Buscar

2 aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A sociedade industrial buscou enquadrar a estrutura da saúde em um modelo pré-concebido, circularizado e fechado em si mesmo como uma fábrica, onde entram pessoas __________ e saem pessoas _________.
		
	
	Doentes e quase tratadas.
	 
	Doentes e curadas.
	
	Curadas e quase tratadas.
	
	Curadas e doentes.
	
	Tratadas e mal tratadas.
	Respondido em 21/03/2020 08:56:37
	
Explicação:
A sociedade industrial buscou enquadrar a estrutura da saúde em um modelo pré-concebido, circularizado e fechado em si mesmo como uma fábrica, onde entram pessoas DOENTES e saem pessoas CURADAS.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As representações acerca do hospital enquanto instituição social de destaque nas sociedades ocidentais:
		
	
	não tiveram alterações ao longo dos últimos séculos, não apresentando nenhuma evolução significativa.
	 
	mudaram muito ao longo dos últimos três séculos, passando de instituição de reclusão e isolamento social para assumir na atualidade a função de uma das mais importantes instituições sociais.
	
	parecem permanecer bastante estáticas ao longo do último século, demonstrando uma certa atrofia da evolução do pensamento científico atual.
	
	mudaram radicalmente do século XVII ao século XX, demarcando uma descrença cada vez mais generalizada por parte do senso comum, marcada basicamente pela formação técnica cada vez mais precária dos atuais profissionais.
	 
	tornaram-se responsáveis por fornecer ao senso comum muitos dos conceitos científicos hoje utilizados em larga escala, misturando o saber médico com a religião, o curandeirismo e as demais ciências naturais.
	Respondido em 21/03/2020 08:59:03
	
Explicação:
Os hospitais no ocidente mudaram muito ao longo dos últimos três séculos, passando de instituição de reclusão e isolamento social para assumir na atualidade a função de uma das mais importantes instituições sociais.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o papel da Santa Casa de Misericórdia, na transformação do hospital aqui no Brasil, podemos afirmar:
		
	
	Levantou a bandeira da saúde privada e exclusiva.
	
	Funcionou como um dispositivo de controle e exclusão social.
	 
	Iniciou a transformação dos hospitais em instituições que zelavam pela saúde da população.
	
	Inseriu o conceito de saúde privada.
	
	Atendeu aos preceitos dos hospitais psiquiátricos e manicômios.
	Respondido em 21/03/2020 09:37:29
	
Explicação:
Com a criação da Santa Casa de Misericórdia iniciou-se a transformação dos hospitais em instituições que zelavam pela saúde da população.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, dois fatos marcaram o surgimento do hospital como instituição apta a zelar pela saúde da população. Trata-se:
		
	 
	da criação da Santa Casa da Misericórdia e da vinda da Corte Real para o Brasil.
	
	do desenvolvimento da medicina científica e da criação dos primeiros cursos de formação universitária na área.
	
	do desenvolvimento da medicina científica e da exigência republicana para o desenvolvimento de uma medicina mais científica.
	
	da utilização dos hospitais como instituições de reclusão e da exigência republicana para o desenvolvimento de uma medicina mais científica.
	
	da formalização do sistema prisional brasileiro e criação do Hospital das Clínicas de São Paulo.
	Respondido em 21/03/2020 09:42:21
	
Explicação:
A criação da Santa Casa da Misericórdia e da vinda da Corte Real para o Brasil.o Brasil, foram dois fatos que marcaram o surgimento do hospital como instituição apta a zelar pela saúde da população. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A prosperidade das cidades européias e o aumento da riqueza e poder da burguesia incentivaram as autoridades municipais a suplementar, no início, e depois, a assumir o encargo das atividades da Igreja. Vários fatores se congregaram para esse resultado. Indique nas alternativas a seguir o único fator que NÃO se congregou no caso acima:
		
	 
	As circunstâncias econômicas e sociais entre os séculos XIII e XVI alteram o significado e a intensidade do número de pobres.
	
	O cerceamento de terras de cultivo, os preços cada vez mais altos, a intensidade do desemprego e outros, tornam o problema da "vadiagem" cada vez mais agudo e importuno.sem meios de subsistência, muitos desses miseráveis, para poderem ser admitidos em hospitais (compreendidos na acepção de asilos) fingiam-se de doentes e aleijados, onerando todo o sistema assistencial.
	
	Hospitais e asilos religiosos passam a ser cada vez mais inadequados para fazer frente a uma concepção alterada de saúde/doença - a perspectiva medieval em que indigentes, desprotegidos e doentes, são necessários para a "salvação" dos que praticam a caridade, deixa de ser verdadeira.
	 
	A falta de recursos para gerir estas organizações por parte da igreja, levou ao estado assumir o gasto com estas organizações, visto que saúde já era dever do estado à essa época.
	
	A manutenção dos estabelecimentos hospitalares e similares dependia da caridade da população, assim como dos dízimos cobrados pela Igreja, o que fez com que o imenso patrimônio material começasse a provocar tentações em seus administradores.
	Respondido em 21/03/2020 09:46:21
	
Explicação:
A opção falsa a ser marcada é "a falta de recursos para gerir estas organizações por parte da igreja, levou ao estado assumir o gasto com estas organizações, visto que saúde já era dever do estado à essa época".   
Porque neste período a igreja tinha muitos recursos para gerir estas organizações e o estado não assumiu o gasto com estas organizações, e não era nesta época dever do estado o cuidado com a saúde.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Indique a alternativa INCORRETA com relação aos diferentes tipos de hospitais:
		
	
	Os hospitais municipais, estaduais e federais são um bom exemplo com relação aos diferentes tipos de hospitais
	
	Os hospitais públicos representam a grande porta de entrada para a assistência à saúde da população independente do perfil socio-econômico, uma vez que algumas intercorrências (acidentes ou doenças) precisam necessariamente passar pela assistência pública de saúde
	
	Além da divisão entre hospitais públicos ou privados, cada um desses tipos pode ainda atender a demandas de urgência e/ou emergência, ou prestar atendimento a demandas especializadas
	 
	Todos os hospitais privados atendem a uma parcela de pacientes oriundos dos hospitais públicos, como exigência para o seu funcionamento
	
	Com relação aos hospitais públicos, eles podem ser federais, estaduais ou municipais, além dos hospitais universitários.
	Respondido em 22/03/2020 08:31:11
	
Explicação:
Todos os hospitais privados atendem a uma parcela de pacientes oriundos dos hospitais públicos, como exigência para o seu funcionamento.
Esta assertiva esta incorreta, porque nem  todos os hospitais privados atendem a uma parcela de pacientes oriundos dos hospitais públicos, e não existe esta exigência para o seu funcionamento.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para obter assistência, o individuo deveria procurar os hospitais religiosos de caridade, que existiam somente no Rio de Janeiro e em alguns outros poucos grandes centros. Onde, nesses hospitais, alguns poucos médicos que se compadeciam dos doentes pobres atendiam a população, era uma característica da Saúde no país no período:
		
	
	Da Nova República
	 
	Colonial e dos Impérios.
	 
	Do Estado Novo
	
	Da Velha República
	
	Do Regime Militar de 1964
	Respondido em 22/03/2020 08:32:57
	
Explicação:
No período colonial e até o início do Império, a medicina era exercida  por profissionais com formação europeia, vivendo nas grandes cidades, atendendo às camadas altas da sociedade. Os pobres e escravos se utilizavam de curandeiro; da boa vontade dos patrões para resolverem seus problemas de saúde e de alguns poucos médicos que se compadeciam dos doentes pobres e os atendiam. As ações públicas em saúde eramrestritas basicamente à regulamentação da arte de curar, realizada por aqueles que comprovassem experiência.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O hospital é uma instituição de destaque nas sociedades urbanas contemporâneas. Por quê?
		
	
	Porque faz parte do Programa de Saúde da Família
	 
	Por deter a representação de cura na sociedade contemporânea.
	
	Porque faz parte do SUS e das metas do Ministério da Saúde.
	
	Por ser uma instituição pública e primária.
	 
	Porque representa o Estado e a cidadania contemporânea.
	Respondido em 22/03/2020 08:41:14
	
Explicação:
O hospital é uma instituição de destaque nas sociedades urbanas contemporâneas. Por deter a representação de cura na sociedade contemporânea.
A sociedade ver o hospital como um local para cura.

Continue navegando