Buscar

resolucao da Ficha_Diodos de Potencia___E Potencia

Prévia do material em texto

1. Que tipo de semicondutor e utilizado em díodos de potencia?
R: Os díodos de potência são basicamente compostos por duas camadas, uma de um cristal tipo P ( carregado positivamente) e uma camada de cristal N ( carregado negativamente), a junção criada entre eles permite a passagem de corrente eléctrica em um único sentido.
2. Quais são as vantagens do díodo de silício?
R: As vantagens do díodo de silício são: o díodo de silício tem maior queda de tensão maior que do (germânio)0,3V e 0,7 V do (silício).
3. R: A polarização do diodo é dependente da polarização da fonte geradora. A polarização é directa quando o pólo positivo da fonte geradora entra em contacto com o lado do cristal P (chamado de ânodo) e o pólo negativo da fonte geradora entra em contacto com o lado do cristal N (chamado de cátodo).
4. R: A polarização é indirecta quando o inverso ocorre. Assim, ocorrerá uma atracção das lacunas do ânodo (cristal P) pela polarização negativa da fonte geradora e uma atracção dos electrões livres do cátodo (cristal N) pela polarização positiva da fonte geradora, sem existir um fluxo de portadores livres na junção P-N, ocasionando no bloqueio da corrente eléctrica.
5. R: A queda de tensão do díodo ideal de Silício e de 0,7 V e o de Germânio 0,3 V
6. R:
7. R:
8. R: Tensão de pico inversa (PIV): tensão que deve
Suportar sem entrar na região de ruptura
• Para o exemplo temos PIV = VS
• Normalmente escolhemos um díodo que suporte 50% a mais
Do valor esperado para PIV
9. R: teste de um díodo com um ohmímetro: 1passo: encosta-sea oonta de prova negativa no cátodo, a ponta de prova positiva no ânodo. Se o díodo estiver em bom estado, o ohmímetro deve indicar resistência baixa, ( vai marcar no display um valor próximo a 500ohm).
2passo: seguindo od mesmos procedimentos do 1 passo, mas invertendo as pontas de prova, a resistência deve ser muito alta, ou seja, não marca nada no display.

Continue navegando