Buscar

PAPER Completo Plano de negócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
INVESTINDO NO FUTURO
Acadêmico¹
Tutor Externo²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Atualmente toda empresa independente do tamanho possui um planejamento organizacional para conseguir alavancar seu crescimento e se tornar uma grande empresa de sucesso, para isso é necessário definir objetivos e criar um plano de negócio para conseguir enfrentar os obstáculos futuros. 
De acordo com essas informações podemos ter uma noção que para o empreendedor é necessário ter em mente um plano de negócio, o planejamento é essencial para saber visar como está a situação atual da empresa, saber onde ela pretende chegar e como fazer isso, e para isso é preciso determinar tarefas e prazos para ter o controle e a percepção das novas oportunidades ou riscos.
Para Wildauer (2011):
O plano de negócio pode ser resumido como sendo um documento no qual o empreendedor demonstra, em linguagem formal e objetiva, o negócio que quer conceber e mostrar para seus parceiros, sócios e futuros investidores, passando a estes a visão, a missão e os objetivos do empreendimento, o plano operacional, o plano de marketing, o plano financeiro, e o plano jurídico, de modo a facilitar seu entendimento e a sua aceitação por parte dos interessados. O plano de negócio apresenta a importância de um correto planejamento de todas as atividades e os recursos que um empreendimento necessita, em todos os momentos porque são poucas as chances de um sonho de negócio se tornar realidade. 
Como podemos ver, para um plano de negócio dar certo iremos precisar de um bom planejamento, para que o empreendedor possa estimular o processo econômico, buscando novas formas de alavancar cada vez mais o sucesso da organização.
O planejamento é função do Administrador, para obter ideias inovadoras, tomar decisões, colocar um objetivo ou meta que deve ser seguida pelos envolvidos, ter a percepção das oportunidades ou riscos que podem influenciar no futuro se colocadas em práticas. (MAXIMIANO, 2004, P 131).
Conforme Dolabela, (2008) "O empreendedor não desiste de seus sonhos e ideais. É o responsável por identificar oportunidades e introduzir inovações no mercado, realizando o papel de um verdadeiro agente de mudanças "
Muitas empresas funcionam algum tempo sem um plano de negócio, mas é um investimento de alto risco, muitos não percebem que podem prejudicar seu empreendimento.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Fonte: Empreendedor Esclarecido (2018)
Conforme o material acima podemos ver claramente as áreas que um plano de negócio deve conter:
-Sumário executivo: É uma síntese de todo o plano de negócio, no qual contém os principais detalhes de forma objetiva, para estimular a atenção de quem o lê.
-Análise de mercado: É a área que irá colher as necessárias informações sobre o mercado no qual a organização irá atuar, como, publico alvo, fornecedores, concorrentes.
-Plano de marketing: É um planejamento de ação de divulgação dos produtos e serviços oferecido pela organização, no qual o público alvo poderá ter acesso sobre as informações e preços.
-Plano operacional: É a área responsável pela atividade de rotina da empresa, descrevem as tarefas a serem realizadas pelos colaboradores e os procedimentos para alcançar os objetivos e metas desejados pela organização.
-Plano financeiro: É uma ferramenta onde encontra-se os elementos relativos ao financeiro, tais como, orçamentos, fluxo de caixa, balanço patrimonial e analise de dados.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para colocar em prática o material já apresentado podemos lembrar que o empreendedor que irá definir as metas, missões e o objetivo que será seguido, para isso é necessário que tenha um bom plano de negocio, pois sem um planejamento tudo que fizer poderá correr o risco de não dar certo e poderá perder todo o investimento que fez. Como exemplo de um planejamento que deu certo, irei mencionar a empresa Schwanke industrial LTDA uma empresa que fabrica materiais para limpeza, que começou com um pequeno negocio comprando resíduos têxteis e malharias e transformando em matérias-primas para fabricas de acolchoados, entre outros. Durante os anos foi se expandindo para fibras de algodão até criando equipamentos para a produção de novos produtos, pois tinha em mente de ser uma grande organização e conseguir seu lugar no mercado. 
O planejamento da Schwanke fica a cargo da alta administração, que definiram como a missão da empresa "'Produzir soluções em limpeza domésticas e industriais e em todos os campos de aplicação de não-tecidos, mantendo com respeito e profissionalismo, a liderança no mercado".
A empresa foi estabelecida em um ponto estratégico, próximo a BR-101, um dos principais eixos rodoviários do país, para que o escoamento de seus produtos fossem facilitados, assim diminuindo o custo logístico.
Para conseguir seu lugar no mercado precisou investir muito e sempre está inovando e acompanhado as tendências do comercio, fazendo suas pesquisas e se informando sobre os interesses do publico alvo, através de feiras como APAS SHOW, ABUP, Expo Brasil. Tendo como retorno novos clientes e maior exposição de sua marca no mercado.
Nenhuma empresa vai se tornar uma grande empresa de negócios de uma noite para o dia, a Schwanke está no mercado de limpeza à 60 anos, são muitos anos de investimentos e planejamento.
Com isso toda empresa deve preocupar-se em ter um planejamento em mente, para que obtenham todas as informações relativas ao processo produtivo, como custos, treinamento de funcionários, despesas legais, tecnologia de informação, entre outras. Porque é extremamente importante ter informações de fluxo de caixa para executar o planejamento, é necessário para o empreendedor ter todas as informações para que não tenha nenhum tipo de prejuízo.
5. CONCLUSÃO
Com o decorrer da pesquisa, foi apresentado a funcionalidade de um bom planejamento, descrevendo o processo continuo que consiste em um conjunto de ações para a execução de planos e monitoramento de resultados, visando qual o caminho o empreendedor deverá seguir para alcançar os objetivos almejados para o sucesso da organização.
Dada à importância do assunto, torna-se necessário o planejamento para qualquer organização independente de seu tamanho, devido facilitar a tomada de decisões dentro da empresa, diminuindo ao máximo a possibilidade de resultados negativos, assim resultando em seu crescimento diante do mercado.
Com isso a elaboração de um plano de negócio é essencial para o sucesso da empresa, pois pode medir os resultados presentes e futuros com mais precisão e segurança, esta ferramenta é fundamental para o mercado competitivo, para qualquer gestor.
REFERÊNCIAS
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: Uma ideia, uma paixão e um plano de negócio: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Sextante, 2008
MAXIMIANO. Monográfia: A Importância do Planejamento nas empresas de Micro, Pequenos e Médio Portes. Rio de Janeiro: Universidade de Cândido Mendes, 2010. 
WILDAUER, E. W. Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. Curitiba: Ibpex, 2011.
1 Débora Renata Silva
2 Tutor: Marcélio Pinto da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (FLX 1325) – Prática do Módulo III - 29/10/19

Continue navegando