Buscar

ativ direitos humanos

Prévia do material em texto

1) Com certeza, os direitos humanos devem ser universais, pois assim pode-se garantir que todos possam ser verdadeiramente respeitados e que tenham assegurado o seu direito a uma vida mais digna e justa. Cabe a nós também, enquanto sociedade, se esforçar para promover o respeito a esses direitos e liberdades. Infelizmente, ainda há muito que se fazer. Ainda há desrespeito e desprezo aos direitos humanos. Temos até como um exemplo claro o nosso atual presidente, que é nitidamente contra há alguns desses preceitos. Não podemos aceitar que as coisas “piorem” e ter de conviver com violações de direitos, regimes totalitários, violências de Estado e retrocessos desse tipo.
2)
- Direito a diferença
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Entretanto, nos podemos perceber o quanto ainda as mulheres são diminuídas, os indígenas são desrespeitados, homossexuais, travestis e transsexuais são mortos, e o o quanto os negros são discriminados. 
- Direito à moradia
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
IX – promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;
X – combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos.
Enquanto é sabido que apenas um pouco mais de metade da população brasileira tem abastecimento de água e esgoto sanitário. Muitas pessoas vivem em aglomerações impróprias, as “favelas” e ainda, existem aqueles que não tem moradia nenhuma, os que vivem em situação de rua.
- Direito ao salário mínimo
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
IV – salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
O valor do salário mínimo brasileiro, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, deveria ser de R$ 4052,65, quatro vezes mais do que o salário fixado em janeiro deste ano (R$ 998). [1]
O cálculo, feito pelo Dieese, se refere ao chamado “salário mínimo necessário”, levando em conta os gastos de uma família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. A metodologia leva em conta o que está na lei – o atendimento das necessidades mínimas do trabalhador -, mas não é cumprido.
[1] https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/12/salario-minimo-ideal-fevereiro-dieese.htm

Continue navegando