Buscar

10 TESTE DE CONHECIMENTO MOBILIZAÇÃO COMUNITARIA (VIOLENCIA NO TRANSITO)

Prévia do material em texto

(
1
a 
Questão
)
O Conselho Nacional de Segurança Pública CONASP, instituído pelo Decreto nº 2169, de 04 de março de 1997, estabeleceu um colegiado de cooperação técnica para o combate da criminalidade. O CONASP era composto por representantes de órgãos gestores e de forças policiais. Exceto pela participação do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, não havia qualquer representante da sociedade civil organizada entre seus membros. Dentre as afirmativas abaixo, qual exemplifica um membro da nova composição do CONASP:
Presidente do Poder Legislativo. Conselhos Regionais de Policiais Militares.
Conselhos Regionais de Delegados de Polícia.
Os Presidentes dos Conselhos Regionais de Segurança Pública. Presidente do Poder Executivo.
Explicação:
Membros da CONASP
No que diz respeito à sua composição, era formado por 8 membros: O Ministro da Justiça como presidente;
¿ Secretário Nacional de Segurança Pública como vice­presidente;
¿ Secretário de Planejamento de Ações Nacionais de Segurança Pública;
¿ Os presidentes dos Conselhos Regionais de Segurança Pública;
¿ O Inspetor Geral das Polícias Militares;
¿ O Diretor do Departamento de Polícia Federal;
¿ O Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.
 (
2
a 
Questão
)
O campo da segurança pública possui uma inserção tardia e em construção nas instituições participativas como conselhos e conferências nacionais. Para a continuidade e efetividade dos resultados da CONSEG e a reestruturação da CONASP firmou­se co,o uma ação prioritária. Um dos marcos desta continuidade foi o decreto nº 6.950, de 26 de agosto de 2009, determinou várias inovações. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, uma destas inovações:
Influenciar um processo cultural, social, filosófico e político. Previsão de participação dos três seguimentos ¿ gestores, trabalhadores da área de segurança e sociedade civil.
Promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida,, baseada na propriedade comum.
Direção dos negócios públicos é atribuída a um gabinete ministerial. Decisões apenas com caráter consultivo.
Explicação:
Relação entre o CONASP e a 1ª CONSEG
Em consonância com o Eixo 1: Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo, uma das ações prioritárias definidas na 1ª CONSEG foi a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) indicada pela sua coordenação. Para a continuidade e efetividade dos resultados da CONSEG, a reestruturação do CONASP firmou­se como uma ação prioritária. O Decreto nº 6.950, de 26 de agosto de 2009, foi publicado, de modo simbólico, no primeiro dia da Etapa Nacional, da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Entre suas principais inovações, podemos mencionar a previsão da participação dos três segmentos ¿ gestores, trabalhadores da área da segurança e sociedade civil. Além disso, suas decisões deixam de ter caráter meramente consultivo, e passam a ter força deliberativa e, com a homologação ministerial, ganham poder normativo.
 (
3
a 
Questão
)
O CONASP é um órgão colegiado de cooperação técnica entre os entes federativos no combate a criminalidade, subordinado diretamente ao Ministério da Justiça. Criado em agosto de 1989, foi parcialmente modificado em 1997. Com vista a uma nova reformulação, em agosto de 2009 foi instalada uma composição transitória, responsável pelo processo de reforma. Antes desta reestruturação as resoluções do CONASP não tinham:
Estimulavam a modernização de estruturas organizacionais das polícias civil e militar dos Estados e Distrito Federal.
A promoção de intercâmbio de experiência.
Diretrizes, elaborar normas e articular a coordenação da Política Nacional de Segurança Pública.
Não tinham força normativa.
Como desenvolver estudos e ações visando a aumentar a eficiência dos serviços policiais.
Explicação:
Com a análise destas informações é possível afirmar que o CONASP se originou do mesmo movimento que engendrou as demais políticas públicas depois da aprovação da Constituição de 1988, mas, diferentemente dos Conselhos de outras áreas, ele possuía atribuições meramente técnicas, sem uma composição multissetorial, não contando com a participação de representantes da sociedade civil e dos trabalhadores da área. Então, a Segurança Pública, muito diferentemente do que ocorreu na maioria das políticas públicas, não avançou logo para um modelo institucional a partir da evolução dos conselhos. Neste campo específico houve a permanência de um padrão pré­constitucional. Até a reestruturação, as resoluções do CONASP não tinham força normativa e, consequentemente, o conselho era apenas um órgão de cooperação técnica, sendo subordinado ao Ministro da Justiça, sem autonomia até para a autoconvocação.
 (
4
a 
Questão
)
Promover o intercâmbio de experiências e a necessária integração entre órgãos de Segurança Pública federal e estaduais é um papel de qual órgão?
CONASP GGI PRONASCI GGIM CONSEG
 (
5
a 
Questão
)
A regulamentação do CONASP pelo Decreto nº 2.169 de 1997, dispunha que o conselho era um órgão colegiado de
 	 entre os entes federados no combate à criminalidade.
Integração Delegação Deliberação Consultoria Cooperação técnica
 (
6
a 
Questão
)
O CONASP tinha em sua composição oito membros. Todos ligados ao setor público. Qual era único representante da sociedade civil no conselho, mesmo sem representação obrigatória?
OAB PRONASCI MPF
MMA
A SENASP
 (
7
a 
Questão
)
É inegável a necessidade de participação da sociedade civil na construção de um projeto sério de Segurança Pública. Em termo de estrutura temos o CONASP, criando em 1989. Das funções elencada abaixo qual não é pertinente a este conselho?
Formular a Política Nacional de Segurança Pública.
Estudar, analisar e sugerir alterações na legislação pertinente.
Promover o intercâmbio de experiências e promover a necessária integração entre órgãos de Segurança Pública federal e estaduais.
 Estimular a modernização de estruturas organizacionais das polícias civil e militar dos Estados e Distrito Federal.
Estabelecer um plano de cargos e salários para os operadores de Segurança Pública.
 (
8
a 
Questão
)
"É um órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça e a sua finalidade é formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da Segurança Pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade e atuar na sua articulação e controle democrático". O presente texto refere­se
ao 	.
Governo Municipal Governo Estadual CONASP
Ministério da Justiça Ministério da Defesa

Continue navegando