Buscar

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PARA TI

Prévia do material em texto

(
_______
) (
 
Assinatura Prof.:
_______________
Nota Final:
 
Nota da Prova:
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROFESSOR: Marcus Medeiros
DISCIPLINA: ÉTICA E LEGISLAÇÃO PARA TI - CCT0638
ALUNO(A):_____________________________________________________________________________________
TURMA: 3001 TURNO NOITE DATA: 13/05/2020
AV1
 
Nota dos trabalhos:
)
 (
INSTRUÇÕES

 
Esta avaliação deve ser respondida pelo(a) aluno(a) e devolvida em formato PDF;

 
A postagem da avaliação deve ser feita no SIA/SAVA, no item “Trabalhos da Disciplina”;

 
O prazo limite para a postagem é até 13 de maio, às 23h59;

 
A avaliação é constituída de 03 (três) questões, as quais deverão ser respondidas a partir das informações do caso motivador apresentado abaixo;

 
Não serão aceitos os envios feitos em desacordo com estas orientações.
BOA PROVA!
)
 (
COMPOSIÇÃO DA
 
AV1
TRABALHO DE PESQUISA: VALOR 4,0 PONTOS + PROVA COM ESTUDO DE CASO: VALOR 6,0 PONTOS
)
QUESTÃO 1 (2,0 PONTOS)
Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960, a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político. (José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239.)
O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética.
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
Baseado no texto acima, conceitue Ética, Moral e faça uma breve explanação sobre a diferença entre
eles.
 (
Resposta:
)
Em uma cidade do interior, uma pessoa faz uma publicação em seu Blog pessoal sobre seu vizinho. Nessa publicação nosso personagem acusou seu vizinho de ter roubado uma toalha que estava em seu varal para utilização como cama para o seu cachorro. Claro que instantaneamente se criou um ambiente desagradável na vizinhança, e durante o decorrer da semana, os vizinhos sistematicamente discutiam aos berros na porta de suas casas. Passados 10 dias da publicação, o autor do Blog, andando em seu carro, de madrugada, decidiu avançar o sinal da rua que estava, esquina de sua casa, porque naquele horário ele achava que não haveria pedestres. Ao lentamente avançar o sinal, ao olhar para a esquerda, procurando outros carros e pedestres, sentiu uma batida no capô de seu carro. Parou, desceu do carro e viu que havia atropelado uma pessoa que vinha atravessando a rua pelo lado direito. Imediatamente tentou socorrer a vítima, ligando para a polícia e os bombeiros, que rapidamente compareceram ao local. Durante a assistência, o Blogueiro reconheceu a pessoa que havia atropelado. Era o seu vizinho!
Ao retornar para casa, preocupado com o ocorrido, resolvei tirar as manchas do capo de seu carro, causadas pelo acidente. Ao abrir o porta-malas do carro, na bisca de um pano para fazer a limpeza, notou que a toalha que ele procurava e havia acusado o vizinho de furtá-la estava lá, deixada por seu filho.
Levando-se em consideração o ocorrido, responda:
a) Quando o Blogueiro acusou seu vizinho, qual crime ele cometeu? Justifique.
b) O crime de atropelamento do Blogueiro deve ser considerado culposo ou doloso? Justifique.
 (
Resposta:
)
 (
QUESTÃO 
2
 (2,0 PONTOS)
)
Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados. 
Duas empresas estão disputando a titularidade de um aplicativo de transporte. Uma alega que foi a primeira a inventar o aplicativo e que a outra copiou a sua ideia. A segunda alega que já tinha dado entrada no pedido de patente junto ao INPI e que, portanto, teria os direitos de propriedade intelectual sobre o aplicativo e que estaria protegida pelo direito de prioridade.
Diante do apresentado, explique:
a) A primeira empresa tem patente do software?
b) O registro junto ao INPI garante a autoria do software para a primeira empresa? Justifique.
Resposta:

Continue navegando