Buscar

Controle e automação de processos industriais - Aula03

Prévia do material em texto

Controle e automação de processos industriais
Prof. Allan
2018.2
 Uma empresa automobilística quer ampliar sua produção de carros populares criando mais uma linha de montagem automatizada em sua fábrica principal.
Podemos perceber rapidamente que o volume de produção é grande, razão pela qual determinamos que será um modo rígido de automação, pois cada elemento deverá realizar apenas um tipo de trabalho
 Uma empresa química regional, fabricante de desinfetantes para clínicas veterinárias, desenvolve três tipos distintos do seu produto, diferenciando apenas alguns componentes. Esta é uma empresa de produção média que pode possuir uma linha de produção flexível, o que implica que os três produtos podem ser fabricados juntos, apenas com pequenas modificações na linha de produção
 Uma empresa que presta serviços de calibração de balanças de precisão possui uma grande variedade de produtos para os quais presta assistência.
Neste caso, você pode perceber que existe uma grande variedade de produtos, porém, como é um serviço de grande especialidade, o volume de produção é bem baixo. Assim, podemos concluir que existe a necessidade de um tipo programável de automação, pois a cada balança o equipamento tem de ser reprogramado
Exemplos:
Uma pequena empresa fabricante de peças de reposição para automóveis deseja automatizar uma de suas linhas de produção para ampliar sua produtividade. Para isso, contratou uma empresa de automação que enviou seu profissional ao local. Durante uma breve reunião para discussão das necessidades da linha de produção, ficou evidente que o responsável não conseguia descrever como deveria ser realizada a automação. Dois problemas: o do cliente e o seu
Como profissional responsável pelo problema, quais perguntas você faria ao encarregado da produção, a fim de compreender as necessidades desse cliente?
Qual é a primeira pergunta que você deve fazer para o responsável de produção da empresa?
O que é importante você saber para determinar o tipo de automação que deverá ser empregado?
Estudo de caso
Qual o tamanho da produção da empresa?
Quantos tipos de produtos são fabricados por eles e se estes são fabricados na mesma linha de produção ou em linhas distintas.
A resposta inclui determinar qual o tamanho da produção da empresa, quantos tipos de produtos são fabricados por eles e se estes são fabricados na mesma linha de produção ou em linhas distintas.
Observe a resposta do cliente, na qual estão contidas duas informações relevantes:
• A primeira informação diz que essa linha de produção fabrica trezentas lâmpadas de três tipos diferentes. Considerando essa configuração, podemos dizer que se trata de uma linha pequena ou de uma linha média de produção, pois, se fosse uma grande, teríamos apenas um tipo de produto.
• A segunda diz respeito à forma como esses produtos são fabricados. Essa linha do cliente fabrica três tipos de itens paralelamente, ou seja, há três produtos ao mesmo tempo na linha de produção.
Com essas duas informações, podemos dizer que o tipo de automação que melhor se encaixa à situação proposta é a automação flexível, por se tratar de uma linha com médio fluxo de produção
Uma empresa química contratou você para fazer a automação das linhas de produção. Ao todo, são três linhas que fabricam produtos distintos. Ao chegar no local, você se depara com um tipo primitivo de fabricação, grande parte do chão de fábrica é composto por estações de trabalho automáticas e manuais e o empacotamento dos produtos é realizado artesanalmente. 
Na primeira reunião de definição do projeto você já percebe um problema: o responsável técnico da empresa acredita que parte de sua produção já é automatizada, pois ele tem máquinas que funcionam automaticamente.
Como profissional responsável pela automação das linhas, você percebeu que o
setor de empacotamento é crítico para a automação das linhas de produção e deve ser o primeiro a ser adequado. Então, você fez questionamentos e obteve a seguinte resposta: “o setor de empacotamento funciona desta forma, pois nunca tivemos necessidade de mudá-lo, ele trabalha com três produtos distintos, porém as dimensões são as mesmas e podemos separar os produtos para empacotá-los, um tipo por vez, embora a carga de cada produto seja elevada e pretendamos aumentá-la mais”.
Essa resposta permite a definição de um tipo de automação. Qual seria esse tipo?
O mais importante é o entendimento dos problemas (seu e do cliente) e a análise das informações obtidas com os questionamentos corretos.

Continue navegando