Buscar

Atividade Oferta e Demanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia e Mercado
Assunto: Demanda e Oferta
A Demanda e Oferta – fazem parte do estudo da Microeconomia:
A microeconomia ou Teoria dos Preços analisa como consumidores e empresas interagem no 
Mercado, e como essa interação determina o preço e a quantidade de um bem específico.
Neste sentido a Microeconomia - é o ramo da economia que estuda o comportamento de cada “ molécula econômica” do sistema por meio de preços e quantidades relativas.
Para analisar o comportamento da demanda e da oferta, partiremos de alguns pressupostos básicos estabelecidos pela microeconomia.
Para orientar o estudo responda as seguintes questões:
1) De acordo com seu entendimento como pode ser definido Coeteris Paribus? E como funciona este principio?
Coeteris Paribus: a tudo o mais permanece constante. Ex: Se queremos avaliar o efeito do preço sobre a demanda, supomos a renda constante (mesmo sabendo que a renda também afeta a demanda de um bem), e se queremos analisar o efeito da renda sobre a demanda, considera-se o preço constante.
2) O que a teoria de valor-utilidade?
A teoria do valor-utilidade, o valor de um bem é formado pela satisfação que proporciona ao consumidor, e não pelo custo do trabalho embutido nesse bem. Logo, o valor de um bem se forma por sua demanda.
3) O diz a lei Geral da Demanda? Dê exemplos que se encaixam nesta lei
Lei Geral da Demanda: Quando o preço de uma mercadoria aumenta, a quantidade consumida desta diminui, mas quando seu preço diminui, a sua quantidade aumenta.
Ex: Em época de páscoa os produtos tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento da sua oferta.
4) O que irá determinar a relação da renda dos consumidores com a demanda de produtos?
Além do preço, existem, para cada indivíduo, diversas variáveis que condicionam suas escolhas enquanto consumidores, como sua renda, o preço dos outros bens relacionados, seus gostos e preferências. Para analisar a influência de cada uma dessas variáveis sobre a decisão dos consumidores, é preciso nos valer da hipótese Coeteris Paribus e avaliar o impacto de cada uma separadamente.
5) Quais os principais elementos que deslocam a curva de demanda?
A demanda aumenta e a criva desloca-se para a direita. Uma variação desfavorável desloca a curva da demanda para a esquerda. A introdução de um produto novo, o aumento no número de consumidores em um mercado, bens normais quando a renda aumente a demanda também aumenta as expectativas dos consumidores quanto aos preços dos produtos, à disponibilidade dos produtos e à sua renda também podem deslocar a demanda.
6) Qual a definição de oferta? Quais os fatores que condiriam a oferta?
A oferta exprime o comportamento dos produtores, mostrando o quanto esses empresários estão dispostos a vender a um determinado preço.
7) O diz a lei Geral da Oferta? Dê exemplos que se encaixam nesta lei.
A Lei Geral da Oferta: Quando o preço de uma mercadoria aumenta, a quantidade ofertada desta aumenta, mas quando seu preço diminui, a sua quantidade diminui. Ex: Frutas e verduras sofrem uma constante elasticidade do preço, pois a safra está muito sujeita às condições climáticas. Muitas vezes, produtores acabam tendo que vender produtos a um preço mais altos para recuperar prejuízos.
8) Quais os principais elementos que deslocam a curva de oferta?
Custo de produção, preço dos bens de produção, tecnologia, condições climáticas.
9) Em que momento ocorre o equilíbrio entre Oferta e Demanda?
Para que o equilíbrio seja atingido, não poderá haver interferência nem do Estado, nem de oligopólios, pois eles impediriam o ajuste natural dos preços ao sabor das forças de mercado.

Outros materiais