Buscar

ap1 parcial farmacotecnica 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Você tem a responsabilidade de formular uma nova solução de uso oral contendo um descongestionante nasal (fenilefrina) e um supressor da tosse (dextrometorfano) para o tratamento dos sintomas do resfriado ou da gripe. A solução deve apresentar aparência e sabor agradáveis, ser estável e conservada e possuir a concentração adequada, de modo que 1 a 2 colheres de chá possam ser usadas para a administração em crianças de 6 a 12 anos.
Informação :
O cloridrato de fenilefrina (C9H13NO2)HCl, massa molecular 203,67, é o sal selecionado para a preparação desse medicamento. O cloridrato de fenilefrina apresenta-se na forma de cristais brancos ou quase brancos, inodoros e de sabor amargo. Funde em 140 a 145ºC. É facilmente solúvel em água e etanol. É estável em solução com pH abaixo de 7,0. Acima desse pH, a degradação ocorre aparentemente envolvendo a cadeia lateral e perda da função amina secundária; o grupo fenólico permanece intacto. A presença de metais pesados, em especial o cobre, pode catalisar a decomposição. Possui duas constantes de dissociação (pKa): até 8,77 e até 9,84.
O dextrometorfano (C18H25NO, peso molecular 271,40) é um pó cristalino, quase branco ou levemente amarelado e inodoro, e funde em109 ,5 a 112,5°C. É praticamente insolúvel em água. O bromidrato de dextrometorfano (C18H25NO.HBr.
H2O, peso molecular 370,32) ocorre como cristais brancos ou um pó cristalino de odor característico, com uma faixa de fusão de 124 a 126ºC. E facilmente solúvel em etanol. E estável em soluções aquosas e hidroalcóolicas
Devido as características dos fármacos e a apresentação da forma farmacêutica final, Como você prepararia tal formulação. Apresente os constituintes necessários, sua concentração e sua função na formulação.
R-Antes de iniciar a manipulação a balança tem que estar devidamente calibrada, o manipulador deve estar equipada com EPI´s, deve ser realizada a assepsia das vidrarias e balcões. Tendo em vista toda a materia-prima que vai ser utilizada o farmacêutico vai conferir o lote, validade e quantidade a ser pesada. Após a pesagem é feita a trituração do ativo em graal de pistilo de porcelana em movimento no sentido horário, adiciona-se a água na quantidade pedida na ficha de pesagem, até a solubilização total do cloridrato de fenilefrina e dextrometorfano, efetuar a raspagem com uma espátula de silicone para que não haja perda do princípio ativo, transferir o princípio ativo já solubilizado para um cálice, depois efetuar a incorporação do mel na quantidade descrita na ficha de pesagem, utilizar o bastão de vidro para que os extratos se incorporem ao mel ja adicionado , depois completar o volume com o xarope simples, adicionar flarorizante,corente e conservante e incorporar novamente com o bastão de vidro. Após todo o processo de manipulação deve-se verificar o ph da formulação, relizar a limpeza do eletródo com água purificada, fazer a secagem do eletródo com papel fino e macio para evitar dano ao eletródo. O envasamento da formulação deve ser feito em vidraria previamente lavada e sanitizada conforme o manuel de Boas Praática de Manipulação. pronto, esta pronto o xarope, foi manipulado segundo prescrição.
cloridrato de fenilefrina concentração de 678,90 mols/l
dextrometorfano concetração de 9.046 mols/l
bromidrato concetração de 12.344 mols/l
cloridrato de fenilefrina:Para controlar a pressão arterial em situações de hipotensão e choque
Bromidrato de Dextrometorfano é indicado para tratamento sintomático da tosse seca irritativa (não produtiva) de diferentes origens, inclusive infecciosas (como gripes e resfriados).
2. Exemplifique situações em que o farmacêutico deve usar as técnicas de espatulação, trituração e levigação na prática farmacêutica.
R- Espatulação é utilizada para misturar substâncias sólidas que formam misturar eutéticas(liquefação)
Trituração utilizada para reduzir tamanho de partículas e misturar pós , sua função depende do tipo de grall ( de porcelana mistura e tristura e o de vidro mistura)
Levigação é utilizada para suspender um sólido em um líquido onde a mais leve sobe e a mais pesada fica.
3. Crie uma lista de 10 medicamentos, incluindo a concentração do(s) princípio(s) ativo(s) e a posologia recomendada, disponíveis como grânulos encapsulados que, quando abertos, podem ser adicionados à comida ou à bebida antes da administração. Liste três orientações que o farmacêutico pode fornecer ao paciente em relação à utilização desses produtos.
R- Omeprazol 20mg 
 Crianças com mais de 1 ano de idade: 10mg em dose única administrada pela manhã com o auxílio de líquido (água ou suco de frutas; mas não leite).Crianças acima de 20kg: 20mg. Caso a criança tenha dificuldade para engolir, as cápsulas podem ser abertas e o seu conteúdo pode ser misturado com líquido (água ou suco de frutas; mas não em leite) e ingerido imediatamente. Se necessária, a dose poderá ser aumentada, a critério médico, até, no máximo, 40mg ao dia. 
Venvase: Cada cápsula contém 30 mg de dimesilato de lisdexanfetamina equivalente a 17,34 mg de lisdexanfetamina base.
 As cápsulas de Venvanse devem ser tomadas inteiras ou podem ser abertas e o seu conteúdo dissolvido em alimentos pastosos, como iogurte ou em um copo com água ou suco de laranja. Se, ao tentar dissolver o conteúdo da cápsula houver pó compactado, uma colher poderá ser utilizada para dissolver os grumos no alimento pastoso ou líquido. A dose inicial e recomendada de Venvanse é de 30 mg uma vez por dia pela manhã. A dose pode ser aumentada até o máximo recomendado de 70 mg uma vez por dia pela manhã, conforme orientado pelo médico.

Continue navegando

Outros materiais