Buscar

Gestão de Projetos e Processos -Prova Gabrito I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão de Projetos e Processos (EMD28)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638191) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15487112
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No início do século passado, Taylor já utilizava técnicas e instrumentos para entender e estabelecer controles para melhorar processos de produção fabril na lógica da Adminsitração Científica. Mais recentemente, o Sistema Toyota de Produção, cujo foco estava na Qualidade Total (TQM), trouxe de volta o olhar para a importância dos processos. Atualmente, as organizações voltaram a dar o devido valor aos processos e incorporaram as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - às iniciativas para melhorar e gerir processos, utilizando ferramentas de modelagem e sistematização como o BPMN e o ERP. Resultados e benefícios da modelagem e gestão de processo são reconhecidos pelas empresas e, dentre tantos, podemos citar o aumento da satisfação dos clientes e da produtividade. Na técnica de modelagem Business Process Modeling Notation - BPMN -, utilizamos fluxogramas combinados que auxiliam na visualização, localização e/ou eliminação de processos desnecessários, além de servir como uma documentação para futuras revisões. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: OS QUATRO ELEMENTOS MAIS UTILIZADOS NA MODELAGEM.
	Resposta Esperada:
O BPMN define o diagrama chamado de diagrama de processos de negócio (DPN), que dispõe de diversos elementos básicos que formam o BPMN. No entanto, com apenas quatro elementos básicos, é possível construir modelos bastante expressivos. Os quatro elementos são: atividades, eventos, gateways (símbolos de decisões) e conectores. 
Uma atividade representa trabalho que será executado em um processo de negócio. Os tipos de atividades que ocorrem em um DPN são tarefa, subprocesso e processo. Um processo não é representado por um elemento, mas um grupo de objetos gráficos, como tarefa e subprocessos.
Um evento ocorre durante um processo de negócio, e que afeta o fluxo do processo, tendo normalmente algo que os dispara ou um resultado, que são representados como marcadores no centro do elemento.
São três os tipos de eventos que afetam o fluxo: início, intermediários e fim.
Os gateways são elementos de modelagem utilizados para controlar como a sequência do fluxo interage dentro de um processo ao convergir e divergir, sendo representados pela figura de diamantes. Os marcadores representados em seu centro indicam diferentes tipos de comportamento.
Os conectores, ou a sequência de fluxo, mostram a ordem em que as atividades serão executadas no processo. A mensagem de fluxo é utilizada para mostrar o fluxo de mensagens entre duas entidades que estão preparadas para mandar e receber essas mensagens. Uma associação é utilizada para associar dados, informações e artefatos com objetos de fluxo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando