A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliacao II AVA Aspecto do Direito Constitucional 20-05-2020

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Maurecir dos Santos (1637686)
	
	Disciplina:
	Aspectos do Direito Constitucional (16789)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512474) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18100877
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O poder constituinte originário é compreendido também como um poder de direito, que tem por fundamento o Direito Natural, que é anterior e superior ao Direito de Estado. No procedimento de elaboração de uma nova Constituição, podemos identificar dois momentos de atuação do poder constituinte originário. Sobre o poder originário, analise as sentenças a seguir:
I- O poder constituinte originário designa os novos poderes que irão reger um determinado povo. 
II- O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição. 
III- O poder constituinte originário (instituído, constituído, secundário ou de segundo grau) é o que pode modificar a Constituição Federal e, também, elaborar as Constituições de cada Estado.
IV- O poder tem como característica ser um poder jurídico, derivado, limitado (ou subordinado) e condicionado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Os direitos de terceira geração dedicam-se aos princípios da solidariedade e da fraternidade. São atribuídos genericamente a todas as formações sociais, protegendo interesses de titularidade coletiva ou difusa. Sobre os exemplos de direito de terceira geração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
(    ) A defesa do consumidor, a paz, a autodeterminação dos povos, o patrimônio comum da humanidade, o progresso e desenvolvimento.
(    ) Esses direitos representam os meios de defesa das liberdades do indivíduo a partir da exigência da não ingerência abusiva dos Poderes Públicos na esfera privada do indivíduo.
(    ) Os direitos de terceira geração identificam-se com "as liberdades positivas, reais ou concretas, e acentuam o princípio da igualdade entre os homens (igualdade material).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático". Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade formal. 
(    ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. 
(    ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. 
(    ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos. Sobre os direitos fundamentais individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os direitos individuais correspondem aos direitos diretamente ligados ao conceito de pessoa humana e de sua própria personalidade, como o direito à vida, à dignidade e à liberdade.
(    ) O direito individual, também chamado de direito de defesa, liberdade pública ou direito negativo.
(    ) Os direitos individuais, estão previstos nos incisos XVI (direito de reunião), XVII, XVIII, XIX e XXl (direito à associação) e LXX (mandado de segurança coletivo).
(    ) Os direitos individuais estão previstos nos incisos XVII, XVIII, XIX e XXl (direito à associação) e LXX (mandado de segurança coletivo).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Podemos dizer que, desde o início do processo de afirmação do constitucionalismo moderno no século XVIII até os dias de hoje, toda e qualquer Constituição do mundo, seja qual for o seu tipo, liberal, social ou socialista, contém sempre como conteúdo de suas normas estes dois elementos: normas de organização e funcionamento do Estado, distribuição de competências e, portanto, limitação do poder do Estado e normas que declaram e, posteriormente, protegem e garantem os direitos fundamentais da pessoa humana. Segundo o entendimento de Baracho (1986) sobre o constitucionalismo moderno, assinale a alternativa CORRETA :
FONTE: BARACHO, José de Oliveira. Teoria geral do constitucionalismo. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 23, n. 91, 1986.
	 a)
	Uma Constituição normalmente escrita, de forma a ser certa, definitiva e inacessível, de modo que a minoria possa exercer seus direitos.
	 b)
	Uma parte da Constituição não é destinada à organização racional do poder, tendo como princípio fundamental a divisão de poderes ou de funções, de modo a limitar a atuação do poder do Estado.
	 c)
	Uma parte da Constituição é dedicada à transcrição de direitos fundamentais básicos da minoria dos cidadãos contra o arbítrio do Estado.
	 d)
	Uma Constituição rígida, protegida contra as arbitrariedades do poder, ou seja, cujos procedimentos de reforma sejam especiais e dificultados.
	6.
	As expressões "direitos humanos" e "direitos fundamentais" são comumente utilizadas com idêntico significado, mas há um traço distintivo entre elas. Sobre as características de direitos humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A expressão "direitos humanos" é reservada para aquelas reivindicações de perene respeito a certas posições essenciais ao homem.
(    ) São direitos postulados em bases jusnaturalistas, possuem índole filosófica e não têm como característica básica a positivação em uma ordem jurídica particular.
(    ) Já a expressão "direitos humanos" é utilizada para designar os direitos relacionados aos cidadãos, inscritos em textos normativos de cada Estado.
(    ) São direitos que vigoram em uma ordem jurídica e garantidos e limitados no espaço e no tempo, pois são assegurados na medida em que cada Estado os estabelece.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito constitucional descomplicado. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	No artigo 1º da Constituição temos a consagração dos princípios materiais estruturantes que constituem diretrizes fundamentais para toda a ordem constitucional. Sobre as características determinadas no artigo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trata-se de uma federação (forma de Estado).
(    ) Trata-se de uma república (forma de governo).
(    ) Adota o regime político socialista.
(    ) Constitui a limitação do poder e a restrição das garantias de direitos fundamentais aos particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República