Buscar

DESAFIO COLABORATIVO DE HISTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE UNAMA
ALUNA: LAISE GOMES DOS REIS
MATRICULA: 26160507
CURSO: FARMACIA
ATIVIDADE: DESAFIO COLABORATIVO DE HISTOLOGIA
CLASSIFIQUE AS EXOCRINAS DE ACORDO COM A MORFOLOGIA DA PORÇÃO SECRETORA E EXEMPLIFIQUE.
As glândulas exócrinas e sua classificação
Os tecidos do epitélio destacam-se por sua capacidade de secreção além do seu papel no revestimento do corpo. O epitélio que representa a função secretora é denominada glândulas e responsável pela produção de substancia e também fundamental para o funcionamento do nosso organismo.
Uma glândula pode ser formada por uma única célula isolada, denominada de unicelular. Ou apresenta várias células caliciforme que e parecido com um cálice pela sua capacidade de secretar muco nas vias respiratórias e gastrointestinal.
As glândulas exócrinas secretam seus produtos para a superfície do corpo ou alguma cavidade são exemplos de glândulas exócrinas, glândulas sudoríparas, lacrimais, mamarias, e sebáceas e salivares.
As glândulas que não possuem uma conexão através de duto com a superfície epitelial recebem o nome de gandulas endócrinas e secretam o seu conteúdo na corrente sanguínea com a hipoficie, as glândulas da tireoide, paratireoide, e adrenais existem também, as glândulas mistas, que são encontradas no pâncreas, que possuem porções secretoras exócrinas e endócrinas.
As glândulas ainda podem ser classificadas segundo sua morfologia da porção secretora pela maneira com a secreção é eliminada em merocrinas, holocrinas e apócrinas. Exemplos de glândulas exócrinas que são salivares, mamarias, lacrimais, sebáceas, sudoríparas são encontradas no pâncreas, por exemplo eliminam a secreção armazenada através de exocitose sem perda de material citoplasmático.
Já as células holócrinas a secreção é eliminada justamente com todo seu conteúdo celular, durante este processo ocorre a destruição total da célula este tipo de celular é encontrado nas glândulas sebáceas.
Já as glândulas apócrinas são glândulas intermediarias, ou seja, durante o processo de secreção, a parte apical do citoplasma é perdida, este tipo celular é encontrado nas glândulas mamarias.
 Morfologia das glândulas exócrinas: com base na morfologia da porção secretora as glândulas exócrinas, podem ser classificadas em: Tubulosas ou tubular apresenta porção secretora em formas de tubos.
Acenosas ou alveolares: apresenta a parte secretora em formato mais arredondados em forma de cachos de uvas.
Compostas túbulo-Acinosa: elas apresentam uma porção secretora com características tanto glândula tubulares como das Acinosas.
Gandulas endócrinas
As glândulas endócrinas são glândulas que eliminam sua secreção diretamente na corrente sanguínea e, diferente das glândulas exócrinas, e não possuem ducto glandular. Pois seu grande processo e o produto dessas glândulas é denominado de hormônios e o conjunto dessas glândulas forma o sistema endócrino.
Suas classificações endócrinas em cordonais e vesiculares no tipo cordonal as estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular as células formam vesículas preenchidas por secreção. Exemplo de glândulas endócrinas, são a tireoide, a hipófise, paratireoides, a adrenal, entre outros.
Além desses exemplos temos também o pâncreas que e uma glândula endócrina que recebem a dominação de glândulas mistas.
Suas classificações quanto a ramificação do ducto: glândulas simples que possuem um ducto secretor não ramificado exemplos glândulas de Lieberkuhm, encontradas no duodeno, e no jejuno e íleo, intestino grosso, glândulas sudoríparas, e pele.
As glândulas compostas possuem um sistema de ducto ramificados com conexão de várias unidades secretoras com um ducto exemplos glândulas mamárias, brunner, duodeno.
A conclusão em relação a todos os conceitos das glândulas merócrinas. Entretanto em muitas livros aquele conceito ainda pode ser encontrado exemplos glândulas sudoríparas de certas parte do corpo as glândulas podem ser classificadas quanto ao local de eliminação das secreções, ao modo de eliminação das secreções, ao número de células e a forma de glândulas.
Referências bibliográficas
Brasil Escola- Biologia
Atlas Eletrônico de Histologia-
Histologia básica I L.C. Junqueira e José carneiro-{12.ed}
www.infoescola.com/ histologia/ tecido- epitelial-glândulas
Biologia.ifsc.usp.br/bio1 apostila/bio1-parte-03pdf data:20/05/2019

Continue navegando