Buscar

-1 TESTE DE CONHECIMENTO MOBILIZAÇÃO COMUNITARIA (O QUE É VIOLENCIA)

Prévia do material em texto

(
1
a 
Questão
)
"Produzido pela sociedade e expresso em infraestrutura, bens de capital, capital financeiro, imobiliário etc.".
O paragrafo acima define que tipo de capital?
Financeiro Social Especial Humano Natural
 (
2
a 
Questão
)
A cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, entre outras mazelas sociais. Enfim, nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. DE acordo com o autor T. H. Marshall a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito : I ­ Civil : direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18. II ­ Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19. III ­ Social : conjunto de direitos relativos ao bem­ estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20. Assinale a opção correta :
Apenas a assertiva III está correta.
As assertivas I , II e III estão corretas. Todas as assertivas estão incorretas Apenas a assertiva I está correta.
Apenas a assertiva II está correta.
Explicação:
A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às dominações,
seja do próprio Estado ou de outras instituições. Enfim, nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito: 1. Civil; 2.Político e 3. Social.
 (
3
a 
Questão
)
O modo de vida, formas de lazer, redes de parentesco e vizinhança dos moradores tem sido objeto de vários estudos antropológicos. Os centros comunitários de moradores são considerados como entidades de base por sua própria condição, esta apresenta formas difusas de organização ora liderados por associações, ora amparados por instituições religiosas, programas de governo e outras práticas. Em uma cidade, qual o principal núcleo urbano que se configura como principal centro de intercessão dos interesses comuns de uma comunidade?
Cidades. Vilas.
Ruas. Bairros. Municípios.
Explicação:
Os principais núcleos urbanos tem como origem a subdivisão em bairros, que é o grande centro de confluência a influência dos interesses comuns da sociedade. O bairro constitui hoje a unidade urbana com maior legitimidade diretamente ligada à sua população e comunidade. É no bairro que o indivíduo começa a definir sua identidade e os valores ligados ao coletivo e sua cidadania. Assim, a resposta correta é: Bairros.
 (
4
a 
Questão
)
Quando o Público não reflete, não representa os interesses de toda a sociedade (desconhece ou exclui os diferentes setores da sociedade), o Público se distancia da sociedade, e as instituições públicas perdem credibilidade e autoridade. Assim sendo, pode­se afirmar :	I ­ a governabilidade de uma sociedade provém da capacidade que tenham as instituições de refletir os interesses contraditórios de todos os setores sociais. II ­ A fortaleza do Estado surge de sua capacidade de refletir toda a sociedade.
III ­ Quando reflete só uma parte (e, portanto, é excludente), o Estado é frágil. IV ­ A democracia supõe a presença do conflito de interesses entre os diferentes setores, mas supõe que esses conflitos possam ser superados através da deliberação, da participação e da negociação e consenso transparente, para alcançar benefícios comuns que se expressam em forma de programas, leis e instituições que obrigam e servem a todos (o Público).
Todas as assertivas I, II, III e IV estão corretas. Apenas a assertriva III está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Explicação:
Entende­se a construção do público como a construção do que convém a todos, como resultado de uma racionalidade genuinamente coletiva. Um dos problemas de nossas sociedades reside no fato de que o coletivo não se rege por uma racionalidade coletiva, mas pelo cruzamento aleatório de racionalidades privadas ou semipúblicas (H.Gomez B). A democracia é
uma ordem construída em que as leis, as normas e as instituições são criadas pelas mesmas pessoas que as vão cumprir e proteger. A democracia é uma ordem auto­fundada. A autofundação da democracia supõe que é a sociedade civil quem funda, quem constrói o Público. A força das instituições públicas e das leis que regem as relações da sociedade depende de que ambas reflitam o interesse dos cidadãos. Quando a sociedade civil se organiza, quando os indivíduos se constituem em sujeitos sociais, buscam que o Público (o que convém a todos) surja da deliberação e da participação de todos, que o Público reflita a comunidade e a sociedade civil. Quando isso ocorre, veem seus interesses representados no todo geral, no Estado e a ação pública é apoiada pela sociedade e se torna transparente.
 (
5
a 
Questão
)
A capacidade de uma sociedade de estabelecer laços de confiança interpessoal e redes de cooperação com vistas à produção de bens coletivos é denominada?
 Capital Humano Capital Social Capital Financeiro Capital Natural Capital Internacional
 (
6
a 
Questão
)
A Segurança Pública merece um debate constante, mas ocorre que há uma falta de percepção, um esquecimento real do significado do termo. O combate a criminalidade não pode se limitar apenas pela via da atividade policial. Outra dificuldade é a integração de recursos da comunidade e os recursos estatais, do governo. A participação dos indivíduos é fator fundamental para democratização das questões comunitárias, inclusive à Segurança Pública. Uma melhor forma de participação do indivíduo, para incremento do debate sobre a relação entre o público e Segurança Pública via:
Democracia Indireta. Democracia Direta.
Capital Humano. Conselhos Comunitários. Capital Social.
Explicação:
Segurança Pública é uma das mais importantes funções do Estado, aos seus cidadãos, na garantia de sua incolumidade física e moral. O cidadão também tem sua parcela de responsabilidade pela segurança de toda sociedade, inclusive uma responsabilidade constitucional. Os Conselhos Comunitários de Segurança possuem um papel de articulador na execução do policiamento comunitário, pois tem um maior conhecimento dos fatos criminosos que acontecem ao seu redor. Assim, a resposta correta é: Conselhos Comunitários.
 (
7
a 
Questão
)
A definição de comunidade é algo um tanto complexo, contudo, alguns consenso podem ser alcançados. Quanto à comunidade podemos lançar algumas colocações: I ­ As comunidades são marcadas por forte solidariedade social. II ­ Nas comunidades os indivíduos se aproximam e estabelecem frequentes relacionamentos interpessoais. III ­ A forte solidariedade não gera a aproximação das pessoas. São corretas as assertivas:
As assertivas I e III Somente a II Somente a I Somente a III
As assertivas I e II
 (
8
a 
Questão
)
"Expressa a capacidade de uma sociedade de estabelecer laços de confiança interpessoal e redes de cooperação com vistas à produção de bens coletivos".
 (
Respondido em 20/04/2020 13:00:48
) (
Social Especial Financeiro Natural
Humano
)A frase acima define que tipo de capital?

Continue navegando