Buscar

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial CFC 2020

Prévia do material em texto

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial
1. Página inicial
2. Meus cursos
3.  AJAPVA
4.  Realize a atividade 1
	Iniciado em
	domingo, 16 Ago 2020, 18:42
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 16 Ago 2020, 19:28
	Tempo empregado
	46 minutos 16 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
	Comentários
	Parabéns, você se saiu muito bem! 
Que tal relembrar alguns conceitos e partir para a avaliação final? 
Lembre-se que estes exercícios são somente para revisão de conteúdo e não são contabilizados na nota final.
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue cada item abaixo, considerando a aplicação do princípio da proporcionalidade durante a intervenção do profissional de segurança pública:
I. Diante de eventual conflito de direitos fundamentais, como por exemplo, o direito à liberdade de locomoção e o direito à segurança, é preciso verificar os fatos, suas variáveis e formular um juízo de valor, principalmente frente a uma fundada suspeita. Trata-se de uma ponderação de valores que se fundamenta sobre o princípio da proporcionalidade, observando os critérios de adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.
II. Quando o policial tem à sua disposição os meios de verbalização, bastão policial, Dispositivo Eletrônico de Controle, contato físico (contenção e imobilização), algema, arma de fogo, dentre outros, utilizará aquele que for adequado para cumprir suas atribuições. A adequação exige que as medidas interventivas, adotadas pelo policial, sejam aptas a atingir os objetivos pretendidos.
III. Dentre os meios escolhidos, o profissional empregará aquele que causar menor impacto e dano ao indivíduo submetido à sua intervenção. Trata-se da necessidade, também conhecida por exigibilidade.
IV. A atuação deve guardar relação de equilíbrio entre o bem jurídico submetido à intervenção e direito protegido. Cuida-se da proporcionalidade em sentido estrito (também mencionada por alguns como razoabildade). É um juízo definitivo da medida sobre o resultado a ser alcançado, ponderando-se a intervenção e os objetivos perseguidos, sobre o fundamento do equilíbrio entre um e outro.
Estão CORRETOS:
Escolha uma:
a. Somente os itens I e III.
b. Somente os itens III e IV.
c. Somente os itens II e IV.
d. Os itens I, II, III e IV. 
Parabéns! você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os itens I, II, III e IV..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe corretamente as assertivas abaixo:
I - Dilema entre a lei e a ordem.
II – Adequação.
III – Necessidade.
IV – Proporcionalidade em sentido estrito.
	Tensão entre emprego da força e respeito aos direitos individuais e coletivos.
	Resposta 1 
	Constitui um juízo definitivo da medida sobre o resultado a ser alcançado, ponderando-se a intervenção e os objetivos perseguidos, sobre o fundamento do equilíbrio entre um e outro. Essa análise deve ser formulada no caso concreto. É preciso verificar os fatos, suas variáveis.
	Resposta 2 
	Exige que as medidas interventivas, adotadas pelo policial, sejam aptas a atingir os objetivos pretendidos.
	Resposta 3 
	Também conhecida por exigibilidade, diz respeito à escolha, dentre os vários meios existentes, do menos gravoso para o indivíduo sujeito à atuação estatal.
	Resposta 4 
	Conflito durante o exercício da atividade de controle social pela polícia e a observância dos direitos em um regime de domínio político do povo – democracia.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Tensão entre emprego da força e respeito aos direitos individuais e coletivos. → I - Dilema entre a lei e a ordem., Constitui um juízo definitivo da medida sobre o resultado a ser alcançado, ponderando-se a intervenção e os objetivos perseguidos, sobre o fundamento do equilíbrio entre um e outro. Essa análise deve ser formulada no caso concreto. É preciso verificar os fatos, suas variáveis. → IV - Proporcionalidade em sentido estrito., Exige que as medidas interventivas, adotadas pelo policial, sejam aptas a atingir os objetivos pretendidos. → II - Adequação., Também conhecida por exigibilidade, diz respeito à escolha, dentre os vários meios existentes, do menos gravoso para o indivíduo sujeito à atuação estatal. → III - Necessidade., Conflito durante o exercício da atividade de controle social pela polícia e a observância dos direitos em um regime de domínio político do povo – democracia. → I - Dilema entre a lei e a ordem..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas marcando V para as que julgar verdadeiras e F para as que julgar falsas:
	Os órgãos públicos que constituem a administração pública, com exceção da segurança pública, estão vinculados às normas de direitos e garantias fundamentais, pelo que seus agentes devem agir, interpretar e aplicar as leis segundo ao que se dita.
	Resposta 1 
	A atividade do poder público não pode deixar de respeitar os limites que lhe acenam os direitos e garantias fundamentais. Todavia, nos casos das atividades discricionárias da administração, cabe ao agente público atuar conforme sua convicção pessoal, independentemente da oportunidade e onveniência de seus atos.
	Resposta 2 
	O Direito de ir e vir, a liberdade física, espiritual, religiosa e política, por exemplo, integram algo maior: a dignidade da pessoa humana.
	Resposta 3 
	A existência de direitos e garantias fundamentais na Constituição tem sua razão de ser centrada na magnitude (dimensão) dos valores mais caros da existência humana que, por isso, devem estar resguardados em um documento jurídico supremo e com força vinculante máxima, tornando-se imune aos temperamentos ocasionais de quem ocupa o centro do poder, bem como das instabilidades políticas, religiosas, econômicas e sociais.
	Resposta 4 
	É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Com efeito, não havendo flagrante delito nem outra restrição legal, é perfeitamente possível a permanência das pessoas nas esquinas até tarde da noite.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os órgãos públicos que constituem a administração pública, com exceção da segurança pública, estão vinculados às normas de direitos e garantias fundamentais, pelo que seus agentes devem agir, interpretar e aplicar as leis segundo ao que se dita. → Falsa, A atividade do poder público não pode deixar de respeitar os limites que lhe acenam os direitos e garantias fundamentais. Todavia, nos casos das atividades discricionárias da administração, cabe ao agente público atuar conforme sua convicção pessoal, independentemente da oportunidade e onveniência de seus atos. → Falsa, O Direito de ir e vir, a liberdade física, espiritual, religiosa e política, por exemplo, integram algo maior: a dignidade da pessoa humana. → Verdadeira, A existência de direitos e garantias fundamentais na Constituição tem sua razão de ser centrada na magnitude (dimensão) dos valores mais caros da existência humana que, por isso, devem estar resguardados em um documento jurídico supremo e com força vinculante máxima, tornando-se imune aos temperamentos ocasionais de quem ocupa o centro do poder, bem como das instabilidades políticas, religiosas, econômicas e sociais. → Verdadeira, É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Com efeito, não havendo flagrante delito nem outra restrição legal, é perfeitamente possível a permanência das pessoas nas esquinas até tarde da noite. → Verdadeira.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os ensinamentos sobre Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
· É assegurado aos presos o respeito à integridadefísica e moral, bem como a não submissão à tortura, respondendo por este ato os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
· Considerando a existência de um flagrante delito em que há o ingresso dos acusados com a vítima no interior do domicílio de um deles, durante o período noturno, a prisão efetivada por policiais só será considerada legítima se houver ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente para que efetuam a prisão em flagrante delito no interior da citada residência.
· A ação regressiva de que trata o Art. 37, § 6º, da CF/88, prescreve em 10 (dez) anos, a contar do ato praticado pelo policial ou da decisão judicial que condena o Estado a ressarcir o cidadão, nos casos de indenização por violência policial.
· Pacto de São José da Costa Rica não tem efeito nenhum sobre as ações de segurança pública.
· A Lei nº 13.060, de 22/12/2014, que “disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública, em todo o território nacional”, traz expressamente em seu corpo a previsão de observância ao princípio da proporcionalidade, durante as ações de segurança pública. 
O resultado é: 
Escolha uma:
a. V – V – F – F – V
b. V – F – F – F – V 
Parabéns! você acertou.
c. F – V – F – V – V
d. F – F – V – V – V
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V – F – F – F – V.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas marcando V para as que julgar verdadeiras e F para as que julgar falsas:
	As garantias correspondem a instrumentos postos à disposição dos indivíduos para assegurar os direitos e limitar os poderes do Estado (habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, direito de petição).
	Resposta 1 
	No Estado atual de Direito é vedada a prisão para averiguação, sendo contudo, permitida a detenção para averiguação.
	Resposta 2 
	Os direitos e garantias fundamentais constituem um núcleo, um conjunto de regras e princípios que visam proteger a dignidade da pessoa humana.
	Resposta 3 
	A Constituição Federal de 1988 estabeleceu em seu artigo 5º que todos são iguais perante a lei, com uma pequena distinção de natureza, uma vez que, de acordo com a nacionalidade o direito à vida, à liberdade e à segurança podem ser suprimidos.
	Resposta 4 
	Quando alguma ação policial é considerada ilegítima, fora dos parâmetros do uso legítimo da força, tem-se como incompatível com o estado democrático de direito.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As garantias correspondem a instrumentos postos à disposição dos indivíduos para assegurar os direitos e limitar os poderes do Estado (habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, direito de petição). → Verdadeira, No Estado atual de Direito é vedada a prisão para averiguação, sendo contudo, permitida a detenção para averiguação. → Falsa, Os direitos e garantias fundamentais constituem um núcleo, um conjunto de regras e princípios que visam proteger a dignidade da pessoa humana. → Verdadeira, A Constituição Federal de 1988 estabeleceu em seu artigo 5º que todos são iguais perante a lei, com uma pequena distinção de natureza, uma vez que, de acordo com a nacionalidade o direito à vida, à liberdade e à segurança podem ser suprimidos. → Falsa, Quando alguma ação policial é considerada ilegítima, fora dos parâmetros do uso legítimo da força, tem-se como incompatível com o estado democrático de direito. → Verdadeira.
Parte inferior do formulário
I - Dilema entre a lei e a ordem.
IV - Proporcionalidade em sentido estrito.
II - Adequação.
III - Necessidade.
I - Dilema entre a lei e a ordem.
Falsa
Verdadeira

Continue navegando