Buscar

Previsão de Demanda e Gestão de Estoques

Prévia do material em texto

AV1 - PREVISÃO DE DEMANDA E FORMAÇÃO DE PREÇOS - MOREIRA CAMPOS
· Qual foi o objetivo deste estudo de caso?
O estudo de caso tem como objetivo melhorar o desempenho do processo de gestão de estoques através da previsão de demanda. Fundamentada pela literatura e com sucesso do estudo de caso, é possível afirmar que o objetivo foi alcançado. O objetivo principal da presente pesquisa é propor uma forma de melhorar o desempenho do processo de gestão de estoques em uma indústria metalúrgica por meio da aplicação da suavização exponencial para a previsão de demanda. Para isso, tal método baseia-se na análise de séries temporais de uma família específica de produtos.
· O que são séries temporais e qual a definição de seus componentes?
Uma serie temporal pode ser descrita como uma sequência de valores que descrevem fenômenos ao longo do tempo, podendo ser representada matematicamente. Seus componentes são: Tendência, Sazonal, Cíclico e Aleatório.
Tendência: Persistente por determinado período, com padrão de crescimento ou queda da série.
Sazonal: Eventos periódicos que ocorrem a cada período de doze meses de ano para ano.
Cíclico: É um movimento de quatro fases: o pico – representa prosperidade, indo para a contração, depois para depressão e voltando para uma expansão.
Aleatório: São efeitos residuais das séries temporais; são os resíduos após os componentes de tendência, ciclo e sazonalidade terem sido removidos.
· Quais a importância da previsão de demanda para a gestão de estoques?
A base comum a todo planejamento de empresas, é a previsão de demanda. Uma vez que se sabe a demanda futura, é possível melhor gerenciar a relação entre entrada e saída de materiais. Sendo assim, melhor poderá ser planejado e gerenciado os estoques com base nas previsões de demandas assertivas.
· A quais conclusões chegou à análise de resultados desse estudo de caso?
Estoques são recursos de alto valor econômico necessário para responder as incertezas do mercado. Seu gerenciamento traz impacto direto no capital de giro das organizações, por isso se bem gerenciado pode ser uma ferramenta para melhorar a competitividade. O estudo de caso demonstrou a relação que através da aplicação do método de Holt-Winter ou suavização exponencial dupla, foi possível obter redução de estoques e com isso reduzir seus custos consequentemente.

Continue navegando