Buscar

EXERCICIOS MODULO 1- ASPECTOS JURIDICOS ATUAÇÃO POLICIAL

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sábado, 16 Mai 2020, 17:35
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 16 Mai 2020, 18:29
	Tempo empregado
	53 minutos 52 segundos
	Notas
	3,75/5,00
	Avaliar
	75,00 de um máximo de 100,00
	Comentários
	Bom!
Que tal retornar ao conteúdo e revisar alguns pontos antes de avançar para a avaliação final?
Lembre-se que estes exercícios são somente para revisão de conteúdo e não são contabilizados na nota final.
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Faça a associação correta, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correspondente:  
I - Ações de Prevenção.                                           (   ) Polícia Federal.
II - Ações de Repressão.                                           (   ) Polícia Rodoviária Federal.
III  - Ações de prevenção e repressão.                      (   ) Polícia Civis.
                                                                                   (   ) Polícias Militares
Escolha uma:
a. III, III, II, I 
Parabéns! você acertou.
b. III, II, III, I
c. II, III, II,I
d. I, II, III, III
e. III, II, II, I
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: III, III, II, I.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue cada item abaixo, considerando a aplicação do princípio da proporcionalidade durante a intervenção do profissional de segurança pública:
I. Diante de eventual conflito de direitos fundamentais, como por exemplo, o direito à liberdade de locomoção e o direito à segurança, é preciso verificar os fatos, suas variáveis e formular um juízo de valor, principalmente frente a uma fundada suspeita. Trata-se de uma ponderação de valores que se fundamenta sobre o princípio da proporcionalidade, observando os critérios de adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.
II. Quando o policial tem à sua disposição os meios de verbalização, bastão policial, Dispositivo Eletrônico de Controle, contato físico (contenção e imobilização), algema, arma de fogo, dentre outros, utlizará aquele que for adequado para cumprir suas atribuições. A adequação exige que as medidas interventivas, adotadas pelo policial, sejam aptas a atingir os objetivos pretendidos.
III. Dentre os meios escolhidos, o profissional empregará aquele que causar menor impacto e dano ao indivíduo submetido à sua intervenção. Trata-se da necessidade, também conhecida por exigibilidade.
IV. A atuação deve guardar relação de equilíbrio entre o bem jurídico submetido à intervenção e direito protegido. Cuida-se da proporcionalidade em sentido estrito (também mencionada por alguns como razoabildade). É um juízo definitivo da medida sobre o resultado a ser alcançado, ponderando-se a intervenção e os objetivos perseguidos, sobre o fundamento do equilíbrio entre um e outro.
Estão CORRETOS:
Escolha uma:
a. Somente os itens II e IV.
b. Somente os itens I e III. 
Não foi desta vez!
c. Os itens I, II, III e IV.
d. Somente os itens III e IV.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Os itens I, II, III e IV..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que melhor especifica os destinatários da proteção jurídica e material das leis brasileiras:
Escolha uma:
a. Os brasileiros.
b. Os brasileiros e estrangeiros residentes no país.
c. Os brasileiros, estrangeiros residentes no país e estrangeiros em trânsito em território nacional. 
Parabéns! você acertou.
d. Os brasileiros e estrangeiros casados com brasileiros que residam em outro país.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os brasileiros, estrangeiros residentes no país e estrangeiros em trânsito em território nacional..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas marcando V para as que julgar verdadeiras e F para as que julgar falsas:
	Os órgãos públicos que constituem a administração pública, com exceção da segurança pública, estão vinculados às normas de direitos e garantias fundamentais, pelo que seus agentes devem agir, interpretar e aplicar as leis segundo ao que se dita.
	Resposta 1 
	É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Com efeito, não havendo flagrante delito nem outra restrição legal, é perfeitamente possível a permanência das pessoas nas esquinas até tarde da noite.
	Resposta 2 
	A existência de direitos e garantias fundamentais na Constituição tem sua razão de ser centrada na magnitude (dimensão) dos valores mais caros da existência humana que, por isso, devem estar resguardados em um documento jurídico supremo e com força vinculante máxima, tornando-se imune aos temperamentos ocasionais de quem ocupa o centro do poder, bem como das instabilidades políticas, religiosas, econômicas e sociais.
	Resposta 3 
	A atividade do poder público não pode deixar de respeitar os limites que lhe acenam os direitos e garantias fundamentais. Todavia, nos casos das atividades discricionárias da administração, cabe ao agente público atuar conforme sua convicção pessoal, independentemente da oportunidade e onveniência de seus atos.
	Resposta 4 
	O Direito de ir e vir, a liberdade física, espiritual, religiosa e política, por exemplo, integram algo maior: a dignidade da pessoa humana.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os órgãos públicos que constituem a administração pública, com exceção da segurança pública, estão vinculados às normas de direitos e garantias fundamentais, pelo que seus agentes devem agir, interpretar e aplicar as leis segundo ao que se dita. → Falsa, É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Com efeito, não havendo flagrante delito nem outra restrição legal, é perfeitamente possível a permanência das pessoas nas esquinas até tarde da noite. → Verdadeira, A existência de direitos e garantias fundamentais na Constituição tem sua razão de ser centrada na magnitude (dimensão) dos valores mais caros da existência humana que, por isso, devem estar resguardados em um documento jurídico supremo e com força vinculante máxima, tornando-se imune aos temperamentos ocasionais de quem ocupa o centro do poder, bem como das instabilidades políticas, religiosas, econômicas e sociais. → Verdadeira, A atividade do poder público não pode deixar de respeitar os limites que lhe acenam os direitos e garantias fundamentais. Todavia, nos casos das atividades discricionárias da administração, cabe ao agente público atuar conforme sua convicção pessoal, independentemente da oportunidade e onveniência de seus atos. → Falsa, O Direito de ir e vir, a liberdade física, espiritual, religiosa e política, por exemplo, integram algo maior: a dignidade da pessoa humana. → Verdadeira.
Questão 5
Parcialmente correto
Atingiu 0,75 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas marcando V para as que julgar verdadeiras e F para as que julgar falsas:
	Os direitos e garantias fundamentais têm feição absoluta, sendo considerados intangíveis e intocáveis a qualquer o momento.
	Resposta 1 
	Cada pessoa ao ser detentora de direitos, deve ter a consciência de que os exercerá observando a ética, valores morais, o bom senso, em especial, os direitos dos outros. Em Direito Constitucional chama-se a isso de eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
	Resposta 2 
	A liberdade é um direito constitucional absoluto, isto é, qualquer tentativa de impor limites ou regulá-la deve ser coibida.
	Resposta 3 
	Pelo fato do Brasil ser um Estado de Direito, todos os membros da sociedade se submetem à lei, não podendo, dessa feita, se valer de direitos e garantias fundamentais para a prática de ilícitos, bem como se esquivar de uma eventual responsabilidade pecuniária, civil ou penal.
	Resposta 4 
Feedback
Sua respostaestá parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 3.
A resposta correta é: Os direitos e garantias fundamentais têm feição absoluta, sendo considerados intangíveis e intocáveis a qualquer o momento. → Falsa, Cada pessoa ao ser detentora de direitos, deve ter a consciência de que os exercerá observando a ética, valores morais, o bom senso, em especial, os direitos dos outros. Em Direito Constitucional chama-se a isso de eficácia horizontal dos direitos fundamentais. → Verdadeira, A liberdade é um direito constitucional absoluto, isto é, qualquer tentativa de impor limites ou regulá-la deve ser coibida. → Falsa, Pelo fato do Brasil ser um Estado de Direito, todos os membros da sociedade se submetem à lei, não podendo, dessa feita, se valer de direitos e garantias fundamentais para a prática de ilícitos, bem como se esquivar de uma eventual responsabilidade pecuniária, civil ou penal. → Verdadeira.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Falsa
Verdadeira
Falsa
Falsa
Falsa

Continue navegando