Buscar

ESTUDO TRANSVERSAL III

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal III (17601)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512737) ( peso.:10,00)
	Prova:
	16188038
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A livre concorrência é um princípio constitucional, porém a legislação se preocupa em evitar que aconteçam casos de concorrência desleal. Existem quesitos que caracterizam se a concorrência é desleal. Acerca dos atos da concorrência desleal, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar propaganda em meios de divulgação nacionais.
II- Darem falsa impressão dos próprios produtos ou serviços. 
III- Denegrir o concorrente, levantando calúnias sobre os produtos ou serviços do mesmo.
IV- Desrespeito à cláusula contratual infringindo segredo de fábrica.
V- Oferecer o mesmo tipo de produto que um concorrente situado na mesma rua.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A lei descreve acerca da violação do Direito Autoral e suas sanções. Viola-se o Direito Autoral com o plágio, reprodução não autorizada, dentre outros, ou seja, sempre que alguém assumir indevidamente titularidade de obra intelectual alheia. Quais são as  ações que podem ser propostas para cessar a violação ao direito autoral?
	 a)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Data.
	 b)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório.
	 c)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, mandado de injunção.
	 d)
	Obrigação de não fazer, obrigação de fazer, ação indenizatória, busca e apreensão civil, ação declaratória, interdito proibitório, Habeas Corpus.
	3.
	Uma das partes iniciais do trâmite de registro de autoria é verificar o local em que esse registro será realizado. O Artigo 19 da Lei n° 9.610/98 descreve que ao registrar a sua obra, o proprietário deve efetuá-la em órgão público. Acerca do exposto, em que local será feito o registro de autoria?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10628241/artigo-19-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	O registro de autoria será somente na Escola de Música.
	 b)
	O registro de autoria será no órgão público em acordo com a sua natureza, podendo ser, na Biblioteca Nacional, na Escola de Música, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Cinema ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
	 c)
	O registro de autoria será somente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal Nacional.
	 d)
	O registro de autoria será somente na Biblioteca Nacional.
	4.
	O conhecimento tem se tornando muito mais valioso nos tempos contemporâneos, mudando o paradigma de serem o capital e mão de obra os únicos responsáveis pelo desenvolvimento econômico. Quanto ao conhecimento, a que tipo de bens eles são comparados?
	 a)
	Reais.
	 b)
	Intangíveis.
	 c)
	Obrigacionais.
	 d)
	Tangíveis.
	5.
	O Artigo 7º da Lei n° 9.610/98 descreve o rol de obras que são protegidas pelo Direito Autoral. Além disso, o Artigo 8º da referida lei descreve o que não é plausível de proteção, ou seja, o Direito Autoral acaba abrangendo algumas partes específicas definidas por lei. Como se divide o Direito Autoral?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10629875/artigo-7-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1999. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, desenho industrial e indicação geográfica.
	 b)
	Direito do autor, direito conexo, marcas e patentes.
	 c)
	Direito autoral, direito conexo, programas de computadores.
	 d)
	Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, topografia e cultivar.
	6.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 b)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 c)
	A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 d)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	7.
	É comum se pensar na inovação como uma única forma de ocorrência. A inovação pode ocorrer de três formas diferentes: criação, invenção e descoberta, cada uma dessas classificações tem suas peculiaridades e especificidades. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Criação (gênero).
II- Invenção (espécie).
III- Descoberta.
(    ) É mera revelação de algo já existente na natureza, embora até então seja desconhecida.
(    ) Surge através de uma descoberta e se caracteriza pela criação.
(    ) É necessário que seja intelectual e que solucione um problema técnico existente ou industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	8.
	A lei estabelece um vínculo entre o criador e o resultado da produção intelectual, assegurando a propriedade exclusiva sobre determinada obra. Isso ocorre para que lhe seja garantido o uso e gozo dos benefícios que venham a decorrer da obra. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O direito autoral não concede proteção aos desenhos, aos modelos industriais e às marcas industriais.
	 b)
	O direito autoral não concede proteção aos fotógrafos e artistas.
	 c)
	A proteção intelectual não protege apenas as empresas no domínio industrial, mas também o domínio cientifico, literário ou artístico.
	 d)
	O direito autoral não concede proteção às interpretações dos artistas intérpretes e às execuções dos artistas executantes.
	9.
	A obra, enquanto ideia, é um plano abstrato, místico e não é matéria concreta. Ao se exteriorizar a obra, podendo ser um simples rascunho, tem-se o corpus, a concretização, ou seja, quando a inspiração do autor se transforma em obra, essa merece proteção, mas enquanto é só uma ideia em si, não possui proteção. A quem é oferecida a proteção aos direitos conexos?
	 a)
	Proteção dada aos artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão em decorrência de interpretação, execução, gravação ou veiculação das suas interpretações e execuções, ainda aos programas de computadores e autores de obras literárias.
	 b)
	Proteção dada aos artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão em decorrência de interpretação, execução, gravação ou veiculação das suas interpretações e execuções.
	 c)
	Proteção concedida a marca e a obras literárias.
	 d)
	Proteção concedida à programas de computadores, propriedade industrial, proteção suis generis.
	10.
	A conceituação do que é patente é importante para que seja definido corretamente o que pode ou não ser enquadradosob essa classificação. Tal definição pode ser verificada pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que é o órgão competente brasileiro. Como pode ser definida patente?
	 a)
	Título de propriedade temporária concedido pelo Estado àqueles que inventam novos processos em maquinários.
	 b)
	Título de propriedade temporária concedido àqueles que inventam novos produtos.
	 c)
	Título de propriedade definitiva concedido pelo Estado àqueles que inventam novos produtos, processos ou fazem aperfeiçoamentos destinados à aplicação industrial.
	 d)
	Título de propriedade temporária concedido pelo Estado àqueles que inventam novos produtos, processos ou fazem aperfeiçoamentos destinados à aplicação industrial.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando