ciclo cardíaco, os átrios devem exercer uma pressão suficiente para abrir as válvulas bombeando sangue nos ventrículos. O átrio esquerdo recebe sangue apenas das veias pulmonares, e o átrio direito das veias cava superior e inferior, das coronárias e das veias anteriores menores, por isso a diferença de pressão entre eles.
5 – Defina frequência cardíaca, volume sistólico e débito cardíaco. Explique como mudanças na frequência cardíaca ou no volume sistólico afetam o débito cardíaco. 
R: Frequência cardíaca; Batimentos por minutos
Volume sistólico; Quantidade de sangue ejetado por batimento (ml/batimento)
Débito cardíaco; Volume de sangue ejetado pelo coração em 1 minuto
6 – A resistência é maior em uma arteríola ou em uma veia e por quê? 
R: Em uma arteríola, porque necessita de pressão para empurrar o sangue para os capilares, e na veia, existem válvulas que empurram o sangue em uma só direção.
7 – Explique as mudanças na pressão sanguínea à medida que o sangue flui através do sistema circulatório. 
R: O sangue sai da aorta com elevada pressão devido a sístole do ventrículo esquerdo, passa pelas artérias e vai diminuindo devido ao relaxamento das artérias e arteríolas.
8 – O fluxo sanguíneo aórtico começa a aumentar somente algum tempo após o início da contração ventricular. De modo similar, o fluxo sanguíneo aórtico continua em um nível relativamente alto no período diastólico. Explique por quê? 
R: Pois nas paredes das artérias existem fibras elásticas, que são capazes de armazenar energia do potencial de ação, e utilizar essa energia no momento de diástole, oferecendo resistência á queda instantânea de pressão e fazendo com que o fluxo sanguíneo seja contínuo.
9 – Descreva as principais funções do sistema linfático. 
R: Drenagem de resíduos em excesso, produção de células protagonistas da imunidade, absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório
10 - O sangue é um tecido conjuntivo que consiste de plasma (líquido) mais elementos figurados (eritrócitos, leucócitos e plaquetas). Quais são os três componentes que compõem o sistema cardiovascular?
R: Coração, Sangue e Vasos Sanguíneos. 
11 – Quais são os órgãos relacionados ao sistema linfático? 
R: O Baço, os Linfonodos, as Tonsilas, o Timo.
12 – Quais são as principais funções do Baço e do Timo? 
R: O Baço é responsável pela destruição dos microorganismos estranhos dos vasos, filtrando este, e também atua na resposta imune do organismo.
O Timo é o responsável pela produção de linfócitos, quando criança, ele é de tamanho considerável e ao longo da puberdade, para de crescer e definha, sendo substituído por gordura.

Continue navegando