Buscar

Explicar as principais premissas do método existencialista de Sartre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explicar as principais premissas do método existencialista de Sartre
A o método biográfico onde a ideias é que, o sujeito seja compreendido em vários contextos, se construindo ele se faz e ele é feito por sua história. Então entender o contexto do sujeito é a melhor forma de ajudá-lo no processo de ação (angustia).
Projetos empíricos onde o acaso não existe, o que existe é a existência, escolhas por própria decisão; o homem existe e forma sua consciência e sua essência através da intencionalidade consciente. Fazer com que o sujeito entenda que o que ele vive é concreto, e o que não viveu é dialético. 
A existência nesse caso precede da essência, existe coisas antes da sua existência, você é produto e produtor do meio em que está.
A liberdade é angustiante, trazendo consigo escolhas e responsabilidades, ela te leva a assumir todas essas escolhas feita por você mesmo. Portanto é importante a análise do micro contexto e a relação do sujeito neste, afim de mediar as ações para menor impactar a vida do sujeito, pois o poder de escolha é incomodo.
O processo terapêutico é espiral, progressivo e regressivo; pois você desenvolve, mas encontra ainda pontos que terão que ser compreendidos mesmo que já tenha passado por eles em outra situação, isso o fará sempre revisar algo em sua vida; não a ponto final.

Continue navegando