Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1.
		É possível dizer que toda sociedade é etnocêntrica, isto é, acredita que ela própria é o centro do mundo e olha para os outros grupos humanos somente a partir de seus próprios valores. (MELLO, 2013, p. 42). Partindo dessa reflexão, marque o item que se refere à postura relativizadora.
	
	
	
	a) A cozinha do Programa global, de Ana Maria Braga, é uma das mais modernas e eficientes que já existiu em todos os tempos.
	
	
	A naturalização de determinadas condutas e padrões e sua classificação como normais e aceitáveis, é o esperado do processo de socialização; portanto, este é um processo de comportamentos normais.
	
	
	Em nosso cotidiano escolar falar em descobrimento do Brasil é um comportamento bastante natural.
	
	
	Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada.
	
	
	O mito das três raças ou o mito da democracia racial brasileira confirma o compromisso multicultural associado à sua formação histórica e original.
	
Explicação:
Relativismo cultural significa uma atitude positiva, valorativa, pretensão de entender honestamente, o exótico, o distante, o diferente, o ¿outro¿, a alteridade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		"Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura"; "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas"; "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica"; "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
	
	
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
	
	
	Não gosto de música sertaneja e de pagode.
	
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	
	Os heterossexuais possuem uma padrão moral superior aos gays, pois podem constituir famíla.
	
	
	Acredito fervorosamente em minha religião.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No carnaval de 2019, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela homenageou, em seu enredo, a cantora Clara Nunes, que foi apresentada como símbolo de uma brasilidade construída nos primeiros anos de vida por meio da sua socialização no interior de Minas Gerais, região de grande diversidade cultural,  e consolidade com sua inserção no mundo religioso e musical de Oswaldo Cruz e Madureira, de onde se origina a maior campeã do carnaval carioca. Esse argumento, da carnavalesca Rosa Magalhães, era reforçado pela reprodução, na primeira alegoria da escola, do quadro Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral, que faz referência à brasilidade a partir dos tipos humanso por ela encontrados na festa momesca de 1924.  Em relação ao conceito de brasilidade, à luz da teoria antropológica contemporânea, pode-se afirma que se trata de construção de uma:
	
	
	
	Identidade cultural
	
	
	Identidade biológica
	
	
	Identidade étnica
	
	
	Identidade nacional
	
	
	Identidade regional
	
Explicação:
A brasilidade seria uma identidade cultural baseada na reunião de traços comuns entre os diferentes indivíduos e grupos étnicos que formam a sociedade brasileira.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Incapacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu nem reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, nem como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos. Tal incapacidade está expressa no (a):
	
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Cientificismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Organicismo
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		¿Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura¿. ¿Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas¿. ¿A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também são etnocêntricos¿. ¿Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo¿. Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
	
	
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	
	A raça ariana é superior.
	
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
	
	
	Não gosto de música sertaneja.
	
	
	Acredito em minha religião.
	
Explicação:
Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, que não têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O etnocentrismo é um dos conceitos mais importantes no debate antropológico. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define o etnocentrismo.
	
	
	
	Chamamos uma postura de etnocêntrica quando a alteridade cultural é medida como ¿melhor¿ ou ¿pior¿ de acordo com os padrões culturais do observador.
	
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas durkheimianas.
	
	
	O etnocentrismo consiste em um comportamento antropológico comprometido com o reconhecimento respeitoso à alteridade cultural.
	
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas marxistas.
	
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas weberianas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra. (GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. ) Considerando-se as ideias pressupostas, o texto:
	
	
	
	indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
	
	
	afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, e que tal sistema protege e favorece o respeito às diferenças socioculturais
	
	
	reforça a necessidade da separação entre aas culturas, como modo de proteção das identidades culturais
	
	
	critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
	
	
	nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais
	
Explicação:
A diversidade cultural é defendida na frase "Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível", enquanto que a identidade cultural é afirmada na frase "Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra".
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As posturas abaixo são condizentes com a denominação de etnocentrismo, exceto:
	
	
	
	Os costumes são naturalizados e acha-se o do outro ¿diferente¿.
	
	
	Pensamento de que os próprios hábitos e forma de ver o mundo devem ser os mesmos para todos.Geralmente se estabelece a cultura vivenciada como o padrão, a norma
	
	
	Tudo o que é diferente é concebido como estranho, e até mesmo errado.
	
	
	Diz respeito a adotar uma cultura, mesmo que muito distante, que ache interessante a ser seguida.

Continue navegando