A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Arquitetura de Software - Avaliação On-Line 5 (AOL 5)

Pré-visualização | Página 1 de 2

21158 . 7 - Arquitetura de Software - 20201.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
1. Pergunta 1
A arquitetura de software corporativa nasceu em meados dos anos 1980 e 1990 para suprir uma necessidade muito forte das empresas e projetos que estavam sendo desenvolvidos. Nesta época, começaram a surgir os primeiros frameworks arquiteturais no mercado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre framework arquitetural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. (  ) O framework criado por Zachman foi o primeiro framework arquitetural publicado e serviu de base para vários outros frameworks.
II. (  ) O DoDAF é um framework criado para o Ministério de Defesa norte-americano e teve como base o framework Zachman.
III. (  ) O framework EAP foi o primeiro framework arquitetural publicado e serviu de base para vários outros frameworks.
IV. (  ) O TOGAF é um framework criado pelo Governo Federal americano e é um dos frameworks mais conhecidos e utilizados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Incorreta
1. 
V, F, V, F.
2. 
F, F, V, V.
3. 
V, F, F, F.
4. 
F, V, F, V.
5. 
V, V, F, F.
2. Pergunta 2
Dentro do contexto de desenvolvimento de software e de projeto arquitetural, alguns requisitos não funcionais podem ser confusos e abstratos, gerando certa dificuldade e complexidade em seu entendimento e na proposta de uma solução.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeto arquitetural, analise os requisitos não funcionais a seguir e associe-os a suas respectivas características:
1)Segurança.
2) Monitoramento.
3) Auditoria.
(  ) Ajuda a garantir a disponibilidade do sistema e a lidar com os cenários inesperados da produção.
(  ) Implementa as medidas apropriadas para rastrear o uso do sistema e os eventos que ocorrem nele.
(  ) Mecanismo integrado abrangente, que conecta assinatura, segurança no nível de inquilino, restrições de uso, restrições de dados, criptografia, privilégios de usuário e nível de função.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
1. 
2, 3, 1.
2. 
1, 3, 2.
3. 
3, 2, 1.
4. 
2, 1, 3.
5. 
3, 1, 2.
3. Pergunta 3
O TOGAF é um framework arquitetural que foi criado pelo Open Group e é um dos frameworks mais utilizados nos projetos de software, atualmente. Para que ele pudesse ter toda esta adesão, uma série de características positivas são providas por este framework.
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre TOGAF, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos benefícios do TOGAF está na melhora considerável no entendimento do negócio ao qual a solução pertence.
II. Um benefício inerente de se utilizar o TOGAF em um projeto é a capacidade de expor de forma mais clara os custos, benefícios e riscos do projeto.
III. Um benefício inerente da utilização do TOGAF é a oportunidade de desenvolver componentes de software específicos e customizados para a solução proposta.
IV. Um benefício de se utilizar o TOGAF é a capacidade de tornar o negócio mais dinâmico e ágil, aumentando a capacidade de absorção das mudanças. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
1. 
III e IV.
2. 
I e III.
3. 
II e IV.
4. 
I, II e III.
5. 
I, II e IV.
4. Pergunta 4
Os requisitos não funcionais discutidos nos padrões de projeto são explicitamente representados, o que permite analisar e referenciar o papel que desempenham na estrutura de argumentação dos padrões de projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeto arquitetural, pode-se afirmar que o trecho apresentado faz referência, na análise da relação entre NFRs e design patterns, ao objetivo de:
Correta
1. 
representar os requisitos como objetivos de design.
2. 
prover uma estrutura para caracterizar cada padrão.
3. 
dar suporte sistemático para os padrões durante o design.
4. 
clarear o papel dos requisitos não funcionais nos padrões de desenho.
5. 
dar suporte à engenharia futura e rastreabilidade.
5. Pergunta 5
O FEAF apresenta quatro pilares importantes para suportar a sua estrutura e que, além disso, promovem a organização e a estruturação do framework, a fim de que ele possa ser aplicado corretamente em um projeto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise os pilares a seguir e associe-os a seus respectivos conceitos:
1) Service Delivery.
2) Functional Integration.
3) Resource Optimization.
4) Authoritative Reference.
(  ) Significa interoperabilidade entre programas, sistemas e serviços, o que requer metacontexto e padrões para ser bem-sucedido.
(  ) Fornece uma visão integrada e consistente de objetivos estratégicos, missão e serviços de suporte, dados e tecnologias de capacitação em toda a organização, incluindo programas, serviços e sistemas.
(  ) Como custodiantes de fundos públicos, as organizações do setor federal têm a responsabilidade especial de otimizar o uso de recursos.
(  ) São ativados por meio de uma estratégia de serviços compartilhados de TI e várias tecnologias relacionadas a informações incorporadas.
Agora assinale a alternativa correta:
Correta
1. 
2, 4, 1, 3.
2. 
3, 1, 4, 2.
3. 
2, 4, 3, 1.
4. 
1, 3, 2, 4.
5. 
4, 2, 1, 3.
6. Pergunta 6
Dentro da estrutura do FEAF, além dos domínios sub arquiteturais, outros fatores são importantes para definir a estrutura deste framework arquitetural. Neste contexto, o FEAF possui quatro pilares importantes que são a base deste framework.
Considerando essas informações e de acordo com o conteúdo estudado sobre framework arquitetural, analise as afirmativas a seguir.
I. O Service Delivery é um dos primeiros pilares que suportam o framework arquitetural FEAF.
II. A Functional Specification faz parte dos pilares que definem o framework arquitetural FEAF.
III. O Resource Optimization é um pilar importante do FEAF, pois sua função é realizar a otimização do uso de recursos.
IV. A Authoritative Reference é um dos pilares do DoDAF e da FEAF.
Está correto o que se afirma em:
Correta
1. 
II, III e IV.
2. 
I, II e III.
3. 
II e IV.
4. 
I e IV.
5. 
I e III.
7. Pergunta 7
Dentro de um contexto de desenvolvimento de uma aplicação, temos caminhos críticos definidores para o sucesso de uma determinada solução de software. A capacidade que um sistema tem de permitir a sua evolução de forma simples e transparente reflete um dos requisitos não funcionais mais importantes no conjunto de NFRs de um sistema.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeto arquitetural, pode-se afirmar que o requisito não funcional mencionado no trecho é o de extensibilidade, porque:
Correta
1. 
o sistema deve ter a capacidade de se adaptar a qualquer alteração que o cliente deseje implementar, sem restrições.
2. 
o sistema deve suportar grandes modificações, inclusive estruturais, de forma transparente e rápida.
3. 
a solução deve disponibilizar meios de se codificar as extensões que se deseja implementar diretamente pelo cliente.
4. 
a solução deve permitir a modificação, ou extensão da solução, suportando pequenas alterações que ajudarão o aplicativo a se adequar aos detalhes de nível prático.
5. 
o sistema deve ser restrito a alterações e modificações, garantindo a sua integridade e sua estrutura fixa.
8. Pergunta 8
Cada vez mais vemos os softwares necessitarem de formas ainda mais sofisticadas de se visualizar e acompanhar as alterações, erros e informações que são produzidos, de forma que se possa entender o comportamento e tomar decisões baseadas nestas informações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeto arquitetural, analise as afirmativas a seguir:
I. A auditoria é um requisito não funcional que visa rastrear o uso do sistema e os eventos que ocorrem nele.
II. A auditoria é um requisito não funcional que permite o aprimoramento da segurança de uma aplicação.
III. O monitoramento é um requisito não funcional que está associado à capacidade de acompanhar, de forma constante, o comportamento do software, além de ter a capacidade de lidar com cenários inesperados e aumentar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.